A contribuição dos aspectos afetivos e emocionais para a construção de um processo de aprendizagem de língua inglesa mais efetivo.

Carregando...
Imagem de Miniatura
Data
2022-07-25
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade do Estado da Bahia
Resumo

Este trabalho deu visibilidade às dimensões afetiva e emocional no espaço de aprendizagem da língua inglesa. Assim, fomentou-se uma discussão, a partir de um escopo de trabalhos acadêmicos que remontam a reflexões para campo de atuação e da formação profissional, situando professor e estudante enquanto sujeitos históricos nesse processo. O problema e o objetivo do estudo apontaram para uma interface entre os aspectos afetivos e emocionais em vista da construção de um ambiente mais favorável para a aprendizagem. Sendo assim, os objetivos específicos foram distribuídos visando identificar, compreender e discutir teoricamente aspectos afetivos e emocionais que contribuem para a aprendizagem da língua inglesa. No que se refere à metodologia, utilizou-se o estudo bibliográfico, aliado à pesquisa exploratória explicativa, tencionando dialogar com teorias que esclarecem fatos, acontecimentos ou estudos relacionados à temática, considerando o conhecimento já efetivado acerca desses conceitos. Os resultados deste estudo revelaram a importância das emoções e da afetividade no espaço de ensino da língua inglesa, sobretudo por privilegiar as experiências dos sujeitos como aspecto fundamental para um conhecimento dotado de significado no nível das interações sociais. Mas, também, observou-se a existência de tensões na formação e na prática profissional com a prevalência de fatores externos, cuja visão racionalista-tecnicista, que permeia o meio acadêmico, a reboque do próprio mercado de trabalho, ainda privilegia a razão em detrimento da emoção como fator de sucesso na esfera pessoal, profissional e social. Concluiu-se que existe uma relação unívoca entre afetividade e aprendizagem, considerando que, entre as diversas dimensões constitutivas do ser humano, a que está na base do funcionamento psíquico constitui o cerne, ou a mola propulsora, para as nossas realizações. Neste sentido, cabe ao profissional um compromisso ético, que inclua na agenda da formação e da prática profissionais, essa aproximação com a dimensão afetiva nos variados contextos de aprendizagem.


Descrição
Palavras-chave
Citação
PAIXÃO, Maxlene Ferreira da. A contribuição dos aspectos afetivos e emocionais para a construção de um processo de aprendizagem de língua inglesa mais efetivo. 2022. 59f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras, Língua Inglesa e Literaturas) - Departamento de Ciências Humanas, Campus V, Universidade do Estado da Bahia, Santo Antônio de Jesus, 2022.
Palavras-chave