Avaliação da atividade antioxidante in vitro e determinação do perfil fenólico em amostras de manjericão (OCIMUM BASILICUM. L)

Carregando...
Imagem de Miniatura
Data
2022
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade do Estado da Bahia
Resumo

Este trabalho descreve a determinação de substâncias fenólicas e atividade antioxidante, em folhas de manjericão verde (Ocimum basilicum L.), comercializadas na cidade de Salvador-Bahia, empregando a cromatografia líquida de alta performance com detector de arranjo de diodos (HPLC-DAD) e espectrofotometria. Foram utilizadas amostras de manjericões de diferentes formas de cultivo (tradicional e hidropônico) e locais de comercialização. A metodologia desenvolvida baseou-se em métodos já descritos, validados e amplamente difundidos nesses tipos de análises, que foram adaptados. A extração foi ajustada a fim de corroborar com os princípios da Química Verde e validada através de figuras de mérito. O perfil fenólico das amostras foi avaliado por um método que permitiu a separação e identificação de 17 polifenóis por HPLC-DAD. As maiores concentrações dentre os flavonoides, foram para a rutina e a crisina, enquanto nos ácidos fenólicos destacaram-se o ácido siríngico e o ácido cafeico. O teor dessas substâncias foi maior no manjericão convencional. Também foram avaliados o Teor de Compostos Fenólicos Totais (TCFT); Teor de Flavonoides Totais (TFT); e capacidade antioxidante por DPPH (2,2 - difenil-1-picril-hidrazil). Um considerável teor de bioativos foi determinado nas amostras de manjericão com cultivo convencional e hidropônico. Considerando-se que muitos estudos do manjericão são realizados sob condições controladas, é importante a pesquisa que se desenvolve sobre uma perspectiva de análises do que é ofertado para a população diretamente e amplamente consumido in natura, incentivando o consumo saudável e o comércio sustentável. Ressalta-se também que esta é uma planta comum no Nordeste, que pode ser cultivada em jardins e quintais, sem grandes custos, o que favorece a agricultura familiar e a economia solidária.


Descrição
Palavras-chave
Citação
PITA, Bernardo da Silva. Avaliação da atividade antioxidante in vitro e determinação do perfil fenólico em amostras de manjericão (OCIMUM BASILICUM. L). Orientador: Walter Nei Lopes dos Santos. 2022. 68f. Dissertação (Mestrado Acadêmico). Universidade do Estado da Bahia. Departamento de Ciências Exatas e da Terra. Programa de Pós-Graduação em Química Aplicada – PGQA. Campus I. 2022.
Palavras-chave