Ao ritmo dos versos da história, da memória e das identidades: a poesia como estímulo na consolidação do letramento literário, cultural e social do aluno

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Data
2025-04-09
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Universidade do Estado da Bahia
Resumo

Enriquecimento vocabular, estímulo à sensibilidade estética e à criatividade, desenvolvimento de habilidades críticas e interpretativas; essas e outras benesses são proporcionadas ao sujeito quando esse entra em contato e imerge na poesia. Por meio da exploração de ritmos, sonoridades, metonímias e metáforas, o texto poético, na perspectiva do letramento literário, social e cultural, viabiliza reflexões acerca de temas universais, além de operacionalizar nos estudantes competências múltiplas. Com base nisso, delineia-se o seguinte problema: de que maneira a poesia pode potencializar as habilidades de leitura e de escrita de estudantes do Ensino Fundamental Anos Finais em uma escola pública baiana na perspectiva da consolidação de um letramento literário, cultural e social do aluno refletidos no Indice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB)? E é desse ponto que esta pesquisa emerge, tendo como objetivo geral investigar como a poesia pode potencializar as habilidades de leitura e escrita de estudantes do Ensino Fundamental Anos Finais em uma escola pública baiana, com vistas à consolidação de um letramento literário, cultural e social, refletido na melhoria dos indicadores de aprendizagem. Para tanto, metodologicamente, optou-se por um estudo de caso de um projeto literário implementado entre 2020 e 2024 em uma escola pública baiana, cuja comunidade escolar foi consultada por meio de uma pesquisa de campo, com aplicação de questionários pelo Google Forms junto a gestores, professores e alunos sobre a importância desse projeto. Além disso, empreendeu-se aqui junto a metodologia de estudo de caso, duas categorias de análise – a pesquisa bibliográfica de cunho descritivo-exploratório e natureza qualitativa, com coleta de dados realizada a partir de bases de dados eletrônicas; somado a isso, realizou-se uma pesquisa documental, com abordagem qualitativa, tomando como base de análise um projeto de intervenção como corpus literário e os documentos educacionais oficiais (DCRB, BNCC, PPP). A fundamentação teórica em que este estudo se apoia está tracejada pelos conceitos de letramento literário abordados por Rildo Cosson (2021), Graça Paulino (2021) e Magda Soares (1997); dentre outros autores e termos afins. Da revisão literária à análise do estudo de caso e questionários aplicados, evidenciou-se que, por meio da inserção do texto poético em sala de aula, tornam-se possíveis conexões entre a literatura e as realidades dos alunos, vez que, engajados e criticamente conscientes, viabiliza-se aos alunos o letramento de cunho não apenas literário, mas também social e cultural. Assim, conclui-se que as práticas de leitura e escrita de poesia operacionalizam a humanização do ensino e a amplificação das experiências literárias, o que possibilita o florescimento da imaginação, da criatividade, da empatia entre os sujeitos; ademais, também se torna viável a formação de uma identidade cultural e crítica dos alunos, podendo aprimorar políticas públicas para a mitigação da evasão escolar e do aperfeiçoamento dos números do IDEB.


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RIBEIRO, Luana Barbosa. Ao ritmo dos versos da história, da memória e das identidades: a poesia como estímulo na consolidação do letramento literário, cultural e social do aluno. Orientador: Nerivaldo Alves Araujo. 2025.151 f. Dissertação ( Mestrado em Estudo de Linguagens)-Departamento de Ciências Humanas, Universidade do Estado da Bahia, Salvador, 2025.
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