Melodias que ressoam na escola: sentidos e significados da fanfarra do Colégio Estadual Tereza Borges de Cerqueira
Data
Orientador
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo
Este trabalho tem como principal objetivo investigar como a linguagem musical desenvolvida pela fanfarra escolar atua na produção de saberes, sentidos, significados e na disseminação de práticas socioculturais. A pesquisa foi realizada no Complexo Integrado de Educação de Caetité-CIEC, escola de tempo integral, localizada na cidade de Caetité- BA. Como metodologia, utilizamos a pesquisa-ação, com abordagem qualitativa, pelo fato de a pesquisadora interagir com a comunidade investigada, enquanto professora da escola, e por indicar a interação com outros atores na produção de conhecimento acerca da fanfarra escolar. Os métodos utilizados para obtenção dos resultados deste estudo foram a pesquisa documental e o questionário. O trabalho de pesquisa documental foi avaliado com base no conteúdo dos documentos encontrados, definidos e selecionados, a fim de construir agrupamentos administrativos, pedagógicos e de memória. Na pesquisa documental, identificamos as bases legais de implantação da fanfarra escolar, os registros de sua atuação na escola e no território, o quantitativo de estudantes participantes e de instrumentos musicais disponíveis, quem são os integrantes da fanfarra, como as oficinas são desenvolvidas, bem como, a questão orçamentária para manutenção dessa atividade musical no espaço escolar. A partir do questionário, os sujeitos da pesquisa foram revelados e foi possível compreender as contribuições pedagógicas da FANCTEB, o seu significado para a comunidade escolar, como também, o sentido atribuído à fanfarra pelos estudantes. Com base na investigação foi possível constatar que a oficina de fanfarra acontece de forma extracurricular e apresenta algumas limitações que precisam ser superadas e, incluídas no currículo e no Projeto Político Pedagógico da escola. Por outro lado, a educação musical promovida na escola por meio da fanfarra tem possibilitado significativas contribuições para a formação integral das crianças, adolescentes e jovens, uma vez que amplia o repertório musical e cultural, a diversidade de linguagens e permite aos integrantes da FANCTEB a descoberta de novos caminhos de aprendizagem. É antes de tudo trabalhar com a inclusão social e a sensibilidade humana, de uma forma saudável e prazerosa.