Ciências Sociais Aplicadas

URI Permanente para esta coleção

Navegar

Submissões Recentes

Agora exibindo 1 - 5 de 24
  • Item
    Estatística passo a passo
    (EDUNEB, 2025-04-14) Pereira, Aliger dos Santos
    Este livro é uma jornada envolvente e esclarecedora através das complexidades da estatística aplicada, proporcionando uma compreensão profunda e prática de como os modelos estatísticos podem ser utilizados para extrair conhecimentos valiosos para a pesquisa aplicada e para a tomada de decisão a partir de dados. A Estatística é uma ferramenta poderosa que permeia diversas áreas do conhecimento, da ciência à economia, da saúde à tecnologia. Neste livro, é explorada a aplicação de modelos estatísticos em uma variedade de contextos, abordando tanto os conceitos fundamentais quanto às técnicas avançadas, de modo a proporcionar uma base sólida para estudantes, pesquisadores e profissionais.
  • Item
    Direito das Sucessões: atualidades e questões práticas
    (Eduneb, 2025-03-21) Ventin, Felipe
    Este livro didático foi preparado pensando em você, estudante de graduação em Direito, especialmente se estiver cursando a disciplina de Direito das Sucessões. Buscamos trazer grande parte do conteúdo da matéria, sem a pretensão de exaurir ou aprofundar demais os pressupostos teóricos desse ramo do Direito Civil, tentando apresentar de forma leve, objetiva, didática e prática os principais temas do Direito das Sucessões. Outro objetivo importante deste livro didático é orientar e estimular a análise de situações práticas, no sentido de possibilitar que você construa seu conhecimento com relativa autonomia acerca de temáticas do Direito das Sucessões em uma perspectiva de aprendizagem significativa e construtivista.
  • Item
    Inteligência competitiva: micro, pequenas e médias empresas Salvador (Brasil) e Bragança (Portugal)
    (UNEB, 2024-10-01) Pereira, Aliger dos Santos
    Este livro visa trazer os resultados obtidos em uma pesquisa conjunta entre o Instituto Federal da Bahia (IFBA) e o Instituto Politécnico de Bragança (IPB) que aplicou a metodologia da inteligência competitiva (IC), com o uso do geoprocessamento e do georreferenciamento, em algumas atividades empresariais de comércio e de serviço de micro, pequenas e médias empresas na cidade de Bragança (Portugal) e em três bairros da cidade de Salvador (Bahia, Brasil), a partir da seguinte problemática: o que foi modificado nessas atividades quando analisadas as micro, pequenas e médias empresas dessas duas cidades antes (ano de 2020) e após a pandemia (ano de 2023)? O objetivo geral é comparar, por meio de mapas, como estavam essas atividades empresariais de comércio e de serviço relacionadas a micro, pequenas e médias empresas na cidade de Bragança (Portugal) e em três bairros da cidade de Salvador no ano de 2020 (antes da pandemia) e no ano de 2023 (após a pandemia). Ao fim, percebe-se a importância da IC para a elaboração de um diagnóstico empresarial com o uso da análise de SWOT (strengths, weaknesses, opportunities e threats) das quatro localidades. A cidade de Bragança teve índices de sobrevivência empresarial melhores do que os três bairros de Salvador. Entretanto, é necessário melhorar a questão da acessibilidade, do uso de aplicativos e redes sociais para as localidades estudadas no Brasil e em Portugal. A análise teve maior foco na área de administração, mas é necessário que outros ramos avaliem os mapas e as redes de conexões das empresas por tipo de atividade organizacional de cada cluster para gerar novas visões que possam auxiliar as políticas públicas de cunho local, pois a IC possui aplicação inter e transdisciplinar. Todas as quatro localidades se destacaram em algum índice, de modo que não é possível fazer uma hierarquia do local que teve as melhores condições pós-pandemia.
  • Item
    Tradução como ato político
    (Eduneb, 2023) Almeida, Jamile Oliveira
    O livro apresenta uma tradução inédita, ética e engajada do prefácio e do primeiro capítulo do romance Possessing the Secret of Jjoy (1992), de Alice Walker, que trata da mutilação genital e dos efeitos nocivos desta prática na vida da personagem africana Tashi, ressaltando a oralidade da autora e os traços afrodiaspóricos do texto. A obra de Walker, baseada em uma epistemologia feminista negra, empodera mulheres negras e confronta os padrões hegemônicos que durante muito tempo prevaleceram no campo literário e da tradução, trazendo um conjunto de experiências diversificadas que enriquecem o repertório da cultura de chegada por meio de um trabalho performático tradutório que envolve subjetividade negra, ativismo, ancestralidade e experiências que se comunicam em diferentes pontos da diáspora. O livro aborda a tradução como reescritura e o(a) tradutor(a) como um(a) mediador(a), destacando também a importância da cultura como elemento que reflete aspectos identitários importantes da comunidade que se deseja representar. Além disso, destaca o engajamento que os Estudos Culturais e Pós-coloniais tiveram no sentido de deslocar o espaço de enunciação monolítico avaliado pelo cânone para outros lugares de fala.
  • Item
    Efeitos do programa de aceleração do crescimento (PAC) na economia baiana (2007-2010)
    (Eduneb, 2016-03) Pereira, Aliger dos Santos
    O Programa de Aceleração do Crescimento (PAC} é uma iniciativa do governo federal que contribui modestamente para o crescimento da economia baiana. Este livro aborda a contribuição do PAC para o crescimento econômico da Bahia entre 2007 e 2010 (PAC-1}, examinando os projetos de infraestrutura (logística, energética e social e urbana} que foram planejados e executados. Conclui-se que em média 76,93% das obras não foram realizadas, em virtude da interferência de alguns fatores que atrasaram (ou mesmo impediram} seu andamento, tais como desatenção às questões ambientais, a desistência de participação na licitação pelos entes privados, intervenção do TCU, greves do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit} e da construção civil, burocracia e lentidão dos processos, corrupção e desvios de verbas, falta de recursos, falta de qualificação e de perícia dos gestores envolvidos e interferência política no planejamento e na execução de obras de infraestrutura. O PAC não teve um real planejamento territorial, uma vez que os empreendimentos previstos são, em sua maioria, continuações de obras de governos passados, mirando apenas interesses econômicos e políticos e desprezando o cuidado com a preservação do ambiente.