Cadastro dos Pólos Geradores de Operações de Carga e Descarga (PGOCD) como ferramenta ao planejamento de transportes: estudo de caso da cidade do Salvador (BA)

Carregando...
Imagem de Miniatura
Data
2020-03-16
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade do Estado da Bahia
Resumo

Os Polos Geradores de Operações de Carga e Descarga (PGOCD) são uma classificação dada aos Polos Geradores de Tráfego (PGT) definidos segundo a Lei do Ordenamento do Uso e da Ocupação do Solo (LOUOS) de 2012 de Salvador (BA). Esta classificação trata especificamente dos polos capazes de atrair movimentação de carga e descarga de mercadorias. Tendo em vista o cadastro técnico como um instrumento de registro dos elementos espaciais que representam a estrutura urbana, esta é uma ferramenta que pode auxiliar ao planejamento de uma cidade por conter informações setoriais sobre temas específicos, os quais, a partir da inter-relação de dados, é possível ter uma visão mais ampla dos problemas urbanos. Desta forma, o seguinte trabalho tem como objetivo investigar a utilização do cadastro técnico dos PGOCD como uma ferramenta ao planejamento de transportes na cidade do Salvador, auxiliando assim a uma melhor e mais eficiente gestão urbana municipal. O cadastro foi feito a partir da ferramenta Quantum Gis (QGIS) versão 3.4.12, subdivido em 4 fases, e a partir disto produzidos mapas dos PGOCD e suas respectivas análises. A partir das análises, foi possível ter uma visão mais ampla do funcionamento do transporte de carga em Salvador, além da importância de se planejar a instalação dos PGOCD, buscando prevenir futuros impactos sobre a circulação viária na cidade. Por fim, foi proposto medidas para auxiliar numa melhor gestão do transporte de carga e do processo de carga e descarga na cidade.


Descrição
Palavras-chave
Citação
MEIRELLES, Matheus Santana de. Cadastro dos Pólos Geradores de Operações de Carga e Descarga (PGOCD) como ferramenta ao planejamento de transportes: estudo de caso da cidade do Salvador (BA). Orientador: Agripino Coelho Neto. 2020. 140f. Trabalho de Conclusão (Bacharelado em Urbanismo), Departamento de Ciências da Terra, Campus I, Universidade do Estado da Bahia, Salvador, 2020
Palavras-chave