Alfabetização e ludicidade: as contribuições de jogos contextualizados para a convivência com o Semiárido na aprendizagem de crianças nos anos iniciais de escolarização
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Resumo
Este memorial trata da escrita teórico-metodológica do trabalho de conclusão do curso de licenciatura em pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia- Campus III. Em que descreve o produto pedagógico chamado Bingo FonoLúdico do Semiárido, um jogo que tem como objetivo discutir as contribuições acerca de jogos lúdicos e contextualizados para convivência com o Semiárido brasileiro, dentro do processo de alfabetização/letramento, a fim de ajudar no desenvolvimento da consciência fonológica dos alunos, este foi experienciado em uma escola pública no município de Juazeiro-BA. A pesquisa tem natureza qualitativa, com abordagem exploratória. O bingo foi aplicado em uma turma de 25 alunos do Ensino Fundamental I, além de uma entrevista realizada com a professora após a aplicação do jogo e rodas de conversas com os alunos. Através da análise desses dados, foi observada uma interação espontânea e significativa por parte da turma e da professora, que culminou em resultados positivos onde concluímos que os jogos lúdicos- contextualizados com a realidade das crianças, possuem um papel fundamental no processo de alfabetização/letramento, contribuindo veemente para uma educação mais inestimável e dinâmica, proporcionando assim um ensino de mais qualidade.