Infraestrutura urbana, estratégias e práticas de lazer: um estudo de caso sobre os espaços públicos e lazer na Região Nordeste de Amaralina, Salvador - Bahia

Carregando...
Imagem de Miniatura
Data
2008-06-13
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade do Estado da Bahia
Resumo

Este trabalho trata das questões que envolvem a infra-estrutura básica (equipamentos coletivos) de lazer e as estratégias para a prática do lazer desenvolvidas nos espaços públicos pelos moradores da Região Nordeste de Amaralina (RNA). A pesquisa parte de uma construção teórico-conceitual do lazer, identificando suas principais correntes bem como suas atribuições no âmbito das relações estabelecidas entre o lazer e a cultura popular, sobretudo nos bairros populares como a Região Nordeste de Amaralina, contextualizando com seu sentido histórico-social, suas relações com o urbanismo, influências e tendências; e o tratamento do lazer em relação ao espaço público no cenário brasileiro. Aborda ainda os aspectos da formação da Região Nordeste de Amaralina, bem como seus aspectos sócio-econômicos, urbanos e ambientais. A partir destes elementos, investigam-se as atividades realizadas pela população no seu tempo livre e identificam-se os principais espaços da região utilizados para o lazer, além de espaços fora da região que exercem grande influência e possuem grande importância quando da opção de lazer dos moradores; bem como as estratégias da população para que se dêem estas práticas. Desse modo, a partir da investigação dessa infra-estrutura para o desenvolvimento das práticas de lazer, analisa-se a importância e a percepção da comunidade em relação aos espaços de lazer da RNA.


Descrição
Palavras-chave
Citação
SANTOS, Andréa de Jesus. Infraestrutura urbana, estratégias e práticas de lazer: um estudo de caso sobre os espaços públicos e lazer na Região Nordeste de Amaralina, Salvador - Bahia. Orientadora: Cleide Magáli dos Santos. 2008. 134f. Trabalho de conclusão de curso. (Bacharelado em Sistemas de Informação) - Departamento de Ciências Exatas e da Terra, Campus I, Universidade do Estado da Bahia. Salvador- BA, 2008.
Palavras-chave