Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado Acadêmico) em Estudo de Linguagens (PPGEL)
URI Permanente para esta coleção
O Programa de Pós-Graduação em Estudo de Linguagens/PPGEL, vinculado ao Departamento de Ciências Humanas do Campus I da Universidade do Estado da Bahia, tem sua sede na cidade de Salvador/Bahia. Recomendado pela CAPES (Ofício N◦ 602-11/2005/CTC/CAPES–19/09/2005), foi implantado em 2006, ofertando o Curso de Mestrado. Na avaliação do quadriênio 2013-2016, alcançou a nota 4, obtendo, em 2020, a aprovação do curso de Doutorado. Recomendado pela CAPES e reconhecido pelo Ministério da Educação através da Portaria 997, de 23/11/2020, publicada no D.O.U. de 24/11/2020, o Doutorado tem início em 2021.
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- ItemA transposição didática da coesão pronominal em livros didáticos do ensino fundamental(Universidade do Estado da Bahia, 2024) Souza, Laíssa Cardoso de; Santos, Marcos Bispo dosA presente pesquisa buscou investigar o processo de Transposição Didática (TD) da coesão pronominal em livros didáticos. Para isso, foi adotado o modelo da pesquisa pedagógica proposto por Altet (2000) e Santos (2020), que se distingue da pesquisa social aplicada à educação por estar efetivamente comprometida com a compreensão dos processos de ensinoaprendizagem. Santos (2020) enfatiza que para a pesquisa pedagógica alcançar seus objetivos precisa considerar a variável didática, sem a qual a compreensão das especificidades de uma disciplina ficaria prejudicada. Como referencial teórico adotou-se a Didática da língua, ciência emergente que estuda e produz conhecimento sobre o ensino de línguas (Dolz; Gagnon; Decândio, 2014). A TD é um dos seus elementos estruturantes que abrange desde a elaboração teórica e política de conceitos e procedimentos de ensino (TD externa) à interação entre professor e aluno na sala de aula (TD interna). A pesquisa foi dividida em duas fases, uma bibliográfica e outra documental. A primeira teve como objetivo mapear as concepções teóricometodológicas que orientam a descrição/explicação dos mecanismos de coesão pronominal e as propostas pedagógicas dele decorrentes. Na primeira fase da pesquisa documental, objetivouse investigar como se deu a TD da coesão pronominal na BNCC. Na segunda fase, foi feita uma análise de uma coleção de livros didáticos dos anos finais do Ensino Fundamental aprovada pelo PNLD do ano de 2020, com o objetivo de verificar a TD da coesão pronominal nesse material didático. Para realizar a análise das atividades, apropriamo-nos das categorias de análise propostas por Bispo (s/d)), que incluem: transposição didática, unidade didática, progressão das aprendizagens. Essas categorias fornecem uma base estruturada para identificar e avaliar aspectos fundamentais do processo de ensino-aprendizagem. Além disso, permitem uma reflexão crítica sobre a estrutura, a intencionalidade e a progressão das aprendizagens, garantindo que estejam alinhados com os objetivos educacionais estabelecidos. Os resultados demonstraram que, apesar do esforço em alinhar-se às orientações curriculares, os conteúdos relacionados à coesão pronominal aparecem de forma fragmentada nos volumes das obras analisadas. Sobre o critério da TD, por meio do qual investigamos o processo de construção de conceitos envolvidos na coesão pronominal, notamos que a coleção evita o uso de conceitos advindos da LT. Em relação ao critério da unidade didática, observou-se que os saberes relativos à coesão não são apresentados dentro de uma sequência didática lógica. Quanto ao critério da progressão das aprendizagens, notamos que há um deslocamento entre conteúdos conceituais e procedimentais, esse é um dos pontos encontrados que compromete a progressão das aprendizagens. Esses resultados levam à necessidade de reflexão sobre o papel dos materiais didáticos na promoção de um ensino de qualidade.
- ItemAdaptações de Dom Casmurro para os quadrinhos: Distintos contextos de produção e formas de criação(Universidade do Estado da Bahia, 2025-05-12) Santos, Alcione Sacramento dos; Oliveira, Sayonara Amaral de; Silva , Márcia Rios da; Silva, Tiago Barbosa daEsta Dissertação tem por objetivo analisar duas adaptações para histórias em quadrinhos (HQs) do romance Dom Casmurro, de Machado de Assis, ambas publicadas em 2012 e com títulos homônimos ao do romance machadiano: uma adaptação foi produzida pela Editora Ática, assinada por Rodrigo Rosa e Ivan Jaf, sendo a outra de responsabilidade da Editora Devir, com autoria de Felipe Greco e Mário Cau. A pesquisa investiga as interpretações e os desafios que emergem na transposição do romance adaptado para a linguagem híbrida dos quadrinhos, explorando a tensão entre fidelidade ao texto fonte e liberdade criativa, sem perder de vista as influências dos contextos editorial e cultural. Nesse sentido, discute-se a relevância das adaptações no ambiente educacional, considerando as demandas do mercado para a publicação de clássicos literários em formato de HQ, especialmente após a entrada dessas obras canônicas em domínio público. Além disso, é analisado o papel das legislações educacionais e dos programas governamentais, como o PNBE, na valorização e disseminação de adaptações voltadas ao espaço escolar. O estudo também examina as escolhas estéticas dos autores das HQs, em seus processos criativos, e como essas escolhas impactam na construção de suas respectivas produções. A análise se ancora em teorias da adaptação, conforme discutidas por Linda Hutcheon (2013), e problematiza a noção de fidelidade adaptativa à luz das reflexões de Robert Stam (2006). Complementarmente, fundamenta-se nas contribuições de Scott McCloud (2005; 2008) e Will Eisner (2010) sobre a gramática visual dos quadrinhos e a narrativa gráfica. Entre outros estudiosos trazidos ao diálogo neste estudo, conta-se também com as ideias de Nicolas Bourriaud (2009) sobre o conceito de pós-produção, o qual é aqui tomado para enriquecer as reflexões acerca da prática da adaptação na contemporaneidade. Em termos comparativos, considerando os distintos contextos de produção das duas HQs em análise, bem como as propostas estéticas de seus respectivos autores, constata-se que a obra de Felipe Greco e Mário Cau, produzida pela Editora Devir, explora uma autonomia criativa muito superior àquela apresentada na obra assinada por Rodrigo Rosa e Ivan Jaf, publicada pela Editora Ática.
- ItemIndígena em contexto periférico: denúncia e diálogo nas múltiplas vozes do cacique Juvenal Payayá(Universidade do Estado da Bahia, 2025-05-08) Cohim, Leiane Carla Aquino de Oliveira, Leiane; Lima, Elizabeth Gonzaga de, Elizabeth; Jesus, Suene Honorato de, Suene; Gonçalves, Luciana Sacramento Moreno, LucianaA literatura indígena brasileira contemporânea contribui para visibilização e reconhecimento da diversidade cultural, respeito aos saberes ancestrais, reafirmação de identidades e luta pela defesa de direitos dos povos originários. Nesse contexto, situa-se o escritor e Cacique Juvenal Payayá, residente na Chapada Diamantina - BA, autor de obras em prosa e em verso, dentre as quais se destaca roda de prosa na periferia Anti-história (2022), corpus desta dissertação. Tal escrito coaduna de forma intertextual com poemas autorais, em que é reforçado o tom de denúncia contra a opressão e contra a marginalização de indígenas em contexto urbano, possibilitando a escuta de vozes periferizadas pelo poder hegemônico por meio de uma linguagem marcada pela crítica, ironia e humor, em que se evidenciam traços da metapoesia, metaliteratura e intratextualidade. Diante da presença do termo periferia na constituição do título da obra, emergiu a seguinte pergunta norteadora: sendo Juvenal Payayá escritor indígena e, portanto, inserido no cenário da literatura indígena brasileira contemporânea, a que periferia ele se refere? Assim, este estudo busca investigar como o autor aborda o indígena na condição de sujeito periférico e parte das contribuições de estudiosos(as) do tema da periferia, como Nascimento (2008), Reyes (2011) e D’Andrea (2013). Payayá provoca reflexões em perspectiva contra-hegemônica, a partir das vivências de personagens indígenas e não indígenas circunscritos na periferia de Salvador. Nesse espaço georreferenciado, problematizam-se questões sociais que afetam povos originários em diáspora (Hall, 1996), sob a perspectiva anti-histórica do escritor/narrador indígena. Esta análise deriva de um percurso metodológico bibliográfico de natureza qualitativa, com acessos a fontes de consultas (artigos científicos, entrevistas, teses e dissertações, livros e revistas) impressas e virtuais. O aporte teórico está fundamentado em estudiosos indígenas como Graúna (2013), Munduruku (2018), Potiguara (2024) e Dorrico (2020), que apresentam importantes considerações para a compreensão da literatura indígena enquanto instrumento de resistência, autonomia e ativismo e o que ela representa para os povos originários diante de fronteiras que insistem mantê-los periferizados; Macuxi (2012), Werá Jecupé (2002) e Krenak (2022) que põem em discussão os enfrentamentos do indígena em contexto urbano, destacando impactos provenientes dessa relação, e Baniwa (2006) trazendo considerações importantes acerca dos indígenas contemporâneos. Nessa perspectiva, além de contribuir para o conhecimento da produção literária do autor e para a reafirmação da identidade do seu povo no cenário nacional, esta dissertação favorece o acervo de pesquisas no campo da literatura indígena brasileira contemporânea, difunde e valoriza a escrita de autoria indígena escrita na Bahia.
- ItemO papel das estratégias de aprendizagem e suas implicações no aperfeiçoamento da língua oral em espanhol: experiências de professores brasileiros em formação inicial(Universidade do Estado da Bahia, 2025-04-09) Salazar, Justo Pascual Torrico; Gomes , Aline Silva; Borba, Valquíria Claudete Machado; Oliveira, Aline Fonseca de; Silva, Antônio Messias Nogueira da; Santos, Marcos Bispo dosCom base nos estudos de Rubin (1975, 1987), Oxford (1989; 2017), O'Malley (1990), Cohen (1998; 2018), Gomes (2018), Griffiths (2004), Chamot (2004; 2005), entre outros, este trabalho tem como objetivo estudar as Estratégias de Aprendizagem (EAs) utilizadas por professores brasileiros de espanhol em formação inicial, a fim de aprimorar a língua oral. Os objetivos específicos são: discutir as contribuições teóricas sobre EAs; identificar as EAs empregadas por esses futuros professores para melhorar o uso da língua-alvo em espanhol; analisar suas implicações para a fluência oral no idioma; e avaliar fatores que influenciam o uso das EAs. Em termos metodológicos, a pesquisa seguiu uma abordagem qualitativa e interpretativista. Para desenvolvê-la, contamos com a colaboração de quatro alunas do 4º período de um curso de Licenciatura em Letras – Língua Espanhola e Literaturas, matriculadas em uma universidade pública do estado da Bahia. Como instrumentos e recursos de geração de dados, utilizamos questionários semiestruturados, entrevistas individuais, relatos verbais e, de modo complementar, observações em sala de aula. Os resultados deste estudo revelaram que os participantes utilizaram as estratégias diretas (em especial as de memória e as cognitivas) e indiretas (metacognitivas, afetivas e sociais). O uso de estratégias de memória, como a dramatização de palavras novas, resultou em um aumento na frequência de utilização, as participantes passaram a incorporar recursos mnemônicos para fortalecer seu aprendizado. As cognitivas, como a repetição de palavras e a prática dos sons do espanhol, apresentaram crescimento moderado, evidenciando um esforço contínuo na internalização da língua-alvo. As de compensação, que incluem a substituição de palavras desconhecidas por sinônimos, o uso de gestos e adaptações linguísticas, mostraram um decréscimo ao longo do estudo. Esses resultados sugerem que as participantes passaram a depender menos desses recursos, adquirindo maior segurança no uso direto do idioma. Já sobre as indiretas, as metacognitivas foram cruciais para o planejamento e monitoramento do aprendizado, auxiliando na definição de objetivos e na avaliação contínua do progresso. As afetivas se mostraram importantes para lidar com sentimentos de ansiedade e insegurança, comuns no uso de uma língua estrangeira. As sociais facilitaram a interação com falantes nativos, promovendo uma aprendizagem mais prática e contextualizada. Concluímos que o desenvolvimento e a aplicação de EAs eficazes são fundamentais para o aprimoramento da língua oral em espanhol, sendo um diferencial no processo de formação docente. A pesquisa aponta que a integração sistemática das EAs no currículo de formação pode fortalecer a competência comunicativa dos futuros professores, proporcionando melhores condições de atuação profissional. Por último, destacamos a importância de um ensino que valorize o desenvolvimento da autonomia e da reflexão crítica sobre o próprio processo de aprendizagem.
- ItemLeitura e análise do gênero textual artigo de opinião a partir do livro didático "Se liga na língua": uma contribuição para a formação do leitor(Universidade do Estado da Bahia, 2025-04-28) Lopes, Maria das Graças; Nascimento, Daniela Galdino; Santos, Oton Magno Santana dos; Oliveira, Rogério Soares deO presente estudo tem a finalidade de analisar como o gênero textual artigo de opinião é tratado no livro didático da coleção Se Liga na Língua - 9º Ano e como isso contribui para a formação de leitores críticos e interativos. A leitura é um processo fundamental para a construção do leitor. É fato que as dificuldades existem, mas ela traz possibilidades de novos saberes e novas aprendizagens e um dos principais instrumentos de trabalho e apoio pedagógico é o livro didático (LD). Responsável por contextualizar gêneros textuais, gramática e linguística, é por meio deste instrumento que se pode fazer uma leitura diária, análises e questionamentos, desenvolver habilidades, obter conhecimento para participar de discussões e interagir com outras pessoas. Assim sendo, o problema de pesquisa partiu da seguinte questão: Como o LD Se Liga na Língua, manual utilizado pelo 9º Ano, aborda a questão da leitura e análise do gênero textual artigo de opinião e de que forma contribui para a formação de leitores? Para a resolução de tal questionamento, foram elencadas três categorias de análise: a) a linguagem presente no texto artigo de opinião; b) a relação entre textos do campo jornalístico-midiático; c) a importância do gênero textual artigo de opinião na formação do leitor. Além disso, a presente pesquisa também amplia o conhecimento sobre os gêneros textuais e sua funcionalidade no contexto social, conceitua o gênero textual e sua tipologia, analisa a evolução histórica do livro didático e seus impactos no ensino da leitura e investiga a contribuição da leitura na formação do leitor. O percurso metodológico adotado se deu a partir de uma pesquisa documental complementada com a pesquisa bibliográfica, embasada por teóricos como: Bakhtin (2003; 2010), Marcuschi (2002; 2008), Koch e Elias (2006), dentre outros que tratam de reflexões acerca da leitura e gêneros textuais. Os pontos analisados concluíram que o gênero textual artigo de opinião contido no LD Se Liga na Língua - 9º Ano apresenta elementos relevantes à produção, leitura e análise que são necessários à formação de leitores críticos e participativos. Portanto, as atividades de leitura propostas pelo LD promovem a argumentação e estimulam a interpretação crítica de textos jornalísticos por parte dos leitores.