Práticas inclusivas na perspectiva psicopedagógica no ensino-aprendizagem de alunos com TDAH no CAEE, em São Desidério-BA

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Data
2025-07-17
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Universidade do Estado da Bahia
Resumo

A presente pesquisa teve como objeto de investigação as práticas inclusivas na perspectiva psicopedagógica do ensino aprendizagem de alunos com TDAH, no Centro de Atendimento Educacional Especializado Pedro Henrique Muniz de Souza –CAEE, na cidade de São Desiderio- BA, com intuito de identificar as estratégias psicopedagógicas utilizadas pelos professores da instituição, para atender as necessidades de alunos com TDAH, enfatizando a análise da eficácia das Práticas inclusivas implementadas na instituição, para promover o ensino-aprendizagem dos alunos com TDAH, investigando as dificuldades enfrentadas pelos professores do CAEE ao trabalhar com os alunos com TDAH. Utilizando como referencial teórico e material de pesquisa as literaturas atualizadas sobre o assunto encontrado em artigos e livros, tais como; Mantoan, 2018; ONU, 2006; DSM5; OLIVEIRA, 2019; Barkley, 2013; Bandura, 1997); entre outros. Esta pesquisa possibilitou a analise psicopedagógica do ensino aprendizagem dos alunos com TDAH, compreendendo todo esse processo de aprendizagem, observando o processo de inclusão desses alunos no ensino regular, que ainda demostra despreparo para o esse processo inclusivo.


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SANTOS, Wallisson da Cruz. Práticas inclusivas na perspectiva psicopedagógica no ensino-aprendizagem de alunos com TDAH no CAEE, em São Desidério-BA. Orientadora: Raquel Lima Besnosik. 2025. 58f.Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) -Departamento de Ciências Humanas- Campus IX, Universidade do Estado da Bahia, Barreiras, 2025.
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