Licenciatura em Pedagogia - DEDC7

Navegar

Submissões Recentes

Agora exibindo 1 - 3 de 3
  • Item
    As dificuldades de produção de texto acadêmico enfrentadas pelos(as) alunos(as) de pedagogia durante a formação universitária.
    (Universidade do Estado da Bahia, 2012-08-17) Santos, Letícia Andrade dos; Souza, Pascoal Eron Santos de; Carneiro, Rita de Cássia Oliveira; Dias, Ana Maria Campos
    A pesquisa apresentada teve como objetivos identificar e analisar as dificuldades de produção de texto acadêmico enfrentadas pelos alunos e alunas do Curso de Pedagogia durante a formação universitária, tomando como base a produção escrita em si, na sua totalidade a ser compreendida e interpretada de forma explícita. Com estes pressupostos analisados ficou exposto que as dificuldades são imensas e que não existem somente na formação acadêmica, que os desafios e dificuldades sempre estão presentes em diferentes estágios da vida das pessoas. Sejam estes na escolarização inicial, no ensino médio ou na graduação; enfim em todas as etapas necessárias à produção escrita advindas da leitura crítica e acadêmica. Utilizamos como instrumentos de coleta de dados o questionário e a entrevista semiestruturada. Participaram como sujeitos da pesquisa 30 alunos do curso de Pedagogia do Campus VII – UNEB. A fundamentação teórica deste trabalho está embasada em autores como Severino (2000), Saviani (1991), Lerner (2002), Silva (2005), Ruiz (1985), entre outros. Desta maneira, buscamos dialogar sobre os principais fatores que causam ou que não ajudam a melhorar a prática da escrita durante a formação universitária de cada sujeito.
  • Item
    História de vida e formação: memórias de uma infância sem perspectiva à formação em pedagogia
    (Universidade do Estado da Bahia, 2011-03-17) Jesus, Eliete Fagundes de; Paz, Maria Glória da; Ferreira, Edna; Dias, Ana Maria Campos
    O presente estudo é fruto da linha de pesquisa narrativa autobiográfica e tem como principal objetivo, tomando como pressuposto a minha história de vida, trazer ao lume a importância da abordagem autobiográfica como veículo educativo. Na produção deste trabalho, utilizamos a abordagem biográfica, através da narrativa autobiográfica buscamos subsidio em algumas fontes escritas de vários estudiosos, que nos deram sustentação dentre eles Josso (2004), Áries (1981), Sousa (2006), Passegi (2008), Freire (1983) e outros mais que, discutem a relevância da pesquisa de si mesmo na formação pessoal e profissional como fonte de reflexão e avaliação de modo a propiciar novas posturas e ações. E como fonte oral me ancorei na minha própria narração.
  • Item
    História de mulheres negras: a resistência, a cultura e a sua importância na construção da Comunidade de Tijuaçu
    (Universidade do Estado da Bahia, 2011-03-17) Dias, Eliene Gonçalves; Paz, Maria Glória da; Santos, Gilberto Lima dos; Barros, Beatriz de Souza
    O Trabalho de Conclusão de Curso, História de Mulheres Negras: a resistência, a cultura e a sua importância na construção da comunidade de Tijuaçu, teve como objetivo refletir sobre a mulher e sua contribuição, enquanto mulher trabalhadora e elemento transmissor da cultura popular da comunidade. A metodologia utilizada neste trabalho foi a história oral, utilizando a entrevista direcionada por um roteiro previamente estruturando, para coleta de relatos, que foram gravados e posteriormente transcritos. As fontes utilizadas neste estudo foram sete mulheres negras de diferentes faixas etárias, que desenvolvem atividades como vendedora de acarajé, vendedora de milho, dançarina do Samba de Lata e dona de casa, residindo seis na comunidade de Tijuaçu e uma na comunidade de Quebra Facão. As fontes escritas que ajudaram na construção deste trabalho foram: André (2008), Aróstegui (2006), Gomes (1996), Machado (2004), Moura (1989), Munanga e Gomes (2006), Nascimento e Oliveira (2004), Nova (1985), Oliveira (2006), Oliveira (2004), dentre outros autores que fundamentaram nosso trabalho. Concluímos que, os resultaods alcançados revelam o quanto as mulheres lutaram e lutam, participando ativamente na costrução e desenvolvimento de Tijuaçu, mantendo viva as tradições, levando a história e o nome da comunidade para diversas cidades, através da manifestação cultural do Samba de lata.