Estudo da correlação entre frequência de códons em genomas virais e a abundância de espécies de RNA transportador cognato na célula hospedeira humana

Carregando...
Imagem de Miniatura
Data
2013-01-05
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
UNEB
Resumo

Contextualização: A bioinformática é uma ciência multidisciplinar, que procura armazenar e relacionar os dados biológicos, utilizando o auxilio de métodos computacionais e matemáticos, subsidiando no reconhecimento de padrões que seriam difíceis sem a ajuda da tecnologia da informação. Pesquisas desenvolvidas nesta área utilizam, em geral, um volume considerável de informações que devem ser analisadas em conjunto para proporcionar inferências precisas sobre possíveis hipóteses e possibilitar assim a construção de novas teses. O armazenamento de informações em bancos de dados e a utilização de linguagens computacionais permite aos pesquisadores de todo o mundo compartilhar informações possibilitando aos mesmos estudar estruturas tridimensionais de moléculas, simular o metabolismo de células ao até mesmo desvendar a função biológica de determinada sequência de DNA. O estudo do genoma de patógenos, plantas e animais é uma linha de pesquisa em constante crescimento. Em particular o estudo do genoma de vírus e da evolução viral ocupa a atenção de muitos pesquisadores no mundo todo. Desde a descoberta do vírus da AIDS (Human Immunodeficiency Virus – HIV) nos anos 80 acentuou-se, ainda mais, o uso de sistemas computacionais para auxiliar no processamento de genomas virais, impulsionando a fusão da biologia com a informática. Problema Abordado: O objetivo deste trabalho foi o desenvolvimento de uma ferramenta de bioinformática para investigar a composição dos genes retrovirais no nível de códons e estabelecer sua compatibilidade com a maquinaria celular dos hospedeiros para síntese de proteínas. Os resultados deste estudo darão suporte teórico para o estudo de alvos de terapias antirretrovirais idealizadas pelos autores, baseadas na inibição seletiva de espécies de RNA transportador. Contribuição: Neste trabalho foi desenvolvida uma ferramenta WEB de bioinformática que permite estudar a frequência de códons nos genes do HIV e do vírus linfotrópico da célula humana (HTLV), assim como a frequência de genes de RNA de transporte no genoma do hospedeiro humano. Relevância: A ferramenta permitirá, graças a um procedimento implementado para atualização automática, realizar os estudos considerando todas as sequências virais existentes até o momento do estudo nos bancos de dados públicos. Desta forma os resultados terão maior representatividade e significância estatística, na medida que novas sequências sejam armazenadas nos bancos de dados.


Descrição
Palavras-chave
Citação
FONSECA, Vagner de Souza. Estudo da correlação entre frequência de códons em genomas virais e a abundância de espécies de RNA transportador cognato na célula hospedeira humana. 2013. 73f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Sistemas de Informação), Departamento de Ciências Exatas e da TerraI, Campus I, Universidade do Estado da Bahia, Salvador, 2015.
Palavras-chave