Formação leitora no contexto da educação de jovens e adultos: desafios e possibilidades

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Data
2025-08-07
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Universidade do Estado da Bahia
Resumo

Esta pesquisa teve como objetivo analisar segundo o Referencial Curricular do município de Itaberaba, como são abordadas as atividades voltadas a formação leitora, sociocultural e digital dos discentes da Educação de jovens, adultos e idosos, no Tempo Formativo II Eixo III e IV, na cidade de Itaberaba-Bahia. Em relação à metodologia, foram realizadas leituras e análises de documentos normativos sobre a Educação de jovens, adultos e idosos, leitura de diversos livros, teses, artigos sobre a temática e relato de experiência vivenciada no estágio curricular supervisionado II. Com o resultado da pesquisa, pode-se concluir que apesar de muitos avanços nas políticas públicas e dos programas educacionais de incentivo ao trabalho com a leitura nessa modalidade de ensino, as práticas de leitura ainda não contemplam em sua totalidade o que orientam os documentos normativos. Espera-se que esta pesquisa contribua para a formação dos professores de Língua Portuguesa, da Educação de jovens, adultos e idosos e com sua prática em sala de aula no desenvolvimento de atividades voltadas para a formação leitora em diversas modalidades, utilizando estratégias e gêneros adequados ao público em questão. Para fundamentar a pesquisa usamos como suporte: Paulo Freire (1987, 1989), Irandé Antunes (2003, 2007, 2009), Luciano Amaral de Oliveira (2010) e Marcuschi (2008)


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Referência: BARROS, Natalina Cruz de Oliveira. Formação leitora no contexto da educação de jovens e adultos: desafios e possibilidades. Orientador: Jeovania Silva do Carmo. 2025. 78 f. Monografia (Licenciatura em Letras) - UNEB - Universidade do Estado da Bahia, Itaberaba Bahia, 2025.
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