Licenciatura em Geografia - DCH5
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Navegando Licenciatura em Geografia - DCH5 por Orientador "Souza, Hanilton Ribeiro de"
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- ItemAqui passa um rio? memórias dos moradores do bairro Santa Madalena sobre o rio Sururu –Santo Antônio de Jesus/BA.(Universidade do Estado da Bahia, 2021) Santos, Lorena Sena dos; Souza, Hanilton Ribeiro de; Souza, Patrícia Pires Queiroz; Pires, Claudia Moreira de sousaO respectivo trabalho consiste na análise sobre a importância que o Rio Sururu tinha/tem na vida dos moradores do bairro Santa Madalena, em Santo Antônio de Jesus/BA, que, na atualidade, passa por um processo de poluição e assoreamento. O objetivo central deste trabalho é analisar, através das narrativas dos moradores do referido bairro, as memórias, percepções e relações mantidas com o Rio Sururu ao longo dos anos. No mais, ressalta-se que o problema visa discutir como os moradores do bairro Santa Madalena, se inter-relacionam com o Rio Sururu para a construção do sentimento de identidade e a noção de lugar? Metodologicamente, o trabalho tem cunho qualitativo, fundamentado na Geografia Humanística e na abordagem (auto)biográfica. Como procedimentos metodológicos, utilizou-se das narrativas (auto)biográficas, possibilitando a compreensão de como se deu essa importância ao Rio Sururu e como as famílias do Bairro Santa Madalena construíram suas vidas – e sua identidade -, às “margens” dessa riqueza natural. Por fim, ao se analisar a relação dos moradores do bairro Santa Madalena com o Rio Sururu, nota-se certo sentimento de perda por parte dos mesmos, pois, atualmente, o Rio Sururu tem as suas águas muitas vezes confundidas com o córrego de esgoto.
- ItemDiversas linguagens e outras geografias: práticas pedagógicas na Escola Municipal Luís Eduardo Magalhães – SAJ/BA.(Universidade do Estado da Bahia, 2021-06-30) Jesus, Luciano dos Santos de; Souza, Hanilton Ribeiro de; Santos, Moacyr Velame Branco dos; Pinheiro, Josemare Pereira dos SantosEsta pesquisa propõe discussões a respeito das diferentes linguagens no ensino de Geografia nos anos finais do Ensino Fundamental, em uma escola pública. Ela tem como objetivo principal analisar o uso das diferentes linguagens nas aulas de Geografia da Escola Municipal Luís Eduardo Maron Magalhães (ELEMM) – SAJ/BA, e suas implicações na produção do saber geográfico e na leitura de mundo pelos alunos. Destaca-se que o uso de “métodos tradicionais”, na maioria das vezes, mostra-se ineficaz na sala de aula, uma vez que pode dificultar a interação entre o aluno e professor, resultando em aulas chatas e cansativas, tanto para os discentes quanto para os docentes. Assim, diante disso surge o nosso questionamento: Quais as linguagens trabalhadas nas aulas de Geografia pelos professores, na ELEMM/SAJ/BA, podem despertar novas leituras de mundo? É perceptível que existem buscas por meios que potencializem o ensino e a aprendizagem, de forma que a Geografia seja concebida e entendia pelos discentes com a reflexão de sua real importância. Por meio desta pesquisa, espera-se contribuir para a compreensão de alguns problemas enfrentados em sala de aula, dando enfoque às possibilidades de tornar as aulas de Geografia mais atrativas. Para atingir aos objetivos propostos, foram adotados como procedimentos: levantamento bibliográfico a respeito do ensino, das diversas linguagens e da trajetória da Geografia, com os autores: KAERCHER (2003), CHIOFI (2014), MELO; VLACH; SAMPAIO (2012), FREITAS (2014), CORREA (1997) e CASTROGIOVANNI (2011), dentre outros. Para conhecer a realidade proposta e aprofundar discussões, foi realizada uma pesquisa de campo, com aplicação de entrevista aos professores e grupo focal com os alunos da referida escola, que demonstraram algumas decepções, angústias, insatisfações com a realidade vivida ao longo da caminhada, bem como, indicações de como gostariam que fosse o ensino de Geografia, a fim de possibilitar seu reencanto e revelar sua relevância socioespacial.
- Item“Eu quero ir pra rua, tomar a rua!”: a (re)apropriação dos espaços públicos de Santo Antonio de Jesus/BA pelos coletivos artísticos.(Universidade do Estado da Bahia, 2016) Vieira, Rafael Luiz de Albuquerque; Souza, Hanilton Ribeiro de; Souza, Patrícia Pires Queiroz; Kustner, Rocio CastroO trabalho retrata a dinâmica de apropriação dos espaços públicos por determinados coletivos artísticos da cidade de Santo Antônio de Jesus/BA, destacando a importância destes espaços, (re)apropriados através da arte, para o fortalecimento da cultura local e cidadania. Assim, o objetivo deste trabalho, é a discussão sobre como os coletivos artísticoculturais se organizam e atuam para a (re)apropriação dos espaços públicos, especialmente da Praça Renato Machado, na referida cidade. Além disso, busca-se também descrever as atividades artísticas e culturais desenvolvidas nos espaços públicos da cidade, identificando as origens, influências e abordagens dos principais grupos para suas intervenções urbanas/artísticas para (re)apropriação dos espaços públicos. Diante disso, busca-se também conhecer melhor tais coletivos, identificando as relações que mantém entre as práticas de intervenção e a participação social e política no espaço público, além de perceber a concepção de participação social e política dos seus membros. Em relação à metodologia, destaca-se que utilizamos a abordagem (auto)biográfica, com destaque para as narrativas dos membros dos coletivos. Assim, fizemos uso dos seguintes instrumentos de recolha de dados: observação in loco e entrevistas narrativas. Por fim, tal trabalho considera que a permanência das práticas artísticas coletivas nas praças da cidade é essencial para assegurar o direito da expressão da cultura e da cidadania local, contribuindo, dessa forma, para que as pessoas, principalmente a juventude local, possa pensar o modelo de cidade que desejam construir e viver.
- ItemLuz, câmera, reflexão! geografando o mundo a partir do cinema(Universidade do Estado da Bahia, 2024-09-20) Santos, Matheus Eduardo de Jesus; Souza, Hanilton Ribeiro de; Souza, Luciana Cristina Teixeira de; Souza, Patrícia Pires QueirozO trabalho monográfico, intitulado: Luz, Câmera, Reflexão - geografando o mundo a partir do cinema -, busca discutir como a utilização de filmes e documentários no ensino de Geografia, pode contribuir e desenvolver nos/as alunos/as um olhar mais reflexivo e crítico de sua realidade-mundo. Assim, esta pesquisa tem sua a relevância no âmbito escolar e acadêmico, pois a educação tem o papel primordial em formar futuros cidadãos/ãs, e a Geografia tem um papel importante neste sentido. Sendo assim, esta pesquisa utiliza, como recurso metodológico, questionários, que foram a principal ferramenta para obter os dados que subsidiam este trabalho. Destacamos, também, os teóricos que discutem esta temática, que foram imprescindíveis, tendo em vista as contribuições teóricas e metodológicas para uma educação mais reflexiva e dinâmica. Por fim, os resultados obtidos com essa investigação deixam evidente que o ensino tradicional ainda se faz presente em muitas salas de aula, apesar dos avanços e mudanças dos últimos anos, tornando, assim, as aulas sem contextualização e significação para grande parte dos alunos. Por outro lado, a pesquisa também descreve novos horizontes, com perspectivas promissoras, fundamentadas na sétima arte (filmes e documentários) para um ensino mais dinâmico, lúdico, (re)significado e cativante da Geografia, não somente para o/a professor/a, mas também para os/as alunos/as da educação básica.
- ItemNarrando a geografia do meu lugar – cartografias pessoais para desvelar e apreender as (geo)grafias de Dom Macedo Costa/Ba.(Universidade do Estado da Bahia, 2023) Reis, Marcos Paulo de Almeida; Souza, Hanilton Ribeiro de; Souza, Luciana Cristina Teixeira de; Souza, Patrícia Pires QueirozO presente Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), do curso de Licenciatura Plena em Geografia, do Departamento de Ciências Humanas – DCH Campus V, da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), objetivou apreender as cartografias particulares dos moradores/as de Dom Macedo Costa/BA, a fim de revelar as geografias do lugar, refletindo as inter-relações, vivências e experiências construídas neste espaço. A pesquisa se justifica ao passo que pesquisar lugar é, também, investigar como esse conceito geográfico constitui os sujeitos e como estes apreendem e constroem os mesmos. Logo, as cartografias podem, consequentemente, servir para construir um novo caminho para uma Geografia mais humana e tangível. Os procedimentos metodológicos utilizados para produção do trabalho foram: pesquisa bibliográfica com teóricos que discutem a temática abordada, juntamente com a realização de entrevistas narrativas, apoiadas na abordagem (auto)biográficas. Este método é muito expressivo para pesquisa geográfica, pois foram obtidos resultados que desvelam que as cartografias pessoais trazem consigo símbolos, sentimentos, ações, personagens que são construídos e constroem o espaço vivido, tais como, união dos indivíduos, saúde, educação, mercado de trabalho, segurança, poluição e degradação da natureza. A relevância das informações contidas nas narrativas que desvelam as geografias do lugar, está justamente em propiciar uma escuta e olhar sensíveis para àqueles que (re)constroem cotidianamente o espaço vivido. Dessa forma, a pesquisa apontou que as cartografias pessoais são permeadas pelas geografias que não constam na Geografia oficial, mas constituem o lugar e seus habitantes, e devem ser valorizadas, tanto no cotidiano da cidade, quanto nas escolas do município.