Uso da linguagem e recursos digitais: paradoxos no fazer pedagógico com adolescentes de uma escola privada, em Petrolina-PE
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Resumo
A sociedade tem vivenciado o acesso cada vez mais rápido à informação, à ampliação das possibilidades de comunicação e às práticas letradas e de interação viabilizadas pelas tecnologias, realidade esta que tem ocasionado inúmeras transformações na linguagem, na leitura e escrita, e nas práticas sociais mediadas pelas ferramentas digitais. Essa realidade se expressa de modo particular dentro das instituições escolares e criam demandas específicas para essas, que se ajustam de modos distintos, com maior ou menor entusiasmo, com maior ou menor condição de propor mediações pedagógicas atualizadas e coerentes frente a isso. Assim, este estudo tem como objetivo geral analisar as implicações do digital na formação linguística de adolescentes de classe média, alunos de uma escola privada de Petrolina-PE, o Colégio Nossa Senhora Auxiliadora, e as repercussões disso nas práticas pedagógicas desta escola. Os objetivos específicos previram o estudo do uso da linguagem digital na formação linguística dos adolescentes na contemporaneidade, assim como, investigar a prática discursiva dos adolescentes na cultura digital e suas implicações no desempenho escolar, procurando identificar os principais elementos presentes no uso da linguagem digital entre os adolescentes. A base teórica fundamenta-se nos conceitos linguagem, formação linguística, cultura digital, letramento, letramento digital, tendo como referência autores como Levy (1999), Soares (2002), Lemos (2004), Kenski (2007), Xavier (2010) entre outros. No que diz respeito aos aspectos metodológicos, o trabalho insere-se na abordagem qualitativa, por meio de um Estudo de Caso, realizado no Colégio Nossa Senhora Auxiliadora, cujos dados foram produzidos a partir de: questionário misto, entrevista semiestrutura e observações. Os sujeitos da pesquisa incluem coordenadores e professoras de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental II (EFII) e Ensino Médio (EM) e alunos/as do 9º ano do EFII e da 2ª série do EM da referida escola. Quanto à análise dos dados, o estudo valeu-se do recurso da triangulação das diferentes fontes de pesquisa, dos dados obtidos e dos conceitos teóricos implicados. Os resultados indicaram que há paradoxos entre a realidade digital e a formação linguística dos adolescentes, pois as práticas pedagógicas mediadas pelas tecnologias digitais apontaram para uma certa desarmonia entre o que se diz sobre os benefícios dos recursos digitais e o que se vive quanto ao desenvolvimento das competências linguísticas.