10 Anos de PCN’s para o ensino de matemática no município de Aracatu: avanços, retrocessos e desafios

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Data
2009-11-16
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Universidade do Estado da Bahia
Resumo

Esta pesquisa monográfica apresenta o processo de melhoramento do ensino de matemática no Brasil, considerando influências externas como o Movimento Matemática moderna que repercutiu mundialmente nos currículos de matemática, as correntes filosóficas de ensino que, através da Filosofia, da Filosofia da Educação e da Filosofia da Educação Matemática, trouxeram para o método de transmissão do conteúdo matemático um caráter questionador e investigador. Além de apresentar as inovadoras propostas metodológicas brasileiras, que, através dos Parâmetros Curriculares Nacionais, deram um novo rumo ao currículo de matemática no Brasil. E a influência do que citamos anteriormente é que fez despertar nos educadores brasileiros a necessidade da elaboração de propostas pedagógicas capazes de transformar o ensino de matemática em algo contextualizado com a realidade do aluno. Nosso principal foco são os dez anos da elaboração e implementação dos PCN’s nas escolas do município de Aracatu e o resultado que este material propiciou a educação no país.


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SOUZA, Jussara Ribeiro; ALVES, Reginaldo da Silva. 10 Anos de PCN’s Para o ensino de matemática no município de Aracatu: avanços, retrocessos e desafios. Orientador: Márcio de Oliveira D’Esquivel. 2009, 69f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) - Departamento de Ciências Humanas, Campus VI, Universidade do Estado da Bahia, Caetité, 2009
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