A Cia Balançarte de dança e a formação de artistas e arte/educadores/as no semiárido
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Resumo
Neste estudo, o enfoque é discutir os processos de formação artística e arte/educativa da Cia Balançarte de Dança de Petrolina/PE no diálogo com as performances afroindígenas, e assim busca apreender, como essa CIA de Dança tem possibilitado formação contextualizada de artistas e arte/educadores e arte/educadoras no Semiárido Brasileiro. Tem como suporte teórico trabalhos que referenciam a categoria performance em seus estudos, já que o termo tem sido cada vez mais utilizado para definir as produções culturais afroindígenas brasileiras e seus praticantes; e autores e autoras que em suas pesquisas mobilizavam a pensar a Arte/Educação, partindo do pressuposto de que os espaços formativos ocupados pela Balançarte são constituídos por procedimentos arte/educativos desde o seu surgimento. Trata-se de uma pesquisa com abordagem Qualitativa e Metodologia Autoetnográfica, a mesma tem se firmado como um caminho metodológico possível de aplicação para a pesquisa em artes performativas, sobretudo, em relação à pesquisa artística no âmbito acadêmico, utiliza-se dos procedimentos de entrevistas semiestruturadas, empregada a quatro respondentes, sendo dois componentes do elenco atual da CIA e dois ex-membros do grupo, para averiguar como os processos artísticos e arte/educativos em Dança na Educação não-formal podem contribuir para a construção de aprendizagens contextualizadas nos Territórios Semiáridos e como as performances afroindígenas tem contribuído nesse processo? Para tanto, foram aplicados os princípios e procedimentos propostos pela Análise de Discurso.