A Educação Física na rede pública: um olhar para planejmentos, metodologias de ensino e dificuldades na realidade do ensino médio

Carregando...
Imagem de Miniatura
Data
2024-07-11
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade do Estado da Bahia
Resumo

O presente trabalho teve como objetivo geral, a partir da literatura, analisar e as metodologias de ensino aplicadas pelos professores de Educação Física em suas aulas no Ensino Médio, bem como, os desafios inerentes ao espaço escolar. A pesquisa caracterizou-se como bibliográfica, que perpassou por pesquisas cujas reflexões eram concernentes à aspectos relacionados ao tema deste trabalho e de abordagem qualitativa. Esse estudo nos direcionou a responder nosso problema que consistia em, a partir de inquietações relacionadas com a realidade escolar no que diz respeito ao processo de ensino e aprendizagem da Educação Física, questiona-se: quais os conteúdos e as metodologias de ensino utilizadas pelos professores de educação física que atuam no Ensino Médio, bem como as dificuldades enfrentadas pelos professores no cotidiano escolar? Como resultados, foi possível compreender que são necessários mais estudos sobre essa temática, uma vez que os desafios são recorrentes e que a formação dos professores deve ser valorizada, ofertando recursos adequados para as aulas de Educação Física, fornecendo subsídios para que diante das dificuldades os professores possam mostrar a legitimidade do ensino da Educação Física.


Descrição
Palavras-chave
Citação
SANTOS, Érica Vitória de Jesus. O ensino da Educação Física na rede pública: um olhar para planejamentos, metodologias de ensino e dificuldades na realidade do ensino médio. Orientadora: Viviane Rocha Viana. 2024. 45f. Monografia ( Licenciatura em Educação Física) - Departamento de Educação (DEDC II), Universidade do Estado da Bahia, Alagoinhas, 2024.
Palavras-chave