Klaus Peters como agente socioespacial em Praia do Forte – Bahia: entre 1970 e 2010

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Data
2012-03-29
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Universidade do Estado da Bahia
Resumo

O espaço urbano é umreflexo da sociedade, nele as classes sociais vivem e se reproduzem, é cenário de lutas sociais, que visam o direito à cidade. Como é fragmentado e articulado, o espaço urbano capitalista é caracterizado por ser desigual e mutável, já que a sociedade é dinâmica. É constituído por diferentes usos da terra, e cada um deles pode ser visto com uma forma espacial, que são produzidas por agentes concretos que atuam constantemente num processo de reorganização do espaço através da incorporação de novas áreas, deterioração de outras, etc. Baseado em tais fatos, pretende-se estudar as ações de Klaus Peters em Praia do Forte já que o mesmo foi identificado como principal agente socioespacial. Ao chegar à humilde vila de pescadores, o empresário reconhece as belezas naturais da região e idealiza umpólo turístico de nível internacional. A produção do espaço em Praia do Forte inicia com a contratação de um Master Plan para a antiga fazenda, cujo objetivo principal era além de criar o mega empreendimento turístico, controlar a expansão da área além de modelar de acordo com os interesses do capital privado. O modelo implantado, exclui e reprime a sua cultura original, transforma a vila num ambiente cenográfico, fruto da total ação da especulação imobiliária e da omissão do poder público no decorrer da história.


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SANTOS, Camila Suelen Araújo. Klaus Peters como agente socioespacial em Praia do Forte – Bahia: entre 1970 e 2010. Orientadora: Rosali Braga Fernandes. 2012. 87f. Trabalho de Conclusão (Bacharelado em Urbanismo), Departamento de Ciências da Terra, Campus I, Universidade do Estado da Bahia, Salvador, 2012.
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