Navegando por Autor "Ferreira, Suiane Costa"
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- ItemDoação de órgãos: descobrindo o que a população do bairro cidade nova (feira de santana) conhece sobre o assunto(Universidade do Estado da Bahia, 2018) Nascimento, Flávia Fernanda Santana; Ferreira, Suiane CostaOs transplantes de órgãos no Brasil começaram na década de 1960. Contudo, ainda hoje existem fatores que dificultam a efetividade do transplante post mortem, como: a ausência de notificação por mortes encefálicas, dificuldade no diagnóstico de morte encefálica, problemas logísticos, falha na manutenção do potencial doador e recusa familiar. Diante deste cenário, esta pesquisa objetiva avaliar o nível de conhecimento da população do bairro Cidade Nova (Feira de Santana) acerca do tema doação de órgãos. Trata-se de uma pesquisa descritivo-exploratória, de abordagem quantitativa. A população deste estudo foi composta por 138 moradores do bairro Cidade Nova. Foi aplicado um questionário estruturado. Entre os participantes, 97,1% responderam ser importante a doação de órgãos contudo apenas 50% afirmam ser doador de órgãos após sua morte devido ao receio da mutilação do corpo, o tráfico de órgãos e a desconfiança sobre o diagnóstico de morte encefálica estabelecido pelo médico. O conhecimento sobre o processo de doação de órgãos e principalmente sobre o conceito de morte encefálica para a população estudada, ainda é bastante limitado. Este é um elemento que dificulta o aumento da efetividade do número de doações de órgãos, fazendo-se necessário que as instituições de ensino e saúde, melhorem a estratégia de comunicação com a população.
- ItemO conhecimento dos estudantes de graduação em saúde sobre o processo de doação de órgãos pós-morte: revisão Integrativa(Universidade do Estado da Bahia, 2017) Ribeiro, Leide Graciana Santos; Ferreira, Suiane CostaO paciente em morte encefálica é o potencial doador de órgãos e tecidos. A doação de órgãos pós-morte é um tema relevante, pois o transplante contribui significativamente para a melhoria da qualidade de vida das pessoas que sofrem com algumas doenças degenerativas de órgãos. Neste contexto, os profissionais da saúde precisam ser formados para atuarem positivamente em todo o processo de doação e transplante. Este estudo buscou identificar o conhecimento dos graduandos em saúde sobre o processo de doação de órgãos pós-morte a partir das produções científicas nacionais. Estudo de revisão teórico-integrativa, descritiva e exploratória da literatura. Foram selecionados 44 artigos, destes, após leitura minuciosa e seleção a partir dos critérios do estudo a amostra final totalizou 13 artigos. Os dados foram organizados em categorias que caracterizam quantitativamente e qualitativamente os artigos e seus conteúdos. Na análise dos resultados, percebe-se que a maioria dos acadêmicos sabe informar o conceito de morte encefálica, mas desconhecem sua fisiopatologia, as alterações cardiovasculares e metabólicas decorrentes desse processo, bem como, apresentam pouco conhecimento relacionado à doação de órgãos e transplante, o que impacta diretamente nos cuidados que deverão ser prestados na manutenção do potencial doador de órgãos. Logo, este estudo aponta para a necessidade de inclusão de componentes curriculares sobre o processo de doação de órgãos para transplantes no currículo de todas as faculdades de saúde.
- ItemParada cardiorrespiratória e reanimação cardiopulmonar: eu conheço?(Universidade do Estado da Bahia, 2016) Souza, Camila Cabral Brito de; Ferreira, Suiane Costa; Silva, Ceci Figuerêdo da; Texeira, Cristiane Purificação de OliveiraA parada cardiorrespiratória (PCR) é definida como a ausência da atividade circulatória e respiratória em indivíduo com possibilidade de restauração da função cardiopulmonar e cerebral. Acometem milhares de pessoas no Brasil, com incidência de 200 mil mortes por ano. O suporte básico de vida é o principal meio de reversão da PCR. Por isso se faz importante a discussão sobre PCR e Suporte Básico de Vida (SBV) durante a graduação preparando o futuro profissional para uma atuação eficiente. O presente trabalho teve como objetivo verificar o nível de conhecimento dos graduandos de enfermagem de uma universidade pública estadual quanto aos sinais de parada cardiorrespiratória e a sequência assistencial para as manobras de reanimação cardiopulmonar. Trata-se de um estudo de campo de caráter descritivo exploratório, com abordagem quantitativa. Os dados foram coletados na Universidade do Estado da Bahia (UNEB), por meio de um questionário estruturado aplicado aos discentes cursando o penúltimo e último semestre do curso. Concluímos que poucos graduandos saberiam o que fazer diante de uma vítima de PCR, assim como realizar intervenções de suporte básico de vida necessárias para reversão da PCR. Isso é preocupante, pois a ausência destes conhecimentos comprometem a identificação o diagnóstico e a implementação correta do suporte básico de vida (SBV) adulto e pediátrico, tão importante para um melhor prognóstico nestes casos. A RCP é vital para a reversão dos quadros de PCR e deve ser conhecimento prioritário de todos os discentes que atuam na assistência ao paciente para que se possa promover um melhor prognostico em casos de parada cardiorrespiratória.
- ItemSaúde na escola: uma análise do processo de trabalho e possibilidades de utilização dos Serious Games(2022-08-08) Gonçalves, Paloma Dantas Silva; Rossi, Thais Regis Aranha; Ferreira, Suiane Costa; Vieira, Silvana Lima; Araújo, Patrícia Sodré; Esperidião, Monique AzevedoEssa dissertação de mestrado está apresentada sob a forma de dois artigos científicos e um produto técnico tecnológico interrelacionados. O artigo 1 analisa o Processo de Trabalho dos profissionais da Saúde e da Educação no Programa Saúde na Escola em uma unidade de Saúde da Família, no município de Salvador/Ba, a partir da contribuição teórica de Ricardo Bruno Mendes Gonçalves. O artigo 2 tem como objetivo mapear serious games com potencial aplicação na interface saúde e educação para os adolescentes no PSE. Assim, buscando contribuir na construção de uma estratégia que contribua para as práticas de trabalho no PSE e proponha uma tecnologia de mediação integrada e permanente de comunicação com os escolares e seus familiares, durante e pós Pandemia causada pela COVID- 19. O produto técnico dessa pesquisa é resultado da tentativa de ampliar a rede de trabalho nas ações do PSE, a partir das articulações dos profissionais da saúde, da educação e comunidade escolar com o propósito de construir um projeto de forma coletiva, por meio de uma tecnologia como um recurso educativo e transformador. Lembrando que a composição de base dessa proposta de tecnologia é a articulação entre todos os atores envolvidos e estará em constante construção.
- ItemTecnologias Digitais no Ensino Presencial: um Estudo Inscrito na Universidade do Estado da Bahia(2018-03-26) Ferreira, Suiane CostaSegundo a Teoria Ator-Rede (TAR), o ambiente da universidade é compreendido como um híbrido formado por professores, alunos, gestores, salas de aula, laboratórios, computadores, internet, regras de conduta, rituais cotidianos, cadernetas eletrônicas, política institucional, etc, que se associam e formam redes sociotécnicas. Essas associações entre humanos e não-humanos produz como efeito uma política cognitiva que por sua vez direciona os modos de ensinar e de se relacionar do professor, seja com seus pares, com os estudantes ou com a tecnologia. Desse modo, esta pesquisa definiu como objetivo geral mapear a rede sociotécnica para uso da tecnologia digital no ensino presencial na Universidade do Estado da Bahia evidenciando a articulação entre a política institucional, a tecnologia e as práticas educacionais. A pesquisa constitui-se em um estudo de caso apoiado no método cartográfico, desenvolvida na UNEB. Para a construção do caso foi utilizado a pesquisa documental, o questionário online e entrevitas individuais com gestores e docentes. Na busca por mapear a rede conformada, a pesquisa revelou um longo processo de tradução, descrito a partir de duas escalas: contexto internacional mobilizando mudanças nacionais (surgimento da política pública de formação de professores apoiada na EaD), que por sua vez agenciaram mudanças dentro da universidade. A UNEB, enquanto ator-rede, objetivando contribuir para o crescimento e estabilização da rede mobilizou outras ações e agenciou novos atores. Esta dinâmica de associações favoreceu a produção de uma rede que subutiliza a tecnologia disponibilizada pela universidade, além de performar uma política cognitiva bastante recognitiva e individualista. A rede conformada (pautada em resoluções, vinculações superficiais, inexistência de ambiências coletivas de diálogo e de formação, suporte técnico precário) vem dificultando que o professor atue com competência. Como a rede mapeada disponibiliza a tecnologia mas não agrega/mobiliza os atores ao redor da mesma, permitiu que alguns professores assumissem um modo de utilizar a tecnologia na sua prática pedagógica alinhado com os engajamentos que estebeleceram para além das ações institucionais. Nesta rede mapeada, existe portanto a coexistência de múltiplas práticas, múltiplas políticas cognitivas e múltiplas realidades do uso da tecnologia no ensino presencial na UNEB. A partir desta cartografia, se faz importante pensar como essas práticas interferem em outras práticas. Atentar para a percepção de uma multiplicidade de práticas e realidades sobre as tecnologias digitais dentro do ator-rede UNEB pode nortear novas decisões sobre a aquisição de tecnologias, processos formativos, redes de colaboração, melhoria de infraestrutura e novas resoluções/decretos institucionais. Palavras-chave: Tecnologias digitais; Teoria Ator-Rede; Políticas cognitivas