Licenciatura em Pedagogia - DEDC7
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- ItemSistema educativo e sistema prisional: aproximações e distanciamentos, á luz dos estudos de Foucault(Universidade do Estado da Bahia, 2010) Silva, Iêda Maria de Souza e; Almeida, Suzzana Alice Lima AlmeidaO presente trabalho monográfico versa sobre as instituições educacionais prisionais, discutindo sua importância na sociedade e a forma como se apresentam, contudo convida para uma reflexão dessas mesmas instituições enquanto aparelhos ideológicos e repressores do Estado. Conforme definido por Althusser (1985), estas instituições passam a operar não somente na ilusória socialização e ressocialição de indivíduos, como também na defesa dos interesses sociais e econômicos da ordem vigente. Buscamos com a pesquisa descobrir quais as aproximações e os distanciamentos do modelo do sistema prisional com o modelo curricular do sistema educativo, à luz dos estudos de Foucault. Para embasar nossa discussão buscamos subsídios em vários teóricos Karam (2009), Hireche (2004), Foucault (1987), Foucault (1977), Ramalho (1987), Silva (1995), Popkewitz (1995), Sacristán (2000) entre outros. Analisamos o Colégio Luis Eduardo Magalhães, como amostra de modelo do currículo do sistema educativo, sendo que a análise de Michel Focault presente, fundamentalmente, em “Vigiar e punir” e Microfisica do Poder foram imprescindíveis. Para alcançar nosso objetivo realizamos uma pesquisa de abordagem qualitativa através da pesquisa bibliográfica e análise documental. Constatamos por meio da análise dos dados obtidos que tanto o sistema educativo quanto o prisional, se utilizam de mecanismos para alcançar fins determinados, ficando claro também que tais mecanismos e fins são bastante semelhantes, pois ao assumirem a função de “aparelhos ideológicos e repressores do Estado” dedicam-se a moldar comportamentos visando à obtenção de sujeitos dóceis e produtivos
- ItemA escola multisseriada e seus desafios(Universidade do Estado da Bahia, 2012) Silva, Maria Ferreira da; Souza, Ivânia Paula Freitas de; Maria Ferreira daEste trabalho buscou iniciar um estudo sobre a educação do campo a partir da busca por compreender como se organiza os trabalhos pedagógicos nas escolas multisseriadas, tendo como ponto de partida minha experiência de vida como aluna de classe multisseriada. A pesquisa ocorreu com professores de três escolas municipais localizadas na zona rural de duas cidades: Senhor do Bonfim e Campo Formoso, ambas na Bahia. Os instrumentos metodológicos para coleta dos dados foram à observação em uma sala de aula, levantamento de informações junto às Secretarias de Educação dos Municípios, entrevistas com os Gestores do Programa Escola Ativa dos dois municípios e questionário aberto aplicado aos professores. Para a realização deste trabalho, buscamos aportes teóricos nos autores: Atta (2009), Arroyo (2006), Baptista, (2003), Beltrame (2011), Hage (2011), Carvalho (2009), Rivero (2011), Reis (2004), Carvalho e Souza (2009), entre outros. Os resultados da pesquisa apontaram que os desafios são muitos e a realidade das escolas do campo ainda não foi alterada o suficiente para garantir maior qualidade.
- ItemAs dificuldades de produção de texto acadêmico enfrentadas pelos(as) alunos(as) do curso de pedagogia durante a formação universitária(Universidade do Estado da Bahia, 2012) Santos, Letícia Andrade dos; Souza, Pascoal Eron Santos de; Carneiro, Rita de Cássia Oliveira; Dias, Ana Maria CamposA pesquisa apresentada teve como objetivos identificar e analisar as dificuldades de produção de texto acadêmico enfrentadas pelos alunos e alunas do Curso de Pedagogia durante a formação universitária, tomando como base a produção escrita em si, na sua totalidade a ser compreendida e interpretada de forma explicita. Com estes pressupostos analisados ficou exposto que as dificuldades são imensas e que não existem somente na formação acadêmica, que os desafios e dificuldades sempre estão presentes em diferentes estágios da vida das pessoas. Sejam estes na escolarização inicial, no ensino médio ou na graduação; enfim em todas as etapas necessárias à produção escrita advindas da leitura crítica e acadêmica. Utilizamos como instrumentos de coleta de dados o questionário e a entrevista semiestruturada. Participaram como sujeitos da pesquisa 30 alunos do curso de Pedagogia do Campus VII – UNEB. A fundamentação teórica deste trabalho está embasada em autores como Severino (2000), Saviani (1991), Lerner (2002), Silva (2005), Ruiz (1985), entre outros. Desta maneira, buscamos dialogar sobre os principais fatores que causam ou que não ajudam a melhorar a prática da escrita durante a formação universitária de cada sujeito.
- ItemFracasso escolar: um estudo das representações sociais docentes(Universidade do Estado da Bahia, 2009-08) Pereira, Odeane Camila Barbosa; Almeida, Suzzana Alice LimaPerceber as representações sociais docentes sobre o fracasso escolar se constitui um desafio, visto que, o presente trabalho busca representar esta temática nos aspectos políticos, sociais e educacionais. Diante disso, verificou-se a necessidade de pesquisar quais as representações sociais que os docentes das séries iniciais do ensino fundamental do município de Filadélfia têm sobre fracasso escolar. A partir dessa inquietação, buscamos vários autores para elucidarem nossa pesquisa, com a conceituação das palavras-chave que nortearam a fundamentação teórica, assim, nos respaldamos em: Anádon e Machado (2003), Almeida (2003), Dotta (2006), Minayo (2005), Tardif (2002), Carvalho (1999), Soares (1999), Chaui (2007), Alencar (2005), Gentili (2002), Freire (1996), Patto (1996), Bossa (2000), Collrese Moysés (1996), Ferrianie Gomes (1997), Frigotto (1989), Arroyo (2007), Connel (1995).Utilizamos a pesquisa de caráter qualitativo, e como instrumentos de coleta de dados, o questionário fechado e o questionário aberto. Os resultados alcançados através das análises e interpretação dos dados expressam as representações sociais identificadas, que apresentam a culpabilização dos alunos pelo seu fracasso, as explicações organicistas e patologizantes do insucesso escolar dentre outras que se fazem presentes na pesquisa. Vale ressaltar que de forma inusitada aparece a representação social docente que incorpora elementos críticos e políticos sobre a produção do fracasso escolar, identificando-o de forma contextualizada na sociedade. Desta forma, percebemos as representações sociais que se legitimam através do pensamento liberal, entendendo o indivíduo de maneira racional e desvinculada dos fatores sociais, políticos e educacionais. Assim é pertinente repensar as relações opressoras de perceber o mau êxito escola.
- ItemEncontro e desencontros com o cotidiano da escola na roça: um estudo a partir de uma história de vida(Universidade do Estado da Bahia, 2011) Nascimento, Jairlândia Rios; Almeida , Suzzana Alice Lima; Carneiro , Rita de Cássia Oliveira; Barros, Beatriz de SouzaEste trabalho autobiográfico fundamenta-se pela necessidade de discutir as aproximações e os distanciamentos que separam os alunos da zona rural na década de 1980 em relação aos dias atuais. Utilizo para isto, minha própria história de vida como criança que viveu e estudou em uma escola rural, puxando da memória lembranças prazerosas. A partir do primeiro capítulo tento descrever o motivo desta pesquisa, o meu interesse por esta área do conhecimento e a minha relação com a educação no campo. Busco em Arroyo (1999), Caldart (2002) e Alencar (2001) os sentidos de respeitar as especificidades e singularidades que permeiam a vida no mundo rural discutindo e encontrando sempre nesses autores bases para fortalecer minha crítica no sentido da atenção especial que deve ser dispensada a identidade dos povos do campo. Procuro descrever também o caminho trilhado com as experiências da vivência na comunidade rural tendo como suporte para essa busca a pesquisa qualitativa abraçando a vertente etnográfica, onde desenho o caminho trilhado na comunidade, na minha terna idade, em relatos emocionantes, lembrando de fatos passados em meio a lágrimas de alegria por ter uma memória tão fiel e a nostalgia que dominou todo esse percurso, agradecendo a herança de uma vida vivida no campo que me fez buscar uma melhor compreensão do meu eu e do meio em que vivo na construção de uma proposta que atenda as singularidades que permeiam os povos da zona rural.