Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado Acadêmico) em Educação, Cultura e Territórios Semiáridos (PPGESA)

O Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Territórios Semiáridos – PPGESA, se propõe a promover uma formação geral na área do ensino, tendo como fundamento a compreensão da contextualização dos conhecimentos e saberes escolares e das políticas educacionais inerentes aos territórios nos quais essas são construídas ou para os quais são direcionadas, o que influencia diretamente na abrangência dos processos educativos e nas concepções conceituais que norteiam o fazer docente. Assim, a intenção não é adentrar na especificidade de áreas de ensino (Língua Portuguesa, História, Ensino Religioso, Matemática, Ciências e demais), mas expandir a compreensão de que um docente deve entender o processo de ensino e os conhecimentos fundantes da sua área de formação, passando a envolver a relação desses saberes específicos com a perspectiva da complexidade e do desenvolvimento de práticas de ensino que tenham como ponto de partida os conhecimentos e saberes diversos (da ciência, dos alunos, da comunidade, dos griôs, da sabedoria popular) como possibilitadores da concepção macro do mundo, da comunidade em que a escola está inserida, dos processos de aprendizagens e do desenvolvimento do ser.

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    Onde e quando a brincadeira (des) aparece em meio à pré-pandemia, pandemia e pós-pandemia: uma abordagem sobre o (des) recreio e o lúdico na sala de aula nos anos iniciais do ensino fundamental na rede municipal de Juazeiro-Bahia
    (UNEB, 2022-07-13) Santos, Aline Ramalho dos; Reis, Edmerson dos Santos; Teles, Edilane Carvalho; Baliscei, João Paulo
    Tem crescido as investigações sobre a importância das brincadeiras, do lúdico nos processos de ensino-aprendizagem e do recreio para as infâncias. No entanto, o que vem se constatando é a diminuição da promoção do brincar pela escola, instituição que deveria garantir os direitos das crianças como previsto no Estatuto da Criança e do Adolescente - ECA, 1990. A presente dissertação traz os resultados da pesquisa de mestrado, realizada no âmbito do Programa de Pós-Graduação – Mestrado em Educação, Cultura e Territórios Semiáridos (PPGESA), que teve como objetivo revelar o modo como são compreendidos o papel do lúdico e do direito ao brincar no processo de aprendizagem pelas crianças e professoras, e como se manifestam nas Políticas Educacionais na esfera Municipal de ensino de Juazeiro – Bahia. Para esta aventura, fundamentou-se na sociologia da infância (SARMENTO, 1997; 2004; 2011; BELLONI, 2009), nos aportes da teoria histórico-cultural (SIROTA, 2001; CORSARO 2011), nas culturas infantis e brincadeiras (CORDAZZO, 2007; HEASLIP, 2006; VYGOTSKY, 2002; KRAMMER, 2007) e nas narrativas de alguns brincantes, guardadores das memórias das crianças (PIORSKI, 2016; HORTÉLIO, 2021) e por fim, na ludicidade (BROUGÉRE, 2003; LOPES, 2004; HUIZINGA, 2008; LUCKESI, 2014) compreendida como estado interno do sujeito. O enfoque da pesquisa foi fenomenológico-hermenêutico com inspiração etnográfica, trazendo a Fenomenologia do Sensível, na perspectiva de Merleau-Ponty, para dialogar com os etnométodos utilizados no levantamento e análise das informações. Foi realizada em duas escolas públicas, uma na sede e outra no interior, de Juazeiro-Bahia, por um período de oito meses. As participantes foram as crianças com idade entre seis e dez anos e quatro professoras com idade entre vinte e nove e cinquenta e dois anos, sendo duas atuantes no ensino antes da pandemia e duas durante a pandemia. O trabalho de campo foi guiado por observação participante, diário de bordo, entrevista semi-estruturada com crianças e professoras, além de questionário. Nos resultados da pesquisa, as crianças revelaram o desejo por tempos e espaços maiores para as brincadeiras no âmbito escolar, bem como a necessidade de interação com seus pares que foi interrompida devido ao distanciamento social por conta da pandemia. Apesar das professoras reconhecerem o papel fundamental do brincar na vida das crianças no Ensino Fundamental – anos iniciais, do lúdico e da garantia do espaço do recreio, há carência de técnica, formação apropriada e apoio da gestão escolar para possibilitar estes tempos e espaços na escola, além da distância entre a teoria (o que se diz) e a prática (o que se faz em sala de aula), o que dificulta essas docentes de se reconhecerem no papel de educadoras. O recreio escolar se apresentou quase extinto, evidenciando que este espaço não é refletido dentro do Projeto Político Pedagógico, logo não é considerado dentro do planejamento. Esta pesquisa pode contribuir para análise do papel fundamental que a escola têm na garantia dos direitos a cultura infantil, oportunizando uma educação que valoriza e promove os espaços para as brincadeiras, ludicidade e recreio, auxiliando para que as crianças aprendam asseguradas de uma de suas principais necessidades.
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    Yoga e a prática pedagógica: uma proposta de educação integral em uma escola na rede pública de ensino em Juazeiro-BA
    (UNEB, 2023-04-14) Rodrigues, Jaqueline Aquino; Borges, João José de Santana; Gomes, Geam Karlo; Franco, Anamélia Lins e Silva
    A presente pesquisa tem como objeto de estudo o Yoga para a prática pedagógica de uma educação integral, com a problemática que consiste em responder a seguinte questão: de que modo as oficinas de Yoga, estruturadas a partir do paradigma da corporeidade, podem contribuir na prática pedagógica com vistas em uma educação integral na Escola Municipal de Tempo Integral Professora Iracema Pereira da Paixão, de Ensino Fundamental da Rede Pública na cidade de Juazeiro-BA? O estudo se constitui nos subsídios teóricos que discutem o Yoga como uma possibilidade de prática pedagógica na intenção de promover uma educação que considere o sujeito em sua formação integral, com a realização de oficinas de Yoga na escola, apresentando a descrição do processo de desenvolvimento dos estudantes durante as vivências, refletindo como essa prática opera na ampliação da compreensão dos estudantes relacionada à sua corporeidade. O levantamento, a descrição e a análise das informações emergentes no contexto pesquisado, tiveram como fundamentos metodológicos as contribuições da abordagem qualitativa inspirada no interacionismo simbólico, que também será a base para a análise de dados em conjunto com o paradigma da corporeidade, a partir dos modos somáticos de atenção. Como instrumentos de produção de dados estão sendo utilizados a autoetnografia, o diário de campo, a observação participante, e a entrevista compreensiva, a partir de rodas de conversa com os sujeitos participantes da pesquisa. No decorrer das experiências com as oficinas de Yoga no ambiente escolar, as reflexões realizadas a partir do quadro teórico e as análises dos relatos do diário de práticas e vivências tivemos a chance de vislumbrar como seria essa possibilidade de uma educação integral como uma realidade a ser inserida no ambiente escolar, uma vez que não é uma proposta que simplesmente surge como completa estranha, mas que já tem seus indícios de diálogos, inclusive nos documentos que regulamentam as práticas de ensino aprendizagem no próprio ambiente escolar.
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    De Escola Agrotécnica a Campus Petrolina zona rural do Instituto Federal do Sertão Pernambucano: uma análise sócio-histórica da instituição
    (UNEB, 2023-06-30) Guimarães , Inês Silva; Rodrigues, José Roberto Gomes; Vieira, Josenilton Nunes; Gallego, Rita de Cassia
    Esta dissertação propõe uma análise sócio-histórica da Escola Agrotécnica Federal Dom Avelar Brandão Vilela, inaugurada em 1988, no município de Petrolina – PE, e suas transformações em Cefet Petrolina e campus Petrolina Zona Rural do IFSertãoPE. Para isso, busca-se investigar de que forma a instituição foi implantada e constituiu suas relações, regras, que levem à compreensão de seu funcionamento ao longo do período analisado, a partir do conceito de cultura escolar, no entendimento de Viñao Frago e Dominique Julia; verificar suas formas de escolarização, com base nas definições trabalhadas por Chapoulie e Briand (1994) e Rodrigues (2009), e consequente contribuição para o desenvolvimento da educação na região, a partir do estímulo à formação de educandos e de diálogos com aspectos socioeconômicos regionais. Tal análise é realizada sob a perspectiva sócio-histórica e relacional, baseando-se nos estudos de história da educação e da educação profissional, por meio de análise documental, utilizando-se de fontes primárias, a exemplo de documentos como termos de doação, ofícios, regimentos, portarias, jornais; pesquisa bibliográfica e entrevistas individuais com cinco sujeitos, servidores, gestores e ex-alunos, que fazem parte desse processo. Como resultados, tem-se a compreensão dos percursos fundadores da Escola Agrotécnica Dom Avelar Brandão Vilela, que se relacionam com o contexto histórico em que se desenvolveu o ensino técnico profissional no Brasil, especialmente voltado para a prática agrícola, e com arranjos locais; tem-se ainda a escrita de fragmentos da história e do conhecimento e compreensão das transformações ocorridas na trajetória dessa instituição escolar.
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    A educação em tempo integral no Colégio Democrático Estadual Professora Florentina Alves dos Santos (CODEFAS)
    (UNEB, 2021-05-05) Sampaio, Schirley Silva; Rodrigues, José Roberto Gomes; Vieira, Josenilton Nunes; Almeida, Silvia Maria Leite de
    A educação integral e em tempo integral constitui uma modalidade de ensino em processo de construção no Brasil. As primeiras iniciativas, datam do início do século passado, com o Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova em 1932, do qual, destaca-se aqui, a figura do educador baiano, Anísio Teixeira, que em 1950, inaugurou o Centro Educacional Carneiro Ribeiro, (a Escola Parque), na cidade de Salvador, com uma estrutura física distribuída, no que denominou, de “escola-classe” e “escola-parque”, cujo propósito era proporcionar, particularmente, aos alunos filhos das camadas sociais menos favorecidas, um programa completo; uma forma de escolarização que contribuísse para o despertar das múltiplas capacidade e habilidades, através de vivências práticas. A preocupação com uma proposta pedagógica que proporcione uma educação pública de melhor qualidade e que levasse o estado da Bahia a alcançar melhores resultados em exames, tais como, a Prova do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), levaram o governo do estado, através da Secretaria da Educação (SEC), a implantar o Programa de Educação Integral (ProEI), em tempo integral, em algumas instituições públicas da rede estadual, de ensino médio. O presente estudo de caso buscou compreender como acontece a educação em tempo integral no Colégio Democrático Estadual Professora Florentina Alves dos Santos (CODEFAS), na cidade de Juazeiro, interior do estado da Bahia, identificando assertivas, possibilidades e desafios, para que, a educação em tempo integral, proporcione, de fato, educação integral. Para fundamentar as discussões utilizou-se como referencial teórico autores, tais como, Arroyo (2012); Bourdieu (1989; 2007); Cavaliere (2002; 2007; 2009; 2010); Chapoulie; Briand (1994); Coelho (2009); Gadotti (2009); Gallo (1995); Manacorda (2017); Moll (2012); Rodrigues (2009; 2012); Santomé (1998); Teixeira (1956; 1959); Triviños (2009); Frago (2000); Yin (2001); Yus (2002), dentre outros. Trata-se de um estudo de caso descritivo, numa abordagem qualitativa, em uma proposta de interpretação reflexiva e comparativa dos dados, considerando as provas quantitativas, em suas convergência e divergência; fazendo-se uso dos procedimentos de análise documental; observação sistemática e assistemática; acrescidas das técnicas de entrevista semiestruturadas e questionário. Para análise dos dados foi utilizada a técnica de triangulação. Os resultados da pesquisa desvelam uma instituição escolar de tempo integral, que traz, na perspectiva da educação integral, dentre outras, como assertivas, as relações interpessoais, a parceria com a comunidade local; um corpo administrativo e pedagógico engajado num trabalho com projetos; e o incentivo aos alunos prosseguirem a vida acadêmica no ensino superior; como possibilidades, a reformulação democrática e participativa do Projeto Político Pedagógico (PPP), definindo-se uma concepção de educação integral e a formação continuada dos professores, para atuarem com metodologias ativas; e, como desafios, conseguir a esperada reforma da estrutura física do prédio; a aquisição de novos equipamentos, recursos didáticos e tecnológicos, para realização das atividades pedagógicas de vivências práticas, em ambientes adequados; e a superação de uma política educacional que tem por meta alcançar melhores resultados em exames externos. A instituição escolar obteve, no último IDEB de 2019, resultado acima da média estadual, chegando a igualar a média nacional.
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    Mediações possíveis entre neurociência, educação contextualizada e aprendizagem
    (UNEB, 2021) Santana, Tarcila de Oliveira; Reis, Edmerson dos Santos; Barros, Edonilce da Rocha; Ribeiro, Marcelo Silva de Souza
    Essa pesquisa investigou as possibilidades de aproximação entre a neurociência, educação contextualizada e aprendizagem. A Escola Rural de Massaroca – ERUM, foi escolhida como lócus de estudo, por direcionar em sua proposta pedagógica a realidade dos sujeitos através da educação contextualizada, e nos auxiliar na busca por respostas à indagação de pesquisa: Como acontece a prática pedagógica contextualizada da ERUM e em que aspectos essa se aproxima dos princípios de aprendizagem difundidos pela neuroeducação? A Neurociência tem amparado significativamente a educação nesses últimos anos através de crescentes estudos acerca da aprendizagem vem possibilitando o surgimento de novas práticas pedagógicas, mesmo, em alguns momentos, se constatando o uso dos seus conhecimentos vinculados a uma apropriação indevida pelo capital ou, ainda que intuitivamente vá se revelando em práticas docentes como as que acontecem na ERUM. Nossa busca foi revelar através da fala dos docentes como esses realizam a prática pedagógica contextualizada e como esta se aproxima dos estudos sobre neuroeducação. Assim, definimos como objetivos de pesquisa: Conhecer a prática pedagógica contextualizada desenvolvida pela ERUM, para compreender que aspectos essa se aproxima dos princípios de aprendizagem difundidos pela neuroeducação. Descrever o processo histórico de desenvolvimento da neurociência e as suas contribuições para a educação; Enunciar as possibilidades apresentadas pela neurociência no que se refere ao auxílio das práticas docentes contextualizadas. Revelar a importância da educação contextualizada para a convivência com o Semiárido na aprendizagem dos discentes, a partir das práticas pedagógicas realizadas pela ERUM; Compreender, a partir da ótica dos docentes, as possibilidades de aproximação entre os princípios da neuroeducação e as práticas pedagógicas contextualizadas realizadas na ERUM, com vistas à construção da aprendizagem dos discentes. O trabalho apresenta as informações coletadas por meio da pesquisa bibliográfica e das análises descritivas das práticas pedagógicas realizadas pelos docentes do ensino fundamental da ERUM, a partir dos seus relatos. A fenomenológica foi utilizada como percurso teórico-metodológico de pesquisa, na busca de revelar o fenômeno, através da interpretação dos fatos vividos pelos sujeitos e as relações estabelecidas com a neurociência. Os professores foram provocados, por meio das entrevistas, a revelar as práticas contextualizadas realizadas na escola, e com base nas compreensões acerca dos princípios da neurociência presentes na literatura atual, foram escolhidos, pela pesquisadora, fragmentos das informações levantadas na pesquisa que evidenciam as aproximações entre o que realizam enquanto prática pedagógica contextualizada e as contribuições da Neuroeducação. Portanto, os resultados mostram, a partir da técnica de triangulação dos dados, a aproximação das práticas pedagógicas da ERUM de dez princípios da Neuroeducação, que são: Princípio 1 - Cada cérebro é único e exclusivamente organizado. Princípio 2 - O aprendizado depende da memória e atenção. Princípio 3 - Diferentes sistemas de memória (curto prazo, trabalho, longa duração, emocional, espacial, rotineiro) recebem e processam informações de maneiras diferentes e podem ser recuperadas através de diferentes vias neurais. Princípio 4 - As emoções são críticas para detectar padrões, para tomar decisões, fazer e aprender. Princípio 5 - A aprendizagem é aprimorada pelo desafio e inibida pela ameaça. Princípio 6 - A aprendizagem envolve processos conscientes e inconscientes. Princípio 7 - A aprendizagem envolve toda a fisiologia (o corpo influencia o cérebro e o cérebro controla o corpo). Princípio 8 - O cérebro busca novidades. Princípio 9 - O cérebro depende das interações de outras pessoas para entender as situações sociais. Princípio 10 - O cérebro se lembra melhor quando fatos e habilidades são incorporados em contextos naturais. A pesquisa descreve como esses princípios são identificados nas atividades realizadas pelos docentes e como as aproximações estão presentes nas vivências do itinerário pedagógico, nas atividades interdisciplinares com os blocos temáticos, no desenvolvimento de pesquisas produzidos junto à comunidade com os registros dos cadernos de realidade, na construção de atividades em que o professor é mediador e o aluno ativo no processo de aprendizagem, na relação de afetividade professor-aluno, e no diálogo com a suas necessidades, singularidades, potencialidades e realidade local.