Libidibia ferrea Mart: influência sazonal no teor de fenólicos do caule de espécimens da caatinga e mata atlântica, biofilmes do fruto e avaliação das atividades antimicrobiana, antioxidante e citotóxica de seus extratos

Carregando...
Imagem de Miniatura
Data
2020
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade do Estado da Bahia
Resumo

Libidibia ferrea Mart, espécie pertencente ao gênero Caesalpinia (subfamília: Caesalpinioideae, Fabaceae), é largamente empregada na medicina tradicional, devido às suaspropriedades terapêuticas, onde é popularmente conhecida como ‘pau ferro’ ou ‘jucá. O estudo dedo potencial biológico e da influência da sazonalidade em extratos do caule de L. ferrea, bem comoa produção de biofilmes de quitosana com partes do fruto desta espécie foram distribuídos em trêscapítulos denominados: 1. Uma revisão de literatura sobre a fitoquímica, atividades biológicas e aplicações terapêuticas; 2. Libidibia ferrea Mart: estudo sazonal e das atividades biológicas de extratos alcoólicos do caule de espécimens da Caatinga e Mata Atlântica e sua análise multivariadae 3. Produção de filmes de quitosana incorporados com extrato e pó do fruto L. ferrea e suas propriedades antimicrobianas.


Descrição
Palavras-chave
Citação
SANTANA, Aiane Nascimento. Libidibia ferrea Mart: influência sazonal no teor de fenólicos do caule de espécimens da caatinga e mata atlântica, biofilmes do fruto e avaliação das atividades antimicrobiana, antioxidante e citotóxica de seus extratos. Orientador: Lourdes Cardoso de Souza Neta. 2020. 118f. Dissertação (Mestrado Acadêmico). Universidade do Estado da Bahia. Departamento de Ciências Exatas e da Terra. Programa de Pós-Graduação em Química Aplicada – PGQA. Campus I. 2020.
Palavras-chave