Jogo de tabuleiro como tecnologia educacional sobre candidíase vulvovaginal
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Resumo
As infecções ginecológicas são as razões mais comuns pelas quais as mulheres procuram tratamento médico. O fungo Candida albicans vive em equilíbrio no corpo humano, mas quando há um desequilíbrio na microbiota ele tende a ter manifestações agressivas, tornando-se patogênico, desenvolvendo assim a candidíase. Compreendendo que as mulheres negras têm menos acesso a serviços de saúde e a educação em saúde, buscou-se desenvolver uma tecnologia educacional que contribuísse para o autocuidado e prevenção da candidíase entre mulheres, especialmente as negras. O objetivo deste trabalho é relatar a experiência de desenvolvimento e avaliação do jogo de tabuleiro ‘A Fuga de Lis’ que aborda o debate sobre candidíase, seus fatores de risco e boas práticas de autocuidado. Trata-se de uma pesquisa metodológica, onde os conhecimentos gerados são utilizados para a resolução de problemas da prática. A metodologia do design thinking foi utilizada para o desenvolvimento, o que incluiu as etapas de imersão, ideação, prototipação e desenvolvimento. No jogo, os jogadores são desafiados a ajudar a personagem Lis a adotar estratégias para fugir de problemas, evitando o fungo e suas consequências. Trata-se de um jogo de trilha com mecânica de rolagem de dados e coleção de itens. A avaliação da ludicidade do jogo aconteceu a partir do questionário Ludic-Quest e apontou um bom resultado e desempenho quanto a ludicidade, jogabilidade e percepção de aprendizagem por parte das mulheres. Palavras-chave: Jogo de tabuleiro; Educação em saúde; Candidíase; Autocuidado.