Cenas de ficção e desejo: cartografando os traços do currículo-desejante cemeviano
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Resumo
A presente pesquisa aciona um currículo em movimento a partir do território existencial do Centro Municipal de Educação de Valilândia (CEMEV), isto é, um currículo-desejante coexistente com as performances/improvisações da negritude cemeviana. Desejo, neste contexto, mobiliza-se enquanto produção, excesso, criação de mundos outros. Logo, um currículo-desejante se manifesta em sua não-localização, acontecimento que estar-sendo experimentado por personagens negros cemevianos como um meio de rasurar uma concepção ontológica/epistemológica de sujeito moderno-colonial. Para isso, busco acionar uma cartografia dos rastros deste currículo-desejante, manifestadas por meio dos rabiscos e borrões produzidos nas paredes brancas do CEMEV e que se estendem por todo o seu território físico-existencial. A cartografia, neste cenário, é produzida por linhas de fuga que estão em constante movimentação, ou seja, os rabiscos nas paredes dos banheiros, salas de aula, cadeiras, mesas e muros da escola que se conectam, num movimento ficcional/imaginativo, com as movimentações dos personagens cemevianos por estradas de chão e espaços físicos do território de Valilândia. Deste modo, uma cartografia que rompe com uma lógica representacional da linguagem, desvirtuando o movimento interpretativo e, por isso, criando os seus próprios conceitos. Em suma, trata-se de questionar uma noção de humanidade que coloca o homem branco num lugar confortável, enquanto os corpos negros estão delegados a uma não-humanidade/não-ser, fora de uma concepção ontológica de ser humano. Logo, manifestam-se performances que encenam um mundo para além deste que conhecemos por meio do movimento de ficcionar/inventar mundos outros, mundo negro. Para isso, tenciono um diálogo entre o pensamento de Deleuze e Guattari, visando mobilizar conceitos de uma filosofia da diferença/esquizoanalítica e o pensamento negro radical, sensibilizando os escritos estético-políticos de Fred Moten, Denise Ferreira da Silva e Frank Wilderson III. Por fim, proponho acionar a fotografia dos rastros do currículo-desejante como meio de ficcionar mundos e produzir outros modos de existência.