Licenciatura em Pedagogia - DEDC11

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    Possibilidades para construção da oralidade com crianças na educação infantil: uma pesquisa pedagógica, no contexto do instagram
    (Universidade do Estado da Bahia, 2025-07-28) Mota, Larissa das Chagas; Cardoso, Jusceli Maria Oliveira de Carvalho; Passos, Miriam Barreto de Almeida; Ovídio, Madryracy Ferreira Coutinho Medeiros
    Discutimos como temática, “possibilidades para a construção da oralidade com crianças na educação infantil: uma pesquisa pedagógica, no contexto do Instagram 2”. Parte-se da seguinte questão: quais ideias, compartilhadas, na rede social Instagram, com potencial para uso pedagógico, podem contribuir com a construção da oralidade com crianças na educação infantil? O estudo se justificou, pela relevância da oralidade na Infância, e, pelo potencial pedagógico do Instagram como recurso educativo. Tendo como objetivo geral, analisar ideias lúdicas veiculadas ao Instagram, como meio potencial para construção da oralidade pela criança nos contextos da educação infantil. E, objetivos específicos, identificar na rede social Instagram, ideias lúdicas, com potencial pedagógico, para construção da oralidade pelas crianças da educação infantil; descrever as ideias encontradas na rede social com potencial pedagógico e apontar perspectivas didáticas, para o uso das ideias lúdicas encontradas. Para a construção dos fundamentos teóricos dialogando-se com: o sociointeracionismo de Vygotsky e autores como: Rego (1996), Romero (1995), (Marcuschi (2001) Freire (1987) além de documentos oficiais que regem a educação brasileira. A pesquisa possui abordagem qualitativa de caráter exploratório tendo como colaboradores perfis públicos do Instagram. Espera-se com o projeto, contribuir para o fortalecimento de práticas pedagógicas voltadas ao desenvolvimento da oralidade e o uso educativo do Instagram.
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    Contribuições do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) para a formação inicial do/a pedagogo/a: tessituras evidenciadas pelo estado do conhecimento
    (Universidade do Estado da Bahia, 2025-07-15) Santos, Jorge Antônio da Cruz; Pereira, Glauce Maciel Barbosa; Cardoso, Jusceli Maria Oliveira de Carvalho; Alves, Elivânia Reis de Andrade
    Esta pesquisa apresenta reflexões sobre a etapa inicial da formação docente em Pedagogia, com ênfase nas contribuições do PIBID para a iniciação à docência. Nesse contexto, discute-se o processo de qualificação dos futuros professores e propõe-se a seguinte pergunta de pesquisa: como o PIBID tem contribuído para a articulação entre teorias e práticas voltadas à formação inicial dos pedagogos, segundo pesquisas recentes disponíveis no Portal de Periódicos da CAPES? O objetivo geral é analisar o impacto do PIBID na formação inicial dos pedagogos com base na revisão e síntese do estado do conhecimento presente em publicações acadêmicas da área, entre os anos de 2020 e 2024. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa de caráter bibliográfico, do tipo estado do conhecimento, voltada a mapear e refletir sobre a produção acadêmica relacionada ao tema. A fundamentação teórica baseia-se nos pressupostos de Pimenta (1996), Nóvoa (2019), Silva (2019), Brasil (2024), entre outros. Os resultados indicam que a experiência proporcionada pelo programa fortalece a práxis docente, ao favorecer uma compreensão mais ampla da relação entre teoria e prática em diferentes contextos formativos. Conclui-se que o PIBID contribui de forma significativa para a construção da identidade profissional docente de maneira contextualizada.
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    A importância do ato de conhecer: evidenciando a relevância do Sistema de Bibliotecas da UNEB (SISB) para a comunidade acadêmica da UNEB Campus XI
    (0023-12-08) Bispo, Janiele Damasceno; Jesus, Daise Ribeiro de; Jesus, Alex Santiago
    A leitura é algo que está presente nas nossas vidas há tempos. É uma atividade prazerosa que nos proporciona viajar sem tirar os pés do chão, além de nos alimentar com o conhecimento científico e cultural. Ler um livro significa estar em contato com “outros mundos”. Porém, alguns universitários não Foi a partir dessa concepção que pensamos: o que pode ser feito para promover o conhecimento dos estudantes universitários sobre o Sistema de Bibliotecas da UNEB e para a aproximação destes com o acervo da Biblioteca Paulo Freire? Este é um desafio colocado para todos nós, e visando contribuir com este cenário, o presente material foi desenvolvido. Somos estudantes do curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade do Estado da Bahia – UNEB, Campus XI/Serrinha-BA e, a partir do Plano de Ação desenvolvido em parceria com a Biblioteca Paulo Freire – Campus XI, sob orientação do Prof. Me. Edson Barreto Lima, elaboramos essa cartilha informativa com o objetivo de compartilhar com vocês informações relevantes sobre o Sistema de Bibliotecas da Universidade do Estado da Bahia – o SISB.