A presença das cantigas do mar de vigo nas canções de Chico Buarque

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Data
2016-06-07
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Resumo

Este trabalho desenvolveu uma abordagem de análise comparativa, com vistas à arte literária, tendo como base a exploração bibliográfica entre algumas cantigas de amigo do jogral Martim Codax e algumas canções líricas femininas do cantor e compositor Chico Buarque, com finalidade de mostrar a influência do trovadorismo – uma das primeiras manifestações artísticas da Península Ibérica. Levando-se em consideração a importância do estudo lírico medieval, buscamos explanar o seu percurso histórico e sua literariedade com base nos estudos de alguns autores que alicerçaram e ajudaram na efetivação deste trabalho, dentre alguns, destacamos: Saraiva, Lopes (1950-1955) e Moisés (1982-2006), cujas obras trazem estudos sobre a literatura portuguesa e o trovadorismo; Le Goff (2014) e Macedo (1992) que apontaram fatos acerca da Idade Média; Kristeva (2010), teórica da intertextualidade; e Nitrini (2010) que apresenta em sua obra algumas questões sobre Literatura Comparada, viés que representa grande parte deste trabalho. Assim, observamos o diálogo entre os eu líricos feminino descritos pelo homem trovador medieval e o homem cantor e compositor contemporâneo, analisando as possíveis semelhanças e contrastes, mas também apontando alguns elementos da intertextualidade ao comparar e analisar algumas de suas obras.


Descrição
Palavras-chave
Literatura, Trovadorismo, Cantigas de amigo, Martim Codax, Chico Buarque
Citação
DANTAS, Priscila Sousa. A presença das cantigas do mar de vigo nas canções de Chico Buarque. 2016. 59f. Orientador: Joaquim Gama de Carvalho. Trabalho monográfico apresentado à Universidade do Estado da Bahia, Departamento de Ciências Humanas - Campus IV, Licenciatura em Letras Língua Portuguesa e Literaturas, Jacobina, Ba, 2016.