Licenciatura em Pedagogia - DCHT17

Navegar

Submissões Recentes

Agora exibindo 1 - 5 de 17
  • Item
    A presença da Educação Ambiental nos livros didáticos de ciências dos anos iniciais do ensino fundamental.
    (Universidade do Estado da Bahia - Campus XVII, 2025-01-11) Castro, Samara Mendes Toledo; Aguiar, Maria Célia Santana; Moreira, Edna souza; Oliveira, Maria Ercília
    A presente monografia analisa como a Educação Ambiental está presente nos livros didáticos de Ciências dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Ao longo do estudo, apresentam-se reflexões sobre a Educação Ambiental bem como as macrotendências político pedagógicas que vêm permeando a Educação Ambiental brasileira bem como as hegemonias. Este estudo se pautou em uma abordagem qualitativa, utilizando-se da pesquisa bibliográfica e documental, com análise feita por triangulação, tendo como instrumentos de produção de dados o Plano Nacional do Livro Didático-PNLD e o livro didático de Ciências do Ensino Fundamental do 1º ao 5º ano da coleção A conquista – Ciências – Ensino Fundamental – Anos Iniciais de Geslie Coelho Carvalho da Cruz, adotado pela rede municipal de ensino das escolas públicas de Bom Jesus da Lapa – BA. A Educação Ambiental é contemplada na coleção analisada, com temas diversos como Animais em extinção, Resíduos sólidos urbanos e a política dos 3R’s: reduzir, reutilizar e reciclar; Impactos Ambientais e preservação dos ecossistemas naturais. Percebe-se nos temas e atividades, um misto de todas as macrotendências político pedagógicas da EA: conservacionista, pragmática e crítica, com uma predominância da macrotendência pragmática, o que é reflexo dos documentos oficiais que norteiam a EA no Brasil. As atividades reforçam orientações voltadas para uma EA comportamentalista, mas já se verificam atividades que exploram a inserção do humano nas questões socioambientais, não só como o que degrada, mas que também está inserido e é afetado por tais desequilíbrios, num viés da macrotendência crítica da EA. O livro didático de Ciências da coleção analisada, apresenta uma proposta que tanto auxilia o/a professor/a na formação ambientalmente orientada, visando a construção de sujeitos, participativos, críticos e cidadãos. Palavras-chave: Educação Ambiental; livro didático; Ensino de Ciências; educação.
  • Item
    A inclusão de crianças com TEA na educação: análise de barreiras e facilitadores, uma pesquisa realizada através do portal da CAPES
    (Universidade do Estado da Bahia, 2025-07-31) Matos, Samarina Luzia Magalhães; Moreira, Edna Souza; Ribeiro, Isabel Conceição de Oliveira; Amorim, Gisele Ferreira de
    A inclusão de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) nas escolas brasileiras enfrenta desafios significativos, apesar das diretrizes legais que garantem o direito à educação inclusiva. Entre as principais barreiras estão a falta de formação específica dos professores, dificuldades atitudinais e limitações estruturais. A ausência de preparo pedagógico adequado pode gerar resistência à inclusão e prejudicar a aceitação dos alunos autistas, comprometendo o processo educativo. O objetivo desta pesquisa é analisar as barreiras enfrentadas pelos professores na inclusão de crianças com TEA e explorar práticas pedagógicas eficazes. Esta pesquisa adota uma abordagem qualitativa, utilizando revisão sistemática e análise documental, para investigar as dificuldades enfrentadas por professores mediadores e o papel do suporte pedagógico. A análise de conteúdo permitiu identificar padrões e práticas inclusivas que podem ser aprimoradas. O estudo busca contribuir para o avanço de políticas públicas e estratégias educacionais mais inclusivas, promovendo um ambiente escolar que respeite e valorize a diversidade.
  • Item
    Educação para as relações etnorraciais:revisão sistemática dos trabalhos de conclusão de curso (TCCs) produzidos entre 2013- 2023 no DCHT, Campus XVII de Bom Jesus da Lapa-BA
    (Universidade do Estado da Bahia, 2025-01-16) Lima, Felipe Bueno; Carvalho, Maria das Graças Costa; Silva, Kleide Iraci Marques; Silva, Deysiene Cruz; Moreira, Edna Souza Moreira
    O presente estudo teve como objetivo realizar uma Revisão Sistemática da Literatura (RSL) com foco na sistematização e analise de como os Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs) produzidos entre 2013 a 2023, no Departamento de Ciências Humanas e Tecnologias (DCHT), Campus XVII de Bom Jesus da Lapa – Ba, abordam a educação para as relações étnico-raciais, para isso fundamenta-se no materialismo histórico dialético (MHD) e conta com uma abordagem qualitativa e documental, fundamentada em Minayo (1994, 2000) e Lüdke e André (1986), com foco na análise reflexiva e interpretativa das produções acadêmicas. A coleta de dados seguiu os princípios da revisão sistemática, auxiliada por palavras-chave como "educação étnico-racial", " preconceito racial" e "identidade da criança negra", garantindo o rigor na identificação. Também foram realizadas a leitura exploratória e a análise dos resumos dos TCCs. Para a RSL, foi feito um levantamento de todos os TCCs produzidos, num recorte temporal de 2013 a 2023. As análises dos resumos dos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs) do Departamento de Ciências Humanas e Tecnologias da UNEB, Campus XVII, evidenciou a relevância das discussões sobre educação para as relações etnorraciais, bem como os desafios e as lacunas existentes para a implementação de uma educação verdadeiramente inclusiva e antirracista. As análises revelaram contribuições significativas, como o fortalecimento da identidade de crianças negras, quilombolas e indígenas, e abordagens inovadoras que utilizam práticas culturais, como a capoeira, na luta contra o racismo estrutural. Contudo, os trabalhos também apontaram entraves persistentes, como a insuficiente formação de educadores, a carência de materiais didáticos representativos e a falta de políticas públicas efetivas.
  • Item
    Juvenilização da Educação de Jovens e Adultos: uma revisão sistemática da literatura
    (Universidadedo Estado da Bahia, 2025-07-25) Natividade, Raissa de Araújo; Oliveira, Isaura Francisco de; Silva, Deysiene Cruz; Moreira , Edna Souza
    Este trabalho investiga o fenômeno da juvenilização na Educação de Jovens e Adultos (EJA), compreendido como a crescente presença de estudantes jovens em uma modalidade historicamente voltada para adultos e idosos. O objetivo geral foi analisar teses e dissertações, disponíveis no Banco de Teses da CAPES, que abordam os fatores que contribuem para a inserção precoce de jovens na EJA. Os objetivos específicos incluíram: compreender como os estudos acadêmicos caracterizam o perfil dos estudantes da EJA; identificar os elementos que impulsionam a migração de jovens do ensino regular para essa modalidade; e analisar os sentidos atribuídos à escolarização pelos sujeitos juvenis. A pesquisa foi motivada por uma experiência de extensão universitária em uma escola pública de Bom Jesus da Lapa-BA, onde se observou uma maioria de jovens entre os alunos da EJA. Adotou-se a pesquisa documental, com enfoque qualitativo, centrada na análise de conteúdo de teses e dissertações produzidas entre 2013 e 2023. Constatou-se que a migração desses jovens para a EJA decorre, em grande parte, da defasagem idade-série e do abandono escolar, frequentemente associados à necessidade de ingresso precoce no mercado de trabalho, às responsabilidades familiares e à desmotivação diante do ensino regular. A investigação parte da hipótese de que a juvenilização da EJA resulta tanto de mudanças legais e estruturais quanto das desigualdades sociais que afetam o percurso educacional dos jovens brasileiros. Os resultados apontam a necessidade de repensar práticas pedagógicas e políticas públicas, para que essa modalidade de ensino possa atender às necessidades específicas dessa nova configuração estudantil, promovendo a inclusão desses jovens, que muitas vezes passam despercebidos durante seu processo de escolarização.
  • Item
    Permanência e evasão dos estudantes na educação de jovens e adultos: o que dizem as produções do repositório da Scielo no périodo de 2014 a 2023
    (Universidade do Estado da Bahia, 2025-07-24) Meira, Flávia Lopes, Flávia; Oliveira, Isaura Francisco, Isaura; Oliveira, Isaura Francisco; Moreira, Edna Souza; Guimarães, Luís Geraldo Leão, Isaura, Edna e Luís Geraldo
    A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma modalidade educacional essencial para a inclusão social, pois visa atender pessoas que não tiveram acesso à escolarização na idade regular ou que interromperam seus estudos. Contudo, a evasão escolar é um desafio recorrente, comprometendo a permanência desses estudantes no ambiente educacional. Este estudo tem como objetivo analisar, por meio de produções acadêmicas disponíveis no repositório SciELO, os fatores que influenciam a evasão e a permanência dos alunos na EJA no período de 2014 a 2023. A pesquisa aborda aspectos como as condições socioeconômicas dos estudantes, a eficácia das políticas públicas, as estratégias pedagógicas empregadas e as dificuldades enfrentadas por esses sujeitos. Utiliza-se como metodologia a análise documental e bibliográfica, com base em autores como Freire (1996) e Oliveira (2018), além de um levantamento do estado da arte, realizado a partir de estudos disponíveis no repositório do SciELO. Os resultados incluem a identificação de práticas pedagógicas e políticas educacionais que promovam maior inclusão e equidade, além de contribuir para a reflexão acerca da importância de uma abordagem educacional que considere as particularidades e os desafios dos alunos da EJA. O estudo também busca colaborar para que professores e gestores adotem estratégias que incentivem a continuidade dos estudos, promovendo uma educação mais justa e acessível.