Licenciatura em Pedagogia - DEDC7

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    Processo de inclusão de uma criança autista na educação infantil: um relato de experiência.
    (Universidade do Estado da Bahia, 2025-07-04) Araújo, Jocicleia de Souza; Souza, Pascoal Eron Santos de; Paixão, Elisa Gomes da; Reis, Ana Cecilia dos
    O presente trabalho tem por objetivo refletir sobre o processo de inclusão de criança com Transtorno do Espectro Autista (TEA) na educação infantil. As reflexões foram construídas a partir de um relato de experiência vivenciada como mediadora escolar em uma instituição educativa. As observações e análises iniciais foram sistematicamente registradas em um diário de bordo, instrumento indispensável para transformar em conhecimento as impressões vivenciadas na escola e que serviram de base para a construção deste relato. Neste artigo, são apresentados desafios, estratégias pedagógicas e avanços significativos nas áreas da comunicação, interação e socialização de uma criança com TEA. A experiência demonstrou que o processo de inclusão exige, por parte dos profissionais da escola, um olhar atento, sensível e planejado, capaz de reconhecer e respeitar as singularidades da criança. A mediação afetiva, o vínculo com a professora e o uso de práticas lúdicas e individualizadas foram essenciais para o progresso do estudante com TEA. Os resultados aqui registrados podem contribuir com o processo de formação de educadores, sobretudo ao apresentar experiências concretas de práticas pedagógicas efetivamente realizadas com uma criança atípica, incentivando futuras pesquisas e debates sobre a inclusão na educação infantil.
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    Ludicidade e Psicomotricidade : Construindo Bases Sólidas no Ensino Fundamental
    (Universidade do Estado da Bahia, 2025-07-24) Silva, Ellen Roberta Ferreira da; Melo, Rita de Cássia Braz Conceição; Souza, Pascoal Eron Santos de; Moraes, Vitória Lima Oliveira
    O presente artigo tem como objetivo identificar e analisar como a integração da ludicidade e da psicomotricidade pode contribuir para a construção de bases sólidas no processo de aprendizagem nos anos iniciais da educação básica. Este trabalho reflete minhas experiências anteriores e meu interesse pela área, resultado de minha trajetória acadêmica em projetos sobre ludicidade e psicomotricidade. A fundamentação teórica baseia-se nas contribuições de Vygotsky (1985) e Piaget (1976) destacando o brincar como ferramenta pedagógica e a integração entre corpo e mente no desenvolvimento infantil. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa, utilizando como instrumento de pesquisa entrevistas semiestruturadas com 7 educadores da rede pública de Pindobaçu BA. Os resultados mostram que unir a ludicidade e a psicomotricidade no dia a dia da escola contribui muito para o desenvolvimento das crianças, ajudando na coordenação motora, na convivência com os colegas, na concentração e no interesse pelas atividades. Os professores que participaram da pesquisa reconhecem essas vantagens, mas também apontam dificuldades, como a falta de espaços apropriados, poucos materiais disponíveis e a necessidade de mais preparo específico para trabalhar essas práticas.
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    Memória de Velhos
    (Universidade do Estado da Bahia, 2010-03-24) Pinto, Cristiane Batista; Paz, Maria Glória da; Campos, Ana Maria; Barros, Beatriz; Franco, Sandra Fabiana Almeida
    Neste trabalho foram colhidas e analisadas memórias de velhos. Utilizamos a abordagem da História Oral como metodologia. Foram realizadas entrevistas com quatro depoentes, o Sr. João Xavier Dias, o Sr. Raul Gomes, a Srª Edvalda Maria de Jesus e a Srª Joselita Roque da Silva, moradores do Lar dos Idosos Fabiano de Cristo, localizado em Senhor do Bonfim, em março de 2009. Dentre as lembranças evocadas figuraram as referentes à família, destacandose pais, irmãos e convivência, à infância, especialmente espaços, amigos e brincadeiras, e à escola, citadamente localização, professores, colegas, atividades de ensino, brincadeiras castigos e festas. Para a análise nos valemos especialmente das propostas de Halbwachs (2006), Bosi (1994) e Pollak (1989).
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    Fracasso escolar no semiárido: os resultados do ideb na microrregião de senhor do bonfim na perspectiva dos dirigentes municipais e estadual da educação.
    (Universidade do Estado da Bahia, 2010-03-23) Santos, Maisa Borges da Silva; Almeida, Suzzana Alice Lima; Wanderley, Simone Ferreira; Machado, Paulo Batista
    Tendo como referência as notas do IDEB dos anos de 2005 e 2007, a presente pesquisa tem como objetivo identificar os possíveis fatores provocadores do fracasso escolar, apontadas nos resultados apresentados pelo INEP/MEC, na perspectiva dos dirigentes municipais e estadual de educação da microrregião de Senhor do Bonfim. Considerando o contexto em que a microrregião está inserida, o estudo é embasado por elementos que estão presentes no currículo adotado por essa região e como esses mesmos elementos influenciam nas discussões e produções políticas, sociais, culturais, ideológicas e educacionais do semiárido, evidenciando principalmente os estereótipos que permeiam a forma de se pensa, e, consequentemente, administrar a educação nesse espaço e que consequentemente podem estar contribuindo para as baixas notas no IDEB nesse território. A pesquisa buscou aportes teóricos em Patto (1999), Fernandes (2007), Martins (2004), Forgiarini, Silva (2009), Albuquerque Junior (2001) entre outros, e utilizou como paradigma de pesquisa a abordagem qualitativa por favorecer uma melhor compreensão do espaço e dos sujeitos a serem pesquisados. Os resultados aqui apresentados nos levam a compreender os fatores provocadores do fracasso escolar na Microrregião de Senhor do Bonfim.
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    Ludicidade na Educação Infantil: a importante participação da escola
    (Universidade do Estado da Bahia, 2009-09) Silva, Ana Lúcia Barbosa Pinto; Cruz, Ozelito Souza; Ozelito Souza
    Ludicidade infantil é um tema que gera entendimentos diversos de autores variados, ao trabalhar o lúdico o educador abre espaço para que o conhecimento seja de fato efetivo na vida da criança, uma vez que tudo que ela aprender levará para vida. A brincadeira por ser uma atividade própria da infância na nossa compreensão cria possibilidades novas para o mundo infantil e ao mesmo tempo estimula a capacidade da criança de relacionar-se com o meio onde vive começando a construir as relações sociais que lhe serão peculiares. Assim este trabalho se baseia no estudo tanto bibliográfico quanto de campo em relação ao emprego da ludicidade na educação infantil em específico da rede municipal de Senhor do Bonfim, algumas professoras foram selecionadas para responder ao questionário proposto. Este trabalho acadêmico justifica-se na busca da compreensão do lúdico na educação infantil e tem como objetivos repensar a educação lúdica na infância bem como destacar o papel do professor que inova ao trabalhar com brincadeiras em sala de aula. A metodologia adotada foi a pesquisa qualitativa destacando autores que darão suporte as idéias estabelecidas dentro do contexto da pesquisa.