A inclusão de crianças com TEA na educação: análise de barreiras e facilitadores, uma pesquisa realizada através do portal da CAPES

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Data
2025-07-31
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Universidade do Estado da Bahia
Resumo

A inclusão de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) nas escolas brasileiras enfrenta desafios significativos, apesar das diretrizes legais que garantem o direito à educação inclusiva. Entre as principais barreiras estão a falta de formação específica dos professores, dificuldades atitudinais e limitações estruturais. A ausência de preparo pedagógico adequado pode gerar resistência à inclusão e prejudicar a aceitação dos alunos autistas, comprometendo o processo educativo. O objetivo desta pesquisa é analisar as barreiras enfrentadas pelos professores na inclusão de crianças com TEA e explorar práticas pedagógicas eficazes. Esta pesquisa adota uma abordagem qualitativa, utilizando revisão sistemática e análise documental, para investigar as dificuldades enfrentadas por professores mediadores e o papel do suporte pedagógico. A análise de conteúdo permitiu identificar padrões e práticas inclusivas que podem ser aprimoradas. O estudo busca contribuir para o avanço de políticas públicas e estratégias educacionais mais inclusivas, promovendo um ambiente escolar que respeite e valorize a diversidade.


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MATOS, Samarina Luzia Magalhães. A inclusão de crianças com TEA na educação: análise de barreiras e facilitadores, uma pesquisa realizada através do portal da CAPES. Orientadora: Edna Souza Moreira. 2025. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Universidade do Estado da Bahia, Bom Jesus da Lapa, BA, 2025.
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