Possibilidades para construção da oralidade com crianças na educação infantil: uma pesquisa pedagógica, no contexto do instagram
Data
Autores
Orientador
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo
Discutimos como temática, “possibilidades para a construção da oralidade com crianças na educação infantil: uma pesquisa pedagógica, no contexto do Instagram 2”. Parte-se da seguinte questão: quais ideias, compartilhadas, na rede social Instagram, com potencial para uso pedagógico, podem contribuir com a construção da oralidade com crianças na educação infantil? O estudo se justificou, pela relevância da oralidade na Infância, e, pelo potencial pedagógico do Instagram como recurso educativo. Tendo como objetivo geral, analisar ideias lúdicas veiculadas ao Instagram, como meio potencial para construção da oralidade pela criança nos contextos da educação infantil. E, objetivos específicos, identificar na rede social Instagram, ideias lúdicas, com potencial pedagógico, para construção da oralidade pelas crianças da educação infantil; descrever as ideias encontradas na rede social com potencial pedagógico e apontar perspectivas didáticas, para o uso das ideias lúdicas encontradas. Para a construção dos fundamentos teóricos dialogando-se com: o sociointeracionismo de Vygotsky e autores como: Rego (1996), Romero (1995), (Marcuschi (2001) Freire (1987) além de documentos oficiais que regem a educação brasileira. A pesquisa possui abordagem qualitativa de caráter exploratório tendo como colaboradores perfis públicos do Instagram. Espera-se com o projeto, contribuir para o fortalecimento de práticas pedagógicas voltadas ao desenvolvimento da oralidade e o uso educativo do Instagram.