Desmontagem da literatura em educação básica: modos de criar, modos de combater e anular dispositivos de poder

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Universidade do Estado da Bahia
Resumo

Trata-se de uma investigação sobre as táticas inventivas, utilizadas por estudantes da Educação Básica a partir do literário. Tomando como problema o aprisionamento literário, os objetivos foram identificar as táticas e fazer uma leitura crítico-cultural dessas formas criativas usadas como fuga da captura do literário. Através de estudo de caso, utilizou ¬se a metodologia da pesquisa-ação; o levantamento de dados ocorreu por meio de estudos de projetos pedagógicos de leituras, oficinas e entrevistas escritas e orais. Feita a leitura dos dados coletados, chegou-se aos seguintes resultados: a transvaloração do signo literário promove a autonomia do estudante, contribui com a afirmação de identidade, rompe com o ensino da tradição e combate os dispositivos de poder. Em suma, o desmonte literário aponta outra forma de pensar o ensino da literatura.


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AMORIM, Elisabeth Silva de Almeida. Desmontagem da literatura em educação básica: modos de criar, modos de combater e anular dispositivos de poder. Orientador: Osmar de Moreira dos Santos. 2014. 115f. Dissertação( Mestrado em Crítica Cultural)- Departamento de Educação, Universidade do Estado da Bahia, Alagoinhas, 2014.
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