Licenciatura em Pedagogia - DEDC7
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- ItemFracasso escolar no semiárido: os resultados do ideb na microrregião de senhor do bonfim na perspectiva dos dirigentes municipais e estadual da educação.(Universidade do Estado da Bahia, 2010-03-23) Santos, Maisa Borges da Silva; Almeida, Suzzana Alice Lima; Wanderley, Simone Ferreira; Machado, Paulo BatistaTendo como referência as notas do IDEB dos anos de 2005 e 2007, a presente pesquisa tem como objetivo identificar os possíveis fatores provocadores do fracasso escolar, apontadas nos resultados apresentados pelo INEP/MEC, na perspectiva dos dirigentes municipais e estadual de educação da microrregião de Senhor do Bonfim. Considerando o contexto em que a microrregião está inserida, o estudo é embasado por elementos que estão presentes no currículo adotado por essa região e como esses mesmos elementos influenciam nas discussões e produções políticas, sociais, culturais, ideológicas e educacionais do semiárido, evidenciando principalmente os estereótipos que permeiam a forma de se pensa, e, consequentemente, administrar a educação nesse espaço e que consequentemente podem estar contribuindo para as baixas notas no IDEB nesse território. A pesquisa buscou aportes teóricos em Patto (1999), Fernandes (2007), Martins (2004), Forgiarini, Silva (2009), Albuquerque Junior (2001) entre outros, e utilizou como paradigma de pesquisa a abordagem qualitativa por favorecer uma melhor compreensão do espaço e dos sujeitos a serem pesquisados. Os resultados aqui apresentados nos levam a compreender os fatores provocadores do fracasso escolar na Microrregião de Senhor do Bonfim.
- ItemLudicidade na Educação Infantil: a importante participação da escola(Universidade do Estado da Bahia, 2009-09) Silva, Ana Lúcia Barbosa Pinto; Cruz, Ozelito Souza; Ozelito SouzaLudicidade infantil é um tema que gera entendimentos diversos de autores variados, ao trabalhar o lúdico o educador abre espaço para que o conhecimento seja de fato efetivo na vida da criança, uma vez que tudo que ela aprender levará para vida. A brincadeira por ser uma atividade própria da infância na nossa compreensão cria possibilidades novas para o mundo infantil e ao mesmo tempo estimula a capacidade da criança de relacionar-se com o meio onde vive começando a construir as relações sociais que lhe serão peculiares. Assim este trabalho se baseia no estudo tanto bibliográfico quanto de campo em relação ao emprego da ludicidade na educação infantil em específico da rede municipal de Senhor do Bonfim, algumas professoras foram selecionadas para responder ao questionário proposto. Este trabalho acadêmico justifica-se na busca da compreensão do lúdico na educação infantil e tem como objetivos repensar a educação lúdica na infância bem como destacar o papel do professor que inova ao trabalhar com brincadeiras em sala de aula. A metodologia adotada foi a pesquisa qualitativa destacando autores que darão suporte as idéias estabelecidas dentro do contexto da pesquisa.
- ItemLeitura: Desde a Educação Infantil Traçando Possibilidades para Transformação Social(Universidade do Estado da Bahia, ) Souza, Madalena da Silva; Franco, Sandra Fabiana AlmeidaEste estudo teve como objetivo compreender a postura assumida pelo professor de Educação Infantil diante da leitura enquanto instrumento de compreensão de mundo, interlocução e atribuição de sentidos ideológicos ou vivenciais. Sendo que a modalidade de Educação Infantil requer profissionais motivadores, compromissados e criativos que busquem novas formas de fazer com que a criança se interesse pela prática leitora, e que a leitura não vem a ser um entrave na sua formação e sim, a mola propulsora. Para tanto, Investigamos sete professoras que atuam na Educação Infantil da rede pública municipal. Os instrumentos utilizados nos propiciaram obter informações sobre o perfil dos docentes entrevistados, assim como suas ações educativas cotidianas. De acordo com os resultados, foi perceptível que, para a criança avançar no processo de aquisição de leitura, torna-se necessário trabalhar o ato de ler desde a educação básica, como o próprio nome sugere, é na base de todo processo educacional que se formam os hábitos imprescindíveis ao desenvolvimento da leitura. E para que isso ocorra de forma gradativa e natural o fazer pedagógico precisa ser repensado.
- ItemO educar-cuidar na educação infantil: dilemas e desafios da profissão docente(Universidade do Estado da Bahia, 2010) Carvalho, Jaciara Santos; Melo, Rita de Cássia Braz ConceiçãoEste trabalho visou identificar e analisar as concepções que os professores da educação infantil da creche Tia Maria em Jacobina-Ba tem sobre a relevância das interrelações entre cuidado e educação. Partindo desse pressuposto, identificamos e analisamos as interfaces do cuidar e do educar para o desenvolvimento da criança. Nesse sentido, trazemos um breve histórico acerca das concepções de infância, referenciando em seguida a criança como sujeito social de direitos e a importância das relações do cuidar e do educar no que tange a educação infantil, mostrando o quanto essa relação é fundamental na aprendizagem. Para isso, buscou-se suporte teórico em Kramer (2002), Craidy & Kaercher (2002), Oliveira (2001), Montenegro (2001), Boff (2004), entre outros, os quais também trazem contribuições de grande importância para essas construções. Os caminhos metodológicos construíram-se sob um enfoque qualitativo, através da observação, do questionário fechado para traçar o perfil dos sujeitos, e da entrevista semi-estruturada para identificar as concepções dos mesmos. Assim, os resultados desta pesquisa revelam ainda uma confusão no entendimento do que é cuidar e educar. Percebemos ainda a tendência de compreender o cuidado como função relativa ao zelo enquanto o educar a ensino aprendizagem. Diante disso, compreendemos que torna-se imprescindível para atender as necessidades infantis que o professor de educação infantil entenda essa relação educar cuidar como indissociáveis, que ocorrem em todos os momentos peculiares à infância.
- ItemA ludicidade como elemento mediador da aprendizagem na perspectiva da inclusão(Universidade do Estado da Bahia, 2012) Santos, Renata Silva de Freitas; Carneiro, Rita de Cássia OliveiraEste trabalho reúne reflexões sobre os processos pedagógicos desenvolvidos na educação de pessoas com necessidades educacionais especiais, com ênfase no uso dos recursos lúdicos como elementos mediadores da aprendizagem. Discorre sobre os conceitos de Educação Especial, Educação Inclusiva, necessidades educacionais especiais e ludicidade, relatando impressões colhidas pela autora em pesquisa qualitativa realizada com docentes que atuam nesta prática em escola pública regular de Ensino Fundamental do Sistema de Ensino do município de Senhor do Bonfim, no semiárido nordestino. Baseia-se teoricamente, em trabalhos e publicações de diversos autores, entre eles: Amaral (1995), Mazzotta (2001), Zavareze(2009), Sassaki (1997), Raiça e Oliveira(1990), Raiça( 2006), além de documentos legais e ou administrativos como Declaração de Salamanca(1994), LDB(1996), Silva (2009) e na Constituição Federal (1988), dentre outras. Conclui, apontando a grande necessidade de se reconhecer a ludicidade como um recurso alternativo que ainda é pouco utilizado, porém, reconhecido como alternativa que, se incorporada aos processos de educação de pessoas com necessidades educacionais especiais, poderá contribuir significantemente para torná-los mais eficientes na integração, estímulo e aprendizagem desses educando