Experiência de uma Educação Contextualizada: Limites e Avanços da Educação do Campo.
Data
Autores
Orientador
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo
Estudar sobre a educação do campo é romper antigos conceitos e consolidar esta nova etapa como atendimento educacional, por meio de uma prática que reconheça os povos do campo como sujeitos de direitos. Neste trabalho discuti se os limites e avanços da educação do campo em nosso semi-árido, trazendo uma reflexão a respeito de uma experiência contextualizada e alternativa, desenvolvida pelos docentes da região de Antônio Gonçalves. A pesquisa foi feita através de uma metodologia com caráter qualitativo, por considerar que ela apresenta aspectos técnicos metodológicos que possibilitam uma melhor apropriação dos elementos a serem estudados neste trabalho. O trabalho encontra-se pautado pelos instrumentos de coleta de dados, questionário fechado e aberto para professores (as); observação do cotidiano dos (as) alunos (as) na escola, assim como a prática dos educadores e diário de bordo, utilizado para anotações dos acontecimentos observados nos espaços investigados. Para fundamentarmos os conceitos adotados durante a produção deste trabaho e as opções metodológicas, buscamos aportes teóricos de autores como Arroyo (2008), Bof (2006), Brandão (1980), Baptista (2003), Dias (2006), Fernandes (2004), Fiorentini (2006), Freiri (1997), Leite (2002), Martins (2006), Reis (2004). Os resultados da pesquisa permitiram destacar a importância de pensar numa proposta de educação já experenciada e contextualizada alicerçada nas raízes que tecerão a história de vida e luta dos sujeitos que compõem o “universo” chamado campo brasileiro.