Ensino fundamental e deficiência visual: um olhar sobre os desafios da prática pedagógica

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Data
2025-07-09
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Universidade do Estado da Bahia
Resumo

Este trabalho propõe uma reflexão sobre a inclusão de crianças com deficiência visual nas escolas de ensino regular, sejam elas públicas ou privadas. Como questão de investigação, tem-se como foi realizado o processo de inclusão de uma aluna com deficiência visual no Ensino Fundamental, no período de 2019 a 2021? O objetivo geral é compreender o processo de inclusão de uma criança com Deficiência Visual no Ensino Fundamental no período de 2019 a 2021 e apresentar possibilidades para que isso torne-se possível. A metodologia adotada possui uma abordagem qualitativa, com base em relato pessoal de experiências vivenciadas ao longo da trajetória acadêmica da autora, incluindo os desafios enfrentados, sugestões de adaptações, criação de materiais pedagógicos e os resultados obtidos por meio do aprendizado do Sistema Braille e do sorobã. O estudo revela que a luta pelo respeito às diferenças está presente, embora ainda aquém do ideal. Isso evidencia que há muito a ser feito em prol da igualdade, da empatia e do respeito à diversidade. Ainda assim, percebe-se que a busca por uma educação mais justa e inclusiva está em constante evolução. Palavras-chave: Inclusão. Deficiência visual. Educação.


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FRANCA, Anna Caroline Marinho. Ensino fundamental e deficiência visual: um olhar sobre os desafios da prática pedagógica. Orientadora: Patrícia Carla da Hora Correia. 2025. 44f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Pedagogia) - Departamento de Educação I, Campus I, Universidade do Estado da Bahia, Salvador - BA, 2025.
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