Intervenções na educação básica com base no pensamento computacional: o ambiente #include
Data
Autores
Orientador
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo
Os meios digitais influenciam nossas vidas com uma relevância progressiva desde o seu surgimento. No processo evolutivo humano mudamos a forma de nos relacionar com o mundo a partir do desenvolvimento das redes de conexões suportadas pelas tecnologias de comunicação. Essas transformações não deixam de notar-se significativas também na área da Educação, tendo como um forte conceito em evidência o pensamento computacional. Este trabalho está inserido na temática de compreensão do potencial do pensamento computacional à aplicação na Educação Básica, tendo como objeto de estudo a concepção de uma solução pedagogicamente orientada e idealizada para promover intervenções com foco no desenvolvimento do pensamento computacional na Rede Pública de ensino, notadamente carente de iniciativas nessa área. Com base nas investigações e achados científicos disponíveis sobre o tema, e apoiada na metodologia de pesquisa Pesquisa-aplicação (conhecida também como Design Based Research – DBR), um ambiente de intervenção educacional foi projetada e implementada conforme os ciclos avaliativos dessa metodologia – o ambiente #INCLUDE. Os resultados medidos qualitativamente por meio da participação direta de especialistas na área de Educação e de professores com atuação e experiência na Educação Básica demonstram que a proposta é potencialmente promotora de intervenções reais, planejadas e desenvolvidas por professores das etapas dos Ensinos Fundamentais e Médio a partir do emprego efetivo das Tecnologias de Informação e Comunicação – TIC.