Estereótipos de genêro e inteligência artificial: uma análise sobre como as práticas de consumo de conteúdo no Youtube e os sistemas de recomendação modelam a visibilidade do debate na plataforma

Carregando...
Imagem de Miniatura
Data
2022-07-14
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade do Estado da Bahia
Resumo

Observando o fato de que a maioria dos assistentes de voz pessoais são representados pelo gênero feminino, performando comportamentos associados a passividade e tolerância diante de assédios e insultos dos usuários, foi realizada esta pesquisa para compreender o que impulsiona esse padrão de construção dos dispositivos e como o debate se modela na plataforma do Youtube a partir da análise das práticas de consumo e dos sistemas de recomendação de vídeos. A plataforma foi escolhida por não terem sido encontrados registros de abordagens na literatura de embasamento, além do entendimento da importância social do Youtube na construção de debates e pensamentos com impacto social, já que os valores são co-criados entre a rede e os usuários a partir da postagem e do consumo de conteúdo. O problema de pesquisa consiste em entender como as práticas de consumo e os sistemas de recomendação modelam a visibilidade do debate de gênero e inteligência artificial na plataforma e a metodologia utilizada partiu da análise e exploração de uma rede de recomendação de vídeos encontrada com palavras-chave associadas ao tema de gênero e IA. A percepção de que a visibilidade do debate é comprometida pela associação entre o comportamento da audiência e o modelo de recomendação de conteúdo ficou evidente, gerando a reflexão sobre como a ação de algoritmos em sistemas recomendação do Youtube podem exercer papel ativo na modelagem de imaginários e agendas sobre o tema.


Descrição
Palavras-chave
Citação
SUAREZ, Natalie Aguiar. Estereótipos de gênero e inteligência artificial: uma análise sobre como as práticas de consumo de conteúdo no youtube e os sistemas de recomendação modelam a visibilidade do debate na plataforma . 2022. 66 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Design) - Departamento de Ciências Exatas e da Terra, Campus I, Universidade do Estado da Bahia, Salvador, 2022.
Palavras-chave