Estudo da reconfiguração e da valorização imobiliária na área do cabula em Salvador-Bahia: uma análise entre 1970 e 2008

Nenhuma Miniatura disponível
Data
2009-09-03
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade do Estado da Bahia
Resumo

Este trabalho demonstra que o espaço urbano nas cidades brasileiras é caracterizado por usos diferenciados do solo, e resultado de uma produção da ação dos agentes de desenvolvimento urbano que tem como objetivo satisfazer os seus interesses, dentre eles, obter renda a partir da terra urbana. É a partir dessa observação que se compreende o estudo da área do Cabula, na cidade de Salvador, em que uma parcela da terra urbana, inicialmente com pouco valor e sem infraestrutura, sofreu intervenção do Estado, em relação a disponibilização de infraestrutura urbana e serviços públicos, e teve seus benefícios aproveitados pelos demais agentes que também atuam na construção da morfologia urbana, principalmente no que concerne à questão da valorização imobiliária e fundiária. Com isso, destaca-se em que medida os agentes públicos e privados contribuíram para a atual configuração fundiária, morfológica e econômica do Cabula.


Descrição
Palavras-chave
Citação
MAGALHÃES, Iara de Araújo. Estudo da reconfiguração e da valorização imobiliária na área do cabula em Salvador-Bahia: uma análise entre 1970 e 2008. Orientadora: Liliane Ferreira Mariano da Silva. 2009. 77f. . Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Urbanismo) - Departamento de Ciências Exatas e da Terra, Campus I, Universidade do Estado da Bahia. Salvador- BA, 2009.
Palavras-chave