Estudo da viabilidade de aplicação de medidas de gerenciamento da mobilidade em campi universitário: estudo de caso do Campus I da Uneb
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Resumo
A priorização de políticas públicas voltadas ao incentivo dos transportes motorizados em detrimento dos não motorizados tem constituído papel fundamental na insustentabilidade das cidades. Este cenário torna-se bastante visível quando se observa isoladamente um pólo gerador de viagens, neste caso o Campus I da UNEB, que em escala menor vem reproduzindo a mesma consciência imposta pelo planejamento dos transportes e consequentemente os mesmos impactos negativos decorrentes desta escolha. Por este motivo, a universidade tem enfrentado diversos problemas de circulação em função da desigualdade de infra-estrutura disposta para o deslocamento de pedestres e ciclistas. Visando contribuir para minimizá-los, o presente trabalho busca analisar experiências de gerenciamento da mobilidade e microacessibilidade em instituições de ensino superior (internacionais e nacionais) com intuito de fornecer bases para possíveis intervenções. Especialmente para atingir o objetivo proposto, são selecionadas dentre as experiências apresentadas medidas de incentivo ao transporte não motorizado, visando identificar de acordo com a percepção de membros representativos da comunidade universitária a ordem de prioridade para implementação das mesmas a curto prazo no Campus.