O ensino de geometria no 3º ano do ensino médio: uma amostra na perspectiva de professores de instituições públicas
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Resumo
Neste trabalho apresentamos uma amostra analítica com cinco professores de Matemática em que propomos investigar a situação do ensino de Geometria no 3º ano do Ensino Médio de três escolas estaduais de uma cidade do interior baiano. Nossa opção teórica metodológica aporta-se nos fundamentos de uma pesquisa qualitativa, na modalidade descritiva com uma aproximação interpretativa. Para desenvolver esta pesquisa recorremos a BOYER (2010); LORENZATO (1995); LIBÂNEO (1985); DANTE (2008) dentre outros e aos documentos oficiais como a LDB, Lei 9394/96; os PCNs (1997, 2002) e a BNCC (2018). O instrumento investigativo selecionado foi um questionário contendo 19 questões em forma de perguntas abertas e fechadas. Este gerou dados que nos possibilitaram direcionar, organizar e coletar as informações necessárias para a análise e compreensão do objeto de investigação. Esses dados foram analisados a partir de categorias emergentes selecionadas no decorrer da pesquisa. A partir das perspectivas dos professores pesquisados podemos concluir que no ensino de Geometria existe um movimento constante que visa mudanças conceituais e didáticas no seu processo de ensino para garantir a aprendizagem dos estudantes. Todavia para que estas mudanças façam um diferencial na educação como um todo, exige-se investimento físico por parte dos órgãos estaduais de ensino e, também uma melhoria no processo de formação inicial e continuada dos professores regentes.