O uso do whatsapp como ferramenta pedagógica no processo de ensino-aprendizagem na EJA
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Resumo
O WhatsApp é um aplicativo para smartphone que opera em quase todos os tipos atuais de dispositivos e sistemas operacionais usados por todos os estudantes mais avançados e melhora sua conquista, desempenho e a quantidade de informações aprendidas e a motivação da preparação com grupos grandes ou menores. Assim, nesta pesquisa, foi trabalhada a questão de pesquisa que surge da inquietação: Como a utilização do aplicativo WhatsApp pode contribuir para o desenvolvimento das competências e habilidades necessárias para a aprendizagem e construção de sentido na EJA? Para trabalhar essa questão de pesquisa traçamos como objetivo geral analisar o processo de melhoria da qualidade educacional em Educação de Jovens e Adultos (EJA) na Escola Municipal Almirante Ernesto de Mourão Sá, observando o processo de ensino aprendizagem na EJA utilizando como instrumento o aplicativo WhatsApp e, como objetivos específicos: desenvolver a interação em espaço virtual entre estudantes da EJA para além da sala de aula; estimular os alunos a utilizarem o celular e seus aplicativos como uma importante ferramenta no processo ensino-aprendizagem; criar grupo virtual do tipo WhatsApp em classe da EJA para aprendizagem fora da sala de aula e apresentar os resultados obtidos após a realização da análise dos questionários respondidos pelos alunos e professores. Quanto à natureza, esta pesquisa se caracteriza como aplicada, de abordagem pesquisa quali-quantitativa, cujo procedimento estratégico foi a pesquisa colaborativa com caráter intervencionista. O instrumento utilizado na investigação foi o questionário realizado com onze professores e 20 alunos. Neste sentido, a pesquisa apresenta enfoque de pesquisa de campo, buscando observar a utilização das tecnologias da informação numa interação dialógica entre professores e alunos da Escola Municipal Almirante Ernesto de Mourão Sá, no contexto da EJA. Entre os autores que contribuíram com o embasamento teórico estão: Lévy (1999), Valente (2007), Amorim (2012), Assmann (2005), Beline et al. (2005), Castells (2015), Cazeloto (2016), Martins (2016), Masetto 2013, Moreira (2017), Neri (2015), Rojo e Barbosa (2015), Santos (2013), Wolton (2012), Labidi (2010), Lévy (2010) e Takahashi (2017). Os resultados alcançados compreendem as percepções dos professores e alunos em relação ao uso do WhatsApp, e também o interesse pela inserção desta ferramenta nas aulas, tendo em vista fornecer interação entre os professores e alunos, ajudando-os a obter informações rápidas sobre as atividades da aula, conforme os relatos da pesquisa. Concluímos destacando a necessidade de que sejam realizadas pesquisas em busca de respostas que possam orientar as práticas pedagógicas voltadas à inclusão digital dos estudantes da EJA. E, especialmente, para mudança da perspectiva de uma sala de aula num modelo reformulador de uma educação meramente bancária para um modelo direcionado à reflexão de aprendizagens significativas, de modo a repensar seriamente a importância de mudar algumas práticas pedagógicas, construindo uma educação que incentive a imaginação criativa e possa favorecer a espontaneidade, a reflexão, o questionamento, promovendo, deste modo, a cooperação, o diálogo, o compartilhar, exercendo efetivamente a cidadania.