Modelo EAD-BI: Uma solução genérica de business intelligence para a ferramenta MOODLE
Data
Orientador
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo
Com o crescimento do ensino a distância (EAD), cresce também a preocupação com a qualidade da formação oferecida por essas instituições. Para garantir a credibilidade das mesmas, surge a necessidade de utilização da avaliação processual como método avaliativo. Porém, o ambiente utilizado para que haja interação entre professor e aluno muitas vezes não está preparado para fornecer informações que permitam a utilização da avaliação processual. É o caso do MOODLE, ambiente mais utilizado pelas instituições de EAD. Com o intuito de fornecer essas informações para as instituições EAD que fazem uso dessa ferramenta e necessitem de apoio para gerenciar um ou vários cursos, essa pesquisa propõe a elaboração de uma solução genérica capaz de se conectar a base de dados do MOODLE e extrair dela dados que auxiliem professores e tutores na utilização da Avaliação Processual como método avaliativo, permitindo que esses dados possam ser utilizados por ferramentas OLAP para geração de gráficos e relatórios que tornem essa análise mais simples. Fazendo uso da solução genérica desenvolvida, foi gerado um DW utilizando uma base de dados fictícia do MOODLE. A partir dele, foram criados gráficos na ferramenta OLAP que atestaram a aplicabilidade da solução.