Matemática através de jogos
Data
Orientador
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo
Foi realizada uma pesquisa de investigação da aplicação de Jogos como estimuladores do raciocino dos alunos de 5a série, nas aulas de matemática da Escola Municipal de 1º. Grau Profa. Emiliana Nogueira Pita. O principal objetivo dessa pesquisa é mostrar o potencial da utilização dos Jogos na educação matemática, servindo principalmente como motivador aprendizagem. Como metodologia, optou-se por uma abordagem quantitativa, crítica e reflexiva em uma pesquisa participante. Desta forma realizou-se a princípio uma pesquisa bibliográfica, buscando na literatura pertinente e em sites especializados responder às questões levantadas na problemática do tema em estudo. Como sujeitos dessa pesquisa, 55 alunos formaram um grupo experimental os quais foram submetidos a uma intervenção com Jogos nas aulas de matemática. A análise dos resultados mostrou que os jogos são elementos estimuladores de diversas habilidades e atitudes importantes para o desenvolvimento pessoal e na sua formação como cidadão atuante. A sua utilização potencializa o desenvolvimento dessas diversas competências, possibilitando a construção e exploração do conhecimento por contar com a motivação e interesse dos alunos.