Distribuição espacial das queimadas no semiárido: análise dos focos de calor em Mucugê (BA), entre o período de 2000 a 2022

Imagem de Miniatura
Data
2024-08-09
Autores
Araújo, Laysla Karolline Silva
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade do Estado da Bahia
Resumo

Queimadas são ocorrências ambientais, decorrente de ignição espontânea ou provocada, comprometendo a fauna, a flora e todos os elementos integrantes da paisagem, recorrentes ou não, e que causam danos ambientais, sociais e econômicos. Nesta dissertação buscou-se compreender a distribuição espacial dos focos de calor no município de Mucugê (BA), região que compreende uma área na zona de amortecimento e entorno do Parque Nacional da Chapada Diamantina, no semiárido baiano. Foram utilizados os dados públicos observacionais da superfície no BDQUEIMADAS, entre os anos de 2000 a 2022, perfazendo um período analisado de 22 anos. Estes dados foram espacializados, sendo compilado o grau de severidade com imagens orbitais selecionadas do satélite AQUA - EOS PM. Como parâmetros analisados, foram verificados os períodos com maior ou menor incidência de focos de calor associadas à vegetação, uso e ocupação do solo, declividade, hipsometria e densidade de vias. Observou-se no período de 22 anos, cerca de 1.001 focos de calor no município de Mucugê, sendo a maior ocorrência de focos de calor na área do PNCD. Como há riscos potenciais de ignição e propagação de queimadas na área analisada, associada a área do PNCD, há a demanda clarividente de lacunas na regulação ambiental de considerar o fator risco de queimadas como requisito para estudos futuros, minimizando perdas socioeconômicas e ambientais, e ao bioma Caatinga.


Descrição
Palavras-chave
Citação
ARAÚJO, Laysla Karolline Silva. Distribuição espacial das queimadas no Semiárido: análise dos focos de calor em Mucugê (BA), entre o período de 2000 a 2022. Orientador: Sirius Oliveira Souza. 2024. 73f. Dissertação (Mestrado em Estudos Territoriais) – Departamento de Ciências Exatas e da Terra (DCET I). Universidade do Estado da Bahia, Salvador, 2024.
Palavras-chave