Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado Acadêmico) em Estudo de Linguagens (PPGEL)
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- ItemSomos feministas ! subjetividades e discursos de sexualidade em perfis de mulheres ativistas no Instagram (2020-2021)(Universidade do Estado da Bahia, 2024-12-18) Almeida, Beatriz Souza; Pinheiro, Lidiane Santos de Lima; Sobral, Gilberto Nazareno Teles; Machado, Rosemeri Passos BaltazarEsta dissertação aborda o tema do feminismo no Instagram a partir dos Estudos Discursivos Foucaultianos. Os discursos materializados nos perfis selecionados como corpus de pesquisa são analisados sob o prisma das relações de saber-poder que atravessam a sexualidade, o corpo e a vida das mulheres. A discussão teórica e as análises apresentadas aqui derivam das asserções e contribuições de Michel Foucault à Análise do Discurso, sobretudo no que diz respeito ao discurso enquanto prática, ao enunciado enquanto função e as formas de ser governado por uma série de dispositivos que funcionam no interior das instituições. No contexto de uma sociedade cada vez mais conectada, o Instagram se torna um espaço crucial para a expressão de vozes que, muitas vezes, encontram pouca ressonância nos meios de comunicação tradicionais, assim, o Instagram é tomado conceitualmente enquanto um espaço heterotópico que refrata os discursos oriundos do espaço tópico presencial, assim, o objetivo geral dessa dissertação é identificar de quais modos se constituem as subjetividades das mulheres ativistas no Instagram a partir da relação entre o feminismo e o dispositivo de sexualidade. As principais obras de Michel Foucault que compõem o escopo teórico dessa dissertação são A Arqueologia do Saber (2008a), O corpo utópico: As Heterotopias (2013a), O que é a Crítica? seguido de A Cultura de Si (2015), Em Defesa da Sociedade (1999b), Segurança, Território, População (2008b) e O Governo de Si e dos Outros (2010). O corpus é composto das publicações dos perfis de dez mulheres no Instagram no período de 2020 e 2021. As publicações são organizadas em regularidades e organizadas em séries enunciativas e então analisadas dentro de um quadro discursivo. A metodologia utilizada centra-se no método arqueogenealógico foucaultiano que permite rastrear a emergência dos discursos na história e estabelecer associações entre as práticas já estabelecidas através da análise das relações de saber-poder. Os resultados apontam para a clivagem do exercício do poder sobre o corpo das mulheres mesmo que no espaço heterotópico do Instagram, contudo, formas de resistir aos modos de governo também lhes são possíveis, assim conclui-se, que as mulheres empreendem um agir criticamente na atualidade, mesmo que de maneira inconsciente, como meio de resistência. Ademais os resultados clivam para o diagnóstico de um exercício da cidadania pela parresía mobilizada a partir do feminismo.
- ItemAula aprendizagem: sequência didática a partir de fontes escolares(2024-09-30) Barbosa, Ellen SantosOlá, professor. Que alegria poder compartilhar com você essaSequência Didática (SD)! Ela é o resultado do produto final da minhadissertação intitulada: “Da Invisibilidade ao Uso Pedagógico: UmaProposta para a Utilização dos Arquivos-Escolares”. Convido-lhe aacessá-la na íntegra, através do site do PPGELS(https://www.ppgels.uneb.br/teses-dissertacoes/), pois é lá que vocêterá acesso a uma discussão mais aprofundada sobre a utilização dosarquivos-escolares como ferramenta de aprendizagem para aconstrução do conhecimento histórico. Esse Produto Educacional foi pensado como um instrumento didáticopara apoiá-lo em suas aulas, deixando-as mais significativas, visto quepartiremos de fontes históricas próximas à realidade do seu aluno,reforçando assim o interesse dele pelo conteúdo, o desenvolvimento desua criticidade e a construção do conhecimento histórico. O arquivo-escolar salvaguarda memórias significativas sobre astrajetórias das instituições escolares. Dessa forma, não podemos deixarque o arquivo-escolar continue com o estigma de arquivo-morto. EssaSequência Didática (SD) apresentada é uma sugestão de sete passospara os estudantes do Ensino Fundamental II, consiste em um materialque permite adaptações a partir da realidade de cada instituição, afinalcada escola é única. Convido você, professor (a), a ressignificar suas aulas de História, o (a)encorajo a conhecer os documentos presentes no arquivo-escolar desua instituição e preparar uma aula diferente, em que seus estudantesvão se sentir parte da História, seguindo pistas e vestígios de fonteshistóricas que recontam a trajetória da sua instituição e de suacomunidade. Por The National Archives UK - The National Archives UK, CC Para início de conversa... Bom trabalho!
- ItemA casa de farinha é a nossa casa: saberes matemáticos locais dos produtores de farinha e polvilho de Ibiassucê-BA(UNEB, 2024-09-17) Novais, Jackeline Maria Almeida; Miguel, Antonieta; Araújo, Ginaldo Cardoso de; Araujo , Claudia Alessandra Costa de; D'Esquivel, Márcio OliveiraNeste texto, apresenta-se o desdobramento da pesquisa de mestrado intitulada "A Casa de Farinha é a Nossa Casa: Saberes matemáticos dos Produtores de Farinha e Polvilho do Município de Ibiassucê-BA". O objetivo dessa pesquisa foi o de analisar de que forma ocorrem os processos de geração, organização e difusão de conhecimentos tradicionais e ideias etnomatemáticas no interior do grupo de agricultores rurais do município de Ibiassucê-Ba que trabalham com a produção da farinha de mandioca, buscando evidenciar de que modo esses saberes podem apontar um caminho para ação pedagógica. A problemática surge da observação de que a educação formal frequentemente ignora saberes tradicionais, abordando a matemática de maneira desconectada da cultura e do contexto de vida dos estudantes. A perspectiva teórica desta pesquisa baseia-se na etnomatemática, utilizando os principais escritos de D'Ambrósio. As categorias de análise incluem saberes científicos e saberes tradicionais, destacando-se a distinção entre eles. Autores como Maria da Conceição Almeida e Teresa Vergani contribuem para a discussão sobre a transdisciplinaridade, que é essencial para as propostas metodológicas desta pesquisa. A transdisciplinaridade é abordada sob a ótica de promover um ensino que integra diferentes disciplinas e valoriza os aspectos culturais e sociais dos alunos. A pesquisa caracteriza-se como uma pesquisa de campo, onde o pesquisador se desloca para o ambiente estudado e realiza intervenções. Foram realizados dois tipos de produção de dados: observação participativa e entrevistas. Tais entrevistas foram realizadas na comunidade de Lagoa Funda Novas, com agricultores produtores de farinha e polvilho. As Casas de Farinha, onde ocorreram as observações de junho a outubro de 2023, revelaram diversos saberes tradicionais fundamentais para a pesquisa. Com base nas entrevistas e observações, foram elaboradas narrativas em formato de histórias, compondo um livro com dez narrativas históricas e três propostas de sequências didáticas pautadas pela Etnomatemática e pela transdisciplinaridade. O produto educacional resultante tem grande potencial para aplicação e replicação no ensino da matemática, promovendo uma abordagem mais crítica e contextualizada. Os principais achados desta pesquisa mostraram a importância da valorização dos conhecimentos e saberes tradicionais, evidenciando possibilidades pedagógicas para o ensino de matemática. Este novo paradigma deve se afastar da memorização e mecanização, voltando-se para questões essenciais que promovam a formação integrada do indivíduo. Professores e educadores da área de matemática devem considerar a cultura, a cidadania e os aspectos sociopolíticos dos alunos, promovendo um ensino transdisciplinar, crítico, contextualizado e pautado pelos preceitos da Etnomatemática.
- ItemRaízes e tradições: Histórias para ensinar matemática(Universidade do Estado da Bahia, 2024-09-17) Novais , Jackeline Maria Almeida Novais; Miguel, Antonieta; D'Esquivel, Márcio OliveiraEste produto educacional é fruto dos desdobramentos da pesquisa de mestrado intitulada "A CASA DE FARINHA É A NOSSA CASA: Saberes Etnomatemáticos dos Produtores Locais de Ibiassucê-BA". A pesquisa foi desenvolvida ao longo dos anos 2022 e 2023 com produtores de farinha e polvilho do município de Ibiassucê-BA, por meio de pesquisas de campo que coletaram histórias locais, agora narradas neste livro. Essas histórias, que compõem o livro, transmitem saberes e práticas culturais valiosas, ensinando-nos muito. Além disso, são apresentadas sequências didáticas que ensinam matemática a partir de uma perspectiva crítica, contextualizada e interdisciplinar. Que ao ler este livro, sinta-se inspirado como uma brisa leve que paira pelo ar. Imagine-se sentado embaixo de uma árvore, sentindo o ar fresco, ouvindo o canto dos pássaros e uma brisa suave tocando seu rosto. Que este material seja uma fonte de inspiração, e que sua criatividade o leve além destas páginas, tocando a vida de tantos queridos estudantes.
- ItemO campo léxico do trabalho em cartas de vaqueiros e negociantes ao Barão de Jeremoabo(Universidade do Estado da Bahia, 2011-12-19) Silva , Eliane Santos Leite da; Abbade, Celina Márcia de Souza; Santos, Maria Alves dos; Teixeira, Maria da ConceiçãoPretende-se através dessa dissertação apresentar uma análise lexicológica feita em documentos pessoais do final do século XIX. O corpus da pesquisa consta de 24 cartas datadas entre 1890 e 1903, enviadas ao barão de Jeremoabo, o Dr. Cícero Dantas Martins - importante figura política e um dos maiores latifundiários do Nordeste, em especial do Sertão e Recôncavo baianos do século XIX - por vaqueiros e negociantes, que estabeleciam relações trabalhistas com o Barão. O conteúdo das cartas é bastante variado, desde assuntos pessoais como pedidos de favores, questões familiares, notícias de parentes distantes, nascimentos e falecimentos, informações relacionadas à política local, até questões sociais, como notícias das condições climáticas (seca, chuvas, etc), e o andamento das produções e negociações nas lavouras e a situação do gado e de outros negócios. O levantamento do vocabulário utilizado nas cartas foi realizado a partir dos fundamentos teórico-metodológicos da Lexicologia, considerando principalmente a proposta da teoria dos campos lexicais, fundamentada na Semântica Diacrônica Estrutural de Eugênio Coseriu (1977). A fim de subsidiar os estudos da pesquisa, recorreu-se também a autores como: Biderman (2001), Vilela (1995), Geckeler (1976), dentre outros. No âmbito da pesquisa geral, foi estruturado o campo léxico do trabalho com seus respectivos microcampos (a saber, trabalhadores, animais, males dos animais, elementos da natureza, espaços geográficos, instrumentos e qualificadores) seguidos do levantamento dos significados das lexias e as respectivas ocorrências no texto, ao todo foram registradas 62 (sessenta e duas) lexias. Acredita-se, nesse sentido, ser possível proceder à identificação dos usos lexicais enquanto caracterizadores de uma comunidade, no que diz respeito as suas crenças, valores e costumes, partindo do pressuposto de que há, em toda e qualquer sociedade, uma intensa relação entre as manifestações linguísticas e as manifestações culturais.