Licenciatura em Pedagogia - DEDC7

Navegar

Submissões Recentes

Agora exibindo 1 - 5 de 14
  • Item
    A Inclusão do Deficiente na Escola Regular: Um Olhar Sobre a Expectativa das Mães
    (Universidade do Estado da Bahia, 2012-03-29) Caires, Georgea Lessa; Souza , Pascoal Eron Santos de; Carvalho , Norma Leite Martins de; Lucena, Luciana da Silva Fonseca
    A inclusão tem conquistado seu espaço em acalorados debates e pesquisas, para a mudança de paradigmas educacionais que envolvam pessoas deficientes. Neste sentido, a família tem papel relevante em conjunto com os professores e a comunidade escolar. O presente trabalho teve como objetivos identificar qual a expectativa que as mães têm a respeito da inclusão de seus filhos na escola regular e através deste estudo verificar se esta inclusão já acontece na pratica com os alunos do Instituto Psicopedagógico de Senhor do Bonfim, Bahia, onde a pesquisa foi realizada. Para isto utilizamos o método qualitativo fundamentado nos autores, Bueno (1999), Gotti (2002), Mantoan (1997), Profeta (2007), entre outros. Foi realizada uma entrevista semiestruturada com as mães, que foram os sujeitos deste trabalho pode-se concluir que, a escola, assim como os professores devem, estar preparados e ao mesmo tempo preparar seus alunos não-deficientes, em conjunto com as famílias, para a aceitação e convívio com a diferença, acima de tudo respeitando o outro e a limitação de cada individuo.
  • Item
    Os Contos de Fadas na Formação do Leitor da Educação Infantil da Escola Centro de Educação Sementinha do Futuro
    (Universidade do Estado da Bahia, ) Silva, Amanda Feitosa de Freitas; Melo, Rita de Cássia Braz Conceição; Melo
    RESUMO O presente trabalho monográfico parte da importância que tem os Contos de Fadas na formação do ser humano, seja pessoal ou cognitiva e principalmente no incentivo a formação do leitor na Educação Infantil. Essa pesquisa tem como aporte teórico autores como Zilberman (1985), Coelho (2000), Bettelheim (1980), Abramovich (1997), Silva (2005), Kramer (1994), entre outros. Utilizamos a pesquisa de caráter qualitativo e como instrumento de coleta de dados a observação participante, e os questionários aberto e fechado, que nos oferecem elementos importantes para o propósito da pesquisa. A partir destes instrumentos é que foi possível notar que apesar de não utilizarem projetos direcionados a leitura os professores da Escola Centro de Educação Sementinha do Futuro fazem uso dos Contos de Fadas na sala de aula.
  • Item
    Experiência de uma Educação Contextualizada: Limites e Avanços da Educação do Campo.
    (Universidade do Estado da Bahia, ) Oliveira, Luci Cláudia Alves de; Gonçalves, Maria Elizabeth Souza; Wanderley, Simone Ferreira de Souza; Paz, Maria Glória da
    Estudar sobre a educação do campo é romper antigos conceitos e consolidar esta nova etapa como atendimento educacional, por meio de uma prática que reconheça os povos do campo como sujeitos de direitos. Neste trabalho discuti se os limites e avanços da educação do campo em nosso semi-árido, trazendo uma reflexão a respeito de uma experiência contextualizada e alternativa, desenvolvida pelos docentes da região de Antônio Gonçalves. A pesquisa foi feita através de uma metodologia com caráter qualitativo, por considerar que ela apresenta aspectos técnicos metodológicos que possibilitam uma melhor apropriação dos elementos a serem estudados neste trabalho. O trabalho encontra-se pautado pelos instrumentos de coleta de dados, questionário fechado e aberto para professores (as); observação do cotidiano dos (as) alunos (as) na escola, assim como a prática dos educadores e diário de bordo, utilizado para anotações dos acontecimentos observados nos espaços investigados. Para fundamentarmos os conceitos adotados durante a produção deste trabaho e as opções metodológicas, buscamos aportes teóricos de autores como Arroyo (2008), Bof (2006), Brandão (1980), Baptista (2003), Dias (2006), Fernandes (2004), Fiorentini (2006), Freiri (1997), Leite (2002), Martins (2006), Reis (2004). Os resultados da pesquisa permitiram destacar a importância de pensar numa proposta de educação já experenciada e contextualizada alicerçada nas raízes que tecerão a história de vida e luta dos sujeitos que compõem o “universo” chamado campo brasileiro.
  • Item
    Cultura Popular: O Artesanato de Palha da Comunidade de Jacunã
    (Universidade do Estado da Bahia, ) Vieira, Valdemilson dos Santos; Souza, Pascoal Eron Santos de
    O presente trabalho discute sobre o artesanato de palha da comunidade de Jacunã, enfatizando na perspectiva dos artesãos a sua importância social, cultural e também comercial. O artesanato é uma tradição cultural passada de geração em geração, expressando, modos, costumes, crenças, formas, estilos, simbolizando o fazer de um povo. O fazer artesanato está ligado à raiz cultural do artesão, mas o que realmente marca o objeto artesanal é a identidade local, a cultura que se expressa através dele. A cultura conservada pelas comunidades é acima de tudo a conservação de sua própria história, de suas raízes, seu cotidiano. Contudo, o tempo e as transformações sociais que ocorrem tornam o processo difícil e aos poucos os saberes populares vão se perdendo, no entanto, trabalhar e divulgar o artesanato e seus processos é uma forma de manter viva a cultura de uma região. Diante disso, destacamos o objetivo desse trabalho: analisar como os artesãos se identificam como sujeitos integrantes de uma manifestação da cultura popular e como o artesanato de palha é importante para a comunidade de Jacunã. Realizamos a pesquisa de natureza etnográfica, cujos instrumentos de coleta de dados foram à observação participante, o questionário fechado e a entrevista semi-estruturada. As falas dos sujeitos evidenciaram as peculiaridades que envolvem a produção artesanal e todo o seu processo desde a retirada da matéria prima até a comercialização. Assim comprovamos a relevância do artesanato de palha que além de ser um elemento cultural, apresenta-se como alternativa ocupacional. Este como atividade econômica concentra hoje, um significativo número de artesãos que através do trabalho transformam matérias-primas em produtos artísticos culturais, registrando o fazer e o saber de um povo.
  • Item
    A Literatura no Imaginário Infantil
    (Universidade do Estado da Bahia, ) Moreira, Valci Soares da Silva; Golçalves, Maria Elizabethe Souza
    Esse trabalho de conclusão de curso teve como objetivo identificar as compreensões dos professores da educação infantil do Centro Estudantil Fundame (CEF) sobre a Literatura Infantil e a Importância de Contar Historias no desenvolvimento cognitivo dos alunos. Essa pesquisa teve como aporte teórico: Coelho (2000), Pires (2000), Bettlheim (2007), Abramovich (1989), Lajolo e Zilberman (2004), Gentille e Alencar (2005), Ludke e Andre (1986), Cruz Neto (1994), Gil (1991), Minayo (2004), Machado (2001), e tantos outros que nos deram embasamento teórico para a realização dessa pesquisa. A metodologia utilizada foi à qualitativa, por nos possibilitar uma maior interação com os sujeitos. Tivemos como instrumentos de coleta de dados: observação participante, questionário fechado, e a entrevista semiestruturada. Com o auxilio desses instrumentos conseguimos fazer algumas reflexões sobre a problemática proposta, onde constatamos que a maioria dos sujeitos da pesquisa compreende a importância da literatura infantil no desenvolvimento cognitivo das crianças, porém, a freqüência com que esses momentos de prazer e aprendizado ocorrem e de maneira esporádica, e descompromissada, por parte de algumas professoras. Contudo, ressaltamos que algumas professoras procuram realizar um trabalho criativo, dinâmico, porém ainda há um longo caminho a percorrer, no sentido uma prática mais consciente, que alcance os alunos e suas vivencias de modo integral.