Tecnologias digitais na educação: desafios da inclusão digital na Escola Osório Teles e na EMEI Amélia Borges, em Carnaíba do Sertão, Juazeiro – BA

Carregando...
Imagem de Miniatura
Data
2024-07-19
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
UNEB
Resumo

Este artigo tem como objetivo descrever os desafios apresentados pelos docentes da Escola Osório Teles de Menezes e EMEI Amélia Borges Souza ao integrar as tecnologias digitais em suas práticas pedagógicas. Mais especificamente, neste trabalho, buscou-se diagnosticar quais os recursos digitais estavam disponíveis nas escolas, além de identificar as formações realizadas pelos docentes para o uso das tecnologias na educação e detectar, junto aos docentes, os desafios que enfrentam para o uso das tecnologias digitais nas suas aulas. A pesquisa apresenta uma abordagem qualitativa, de cunho exploratório, delineando-se para um estudo de caso. Os dados analisados foram recolhidos por meio de aplicação de questionário junto aos docentes de ambas as escolas, durante o mês de maio. No que diz respeito à oferta de recursos, a conectividade e a formação docente continuada para o uso das tecnologias digitais no exercício profissional, conclui-se que há uma grande necessidade, apesar de os docentes já terem as tecnologias digitais como aliadas nas suas práticas, pois confessaram a possibilidade de melhora do processo de interação professor-aluno, bem como do processo de aprendizagem e desenvolvimento dos discentes a partir da utilização das tecnologias digitais.


Descrição
Palavras-chave
Citação
Palavras-chave