O conhecimento dos estudantes de graduação em saúde sobre o processo de doação de órgãos pós-morte: revisão Integrativa

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Data
2017
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Universidade do Estado da Bahia
Resumo

O paciente em morte encefálica é o potencial doador de órgãos e tecidos. A doação de órgãos pós-morte é um tema relevante, pois o transplante contribui significativamente para a melhoria da qualidade de vida das pessoas que sofrem com algumas doenças degenerativas de órgãos. Neste contexto, os profissionais da saúde precisam ser formados para atuarem positivamente em todo o processo de doação e transplante. Este estudo buscou identificar o conhecimento dos graduandos em saúde sobre o processo de doação de órgãos pós-morte a partir das produções científicas nacionais. Estudo de revisão teórico-integrativa, descritiva e exploratória da literatura. Foram selecionados 44 artigos, destes, após leitura minuciosa e seleção a partir dos critérios do estudo a amostra final totalizou 13 artigos. Os dados foram organizados em categorias que caracterizam quantitativamente e qualitativamente os artigos e seus conteúdos. Na análise dos resultados, percebe-se que a maioria dos acadêmicos sabe informar o conceito de morte encefálica, mas desconhecem sua fisiopatologia, as alterações cardiovasculares e metabólicas decorrentes desse processo, bem como, apresentam pouco conhecimento relacionado à doação de órgãos e transplante, o que impacta diretamente nos cuidados que deverão ser prestados na manutenção do potencial doador de órgãos. Logo, este estudo aponta para a necessidade de inclusão de componentes curriculares sobre o processo de doação de órgãos para transplantes no currículo de todas as faculdades de saúde.


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RIBEIRO, Leide Graciana Santos. O conhecimento dos estudantes de graduação em saúde sobre o processo de doação de órgãos pós-morte: revisão Integrativa. Orientadora: Suiane Costa Ferreira. 2017. 40f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Enfermagem) - Departamento de Ciências da Vida, Campus I, Universidade do Estado da Bahia, Salvador, 2018.
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