Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado Acadêmico) em Educação, Cultura e Territórios Semiáridos (PPGESA)

O Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Territórios Semiáridos – PPGESA, se propõe a promover uma formação geral na área do ensino, tendo como fundamento a compreensão da contextualização dos conhecimentos e saberes escolares e das políticas educacionais inerentes aos territórios nos quais essas são construídas ou para os quais são direcionadas, o que influencia diretamente na abrangência dos processos educativos e nas concepções conceituais que norteiam o fazer docente. Assim, a intenção não é adentrar na especificidade de áreas de ensino (Língua Portuguesa, História, Ensino Religioso, Matemática, Ciências e demais), mas expandir a compreensão de que um docente deve entender o processo de ensino e os conhecimentos fundantes da sua área de formação, passando a envolver a relação desses saberes específicos com a perspectiva da complexidade e do desenvolvimento de práticas de ensino que tenham como ponto de partida os conhecimentos e saberes diversos (da ciência, dos alunos, da comunidade, dos griôs, da sabedoria popular) como possibilitadores da concepção macro do mundo, da comunidade em que a escola está inserida, dos processos de aprendizagens e do desenvolvimento do ser.

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    Gamificação e jogos no processo de letramentos de jovens e adultos numa escola da rede municipal de ensino de Juazeiro, Bahia
    (UNEB, 2025-03-26) Silva, Mariana de Oliveira Athayde Lyra; Teles, Edilane Carvalho; Vieira, Josenilton Nunes; Silva Junior, Silvio Nunes da
    O presente estudo tem como objetivo investigar como a gamificação e os jogos, quando incorporados às práticas pedagógicas, podem contribuir para o processo de alfabetização e letramento digital em uma turma multisseriada de jovens e adultos de uma escola pública de Juazeiro, Bahia. A pesquisa adotou uma abordagem qualitativa, utilizando a metodologia participante, que incluiu a observação direta do grupo e a busca por soluções que respondessem à questão central do estudo. Para tanto, foi necessário criar uma ação interventiva, que propôs avaliar o impacto da gamificação e das tecnologias digitais no desenvolvimento de habilidades essenciais de alfabetização e no processo de letramento digital, o que consistiu na sistematização de uma trilha de aprendizagem na utilização de recursos/meios, como plataforma de atividades gamificadas, aplicativos de apresentação multimídia e jogos, tanto analógicos quanto digitais. O design educacional e a taxonomia das atividades foram elaborados levando em consideração a realidade e os elementos gráficos utilizados nas atividades, assim como os templates que priorizaram as histórias de vida e as experiências dos estudantes. A coleta de dados e informações se deu com a observação participante, subjetivamente com as interações e dinâmicas em sala de aula, com questionários, formulários e sondagem escrita. Para chegar aos resultados, este estudo definiu as seguintes variáveis para análise: desempenho em alfabetização, letramento digital, habilidade cognitiva e mudança comportamental. Os quais apontaram que a integração da gamificação e jogos no processo de ensino e aprendizagem da escrita alfabética e nas práticas de leitura com o meio digital teve um impacto positivo, especialmente no aumento da motivação e engajamento, como apontado pela escala Likert, explicitamente observado na articulação de elementos de mecânica de jogo, como desafios, recompensas e feedback integrados aos métodos e as estratégias docentes. A proposta e pesquisa desempenharam um papel fundamental na transformação do ambiente formativo, tornando-o mais eficaz ao alinhar às necessidades do contexto local. É importante frisar que a aprendizagem do Sistema de Escrita Alfabética (SEA) exigiu um tempo maior de prática docente contínua, que demandaria a manutenção da intervenção pedagógica por meio de visitas de acompanhamento, dado os níveis de alfabetização e outros aspectos como o cultural, emocional e cognitivo encontrados desde o início da pesquisa. Quanto ao letramento digital foi preciso considerar a inclusão digital para o desenvolvimento de competências comuns ao mundo tecnológico e interconectado. Para isso foram levados em conta aspectos como infraestrutura, conexão e a formação docente durante ao longo da pesquisa. Este trabalho pretende servir como referência para futuras práticas pedagógicas e andragógicas, promovendo a integração de metodologias ativas integrando os elementos estruturantes de jogos (gamificação), jogos e uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) no processo de ensino, criando um ambiente mais dinâmico e imersivo, essencial para que os alunos aprendam de forma prazerosa e sejam incentivados a alcançar metas de aprendizagem com os feedbacks constantes (informações de como e onde estão).
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    Análise do indicador da adequação da formação docente nos municípios de Canudos e Sobradinho, Bahia: avanços e lacunas persistentes
    (UNEB, 2025-03-31) Barbosa, Hanna Karoliny Feitosa; Brito, Mirian Ferreira de; Almeida, Suzzana Alice Lima; Ávila, Virgínia Pereira da Silva de
    O presente trabalho dissertativo tem por objetivo analisar a evolução no panorama da adequação da formação docente, Meta 15, do Plano Nacional de Educação (PNE), aplicada aos municípios baianos de Canudos e Sobradinho, situados no Território de Identidade Sertão do São Francisco, no período 2014 a 2023. Com esta finalidade foi realizada uma pesquisa de abordagem qualitativa e documental com delineamento descritivo e aplicação da técnica da análise temática do conteúdo no tratamento dos dados coletados. Neste sentido, tomamos como base autores como Silva (2003), Martins (2006), Caldart (2009), Vincentini e Lugli (2009), Estrela (2010), Bardin (2011), Silva (2013), Moreira (2018), Reis e Silva (2019), Souza (2022) e documentos oficiais brasileiros, dentre outros. Para isso, utilizamos a plataforma digital do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) e analisados os dados disponíveis dos dois municípios para a Educação Infantil e os Anos Iniciais do Ensino Fundamental em relação a adequação da formação docente. Desta maneira, analisamos os seguintes percentuais: total de adequação por município, valores para a ocupação de professores nas zonas urbana e rural/campo, ocupação nas redes de ensino pública e privada e a variação percentual da formação para o período analisado. Os resultados mostraram que a rede pública de ensino está presente e tem melhores indicadores nos dois municípios estudados. Os resultados mostraram também melhores indicadores nas áreas urbanas que rurais/do campo. Além disso, os resultados mostraram, finalmente, que os municípios ainda não atingiram plenamente a adequação, apontando a necessidade de uma articulação mais eficaz para sanar as lacunas formativas que persistem.
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    O minecraft education: uma estratégia de aprendizagem da matemática na Escola Estação do Saber, em Juazeiro-BA
    (UNEB, 2025-03-31) Rodrigues, Alexsandro Vaz; Silva, Américo Junior Nunes da; Brito, Mirian Ferreira de; Nogueira, Cleia Alves
    A presente pesquisa objetiva investigar as implicações do processo de aprendizagem utilizando o Minecraft Education, dentro do espaço educacional de uma escola municipal, localizada em Juazeiro-BA. Esta investigação foi norteada a partir das narrativas de quinze estudantes do quarto ano do Ensino Fundamental da Escola Estação do Saber, sobre o processo de aprendizagem da matemática utilizando o Minecraft Education. As narrativas dos colaboradores está no centro da discussão, a partir da compreensão de que o saber nasce daquilo que é experimentado na dimensão da singularidade dos acontecimentos, que ocorrem em um tempo e espaço específico, consolidando um movimento de aprendizagem estruturada e organizada pela percepção nascida daquilo que já ocorreu e que nos toca singularmente no presente. E por entender que números não dão conta de processos tão subjetivos, o ponto de vista teórico metodológico desse estudo ancorou-se na pesquisa qualitativa e na abordagem da pesquisa narrativa, por se tratar de uma tessitura metodológica compreensiva e interpretativa das experiências que emergiram no trabalho do dispositivo metodológico Ateliê Reflexivo, que permitiu fomentar um espaço que provocou o encadeamento das reminiscências e das narrativas dos colaboradores. A discussão teórica emergiu da conjuntura atual entre a educação e a tecnologia, apresentando elementos que se integram compondo o mosaico contemporâneo que se apresenta na sala de aula, e que estão ligados de forma direta ao objeto pesquisado: currículo, ensino da matemática, Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação – (TDIC) e games digitais. Uma construção conceitual onde me percebo, e teço relações que estabeleço com o mundo, por estarem conectadas ao meu processo histórico, na vida e na docência, delineando experiências formativas que marcaram minha trajetória. Os colaboradores fazem um movimento narrativo ancorado na perspectiva de quem experimentou a aprendizagem oriunda do cotidiano escolar, por meio das TDIC, e como esta experiência os afeta, onde defendo, a partir das narrativas, que games como o Minecraft podem, potencialmente, tornar mais compreensível aspectos subjetivos da matemática, pela possibilidade lúdica e tridimensional que este meio oferece. Aponto também a preocupação de que o uso desta tecnologia não se basta em si mesma, há uma necessidade constante de planejamento, estudo, acompanhamento e escuta dos discentes, em um processo dialógico e pragmático. Por fim, essa dissertação me permite concluir, ainda, que o papel da valorização da memória das experiências, que surge rediviva nas narrativas, em um espaço autopoiético, é de ordem estrutural na produção de aprendizagens no coração e na mente dos estudantes, que aqui, foram mais que colaboradores.
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    Creche professora Cristina Braga: uma instituição de educação infantil em Juazeiro - Bahia (1990 – 2025)
    (UNEB, 2025-04-01) Batista, Denise Amaral; Rodrigues, José Roberto Gomes; Vieira, Josenilton Nunes; Benevides, Silvia Lúcia Lopes; Gallego, Rita de Cassia
    Essa dissertação investiga as relações sócio-históricas que influenciaram a fundação e o desenvolvimento da Instituição Filantrópica Professora Cristina Braga em Juazeiro-BA, desde sua origem, no final da década de 90, até os dias atuais como extensão de uma escola municipal. Operando com uma abordagem tanto sócio-histórica quanto relacional, inspirada nas teorias de Bourdieu, o estudo utiliza fontes variadas e entrevistas para reconstruir a trajetória da instituição. A coleta de dados incluiu análise documental e entrevistas com gestores, funcionários, ex-alunos e colaboradores. A análise foi conduzida através de uma abordagem interpretativa das conexões e temas recorrentes relacionados à evolução da escola e às influências políticas e sociais. O objetivo é analisar as relações que influenciaram a fundação e o desenvolvimento da instituição desde sua origem. Como resultados, tem-se a compreensão de que a institucionalização da creche não se constituiu sem os conflitos e lutas que se entrelaçaram durante o tempo do seu percurso histórico e que os processos de mudanças ocorridos ao longo desse tempo foram pontuais a cada momento percorrido e garantiram sua existência até os dias atuais, como também a afirmação de que, mesmo se tornando uma extensão de uma creche municipal, a escola não perdeu sua identidade enquanto instituição filantrópica. Como também foi identificado que a creche foi uma das formas de escolarização que ocorreu na cidade de Juazeiro.
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    Desafios e possibilidades na prática docente do 5º ano em Juazeiro, Bahia: superando as dificuldades na alfabetização e aprendizagem
    (UNEB, 2025-03-28) Neves, Michele Batista das; Santos, Cosme Batista dos; Benevides, Silvia Lucia Lopes; Cusati, Iracema Campos
    A alfabetização é compreendida como um processo de interação discursiva que transforma a maneira como a cultura humana é internalizada. À medida que a criança se apropria da leitura e da escrita, novas formas de relação com o mundo são construídas, possibilitando a ressignificação de conhecimentos e experiências. Nesta dissertação, investiga-se o processo de alfabetização a partir da formação e do desenvolvimento docente, bem como das concepções pedagógicas de professoras do 5º ano do Ensino Fundamental Anos Iniciais em uma escola da rede municipal de Juazeiro-BA. O estudo, de abordagem qualitativa, fundamenta-se em entrevistas semiestruturadas realizadas com quatro professoras, permitindo compreender os desafios e estratégias adotadas no cotidiano escolar, as professoras relataram a utilização de estratégias criativas, como jogos pedagógicos, atividades manuais, poesias e músicas, para engajar os alunos e promover avanços na alfabetização. Os resultados são relativos aos dados encontrados no ano de 2024, contexto de pós- pandemia e apontam para a complexidade do processo, influenciada pela pandemia, falta de apoio familiar e formação docente inadequada, mas também demonstram a resiliência das professoras em buscar estratégias inovadoras. A dissertação discute a importância da formação continuada, da docência compartilhada e do papel da família no sucesso da alfabetização. No entanto, a falta de suporte institucional, formações continuadas direcionadas e o envolvimento familiar limitado foram apontados como entraves significativos. A docência compartilhada foi destacada como uma prática eficaz, permitindo abordagens pedagógicas complementares. A análise dos dados evidenciou a necessidade de políticas públicas mais alinhadas às demandas reais da sala de aula, com maior investimento em formações continuadas práticas e suporte pedagógico. Conclui-se que, embora as professoras tenham demonstrado resiliência e criatividade, as limitações estruturais do sistema educacional comprometem o pleno desenvolvimento dos alunos, exigindo intervenções mais robustas e integradas.