Licenciatura em Ciências Biológicas - DCH9
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- ItemAbelhas visitantes florais Tabebuia rosea (Bertol.) DC. (Bignoniaceae) em áreas com diferentes graus de urbanização no município de Barreiras, Bahia, Brasil.(Universidade do Estado da Bahia, 2025-07-11) Souza, Pollyana Lira; Nascimento, Viviany Teixeira do; Stefanelo, Daniela Rossato; Franco-Assis, Greice AyraTabebuia rosea (Bertol.) DC., conhecida como Ipê-rosa, é uma espécie exótica amplamente utilizada na arborização urbana devido ao seu valor ornamental. Apesar de sua presença constante em espaços urbanos, há escassez de estudos sobre sua relação com os polinizadores, principalmente em ambientes com diferentes níveis de urbanização. Este estudo teve como objetivo investigar a riqueza, a abundância, a frequência e o comportamento das abelhas visitantes florais de T. rosea em áreas urbanas e periurbanas do município de Barreiras, Bahia. As observações foram realizadas entre julho e agosto de 2024, durante o período diurno, das 07h às 17h, totalizando 120 horas de amostragem em quatro áreas (duas urbanas e duas periurbanas), com três indivíduos amostrados por local. As visitas foram classificadas como legítimas ou ilegítimas, e as abelhas foram categorizadas conforme o grau de sociabilidade. Ao todo, foram registradas sete gêneros de abelhas da família Apidae, com predominância do gênero Centris (70,29% das visitas), especialmente nas áreas periurbanas. Abelhas sociais, como Trigona, foram mais frequentes nas áreas urbanas. A área periurbana apresentou maior abundância de visitas e maior diversidade de espécies. A análise de similaridade (índice de Jaccard) indicou baixa sobreposição entre áreas urbanas e periurbanas. O comportamento de forrageamento também variou entre os grupos de abelhas, com destaque para Centris como principal polinizadora efetiva e Trigona atuando como pilhadora ocasional. Os resultados sugerem que a urbanização influencia significativamente a composição e comportamento dos visitantes florais. Embora T. rosea não seja nativa, ela tem fornecido recursos florais importantes para as abelhas locais. No entanto, seu uso deve ser avaliado com cautela, considerando possíveis impactos sobre a flora nativa e redes de polinização.
- ItemO descarte das embalagens de óleos lubrificantes em oficinas mecânicas na cidade de São Desidério/BA(Universidade do Estado da Bahia, 2025-07-25) Silva, Bruno Bento da; Miranda, Maria Anália Macedo de; Oliveira, Fábio de; Silva, José Erickson AlvesO descarte de embalagens de óleos lubrificantes é uma questão ambiental relevante, devido à presença de resíduos tóxicos. Quando descartadas de forma incorreta, essas embalagens podem contaminar o solo, a água e afetar a saúde humana. Este trabalho teve como objetivo investigar o descarte de embalagens de óleo lubrificante em oficinas mecânicas no município de São Desidério, Bahia. A pesquisa foi realizada em cinco oficinas, por meio de visitas semanais durante 30 dias. Foram aplicados questionários aos responsáveis pelas oficinas e à Secretaria de Meio Ambiente. Os resultados revelaram que o descarte dessas embalagens, classificadas como resíduos perigosos (Classe I), ocorre de forma irregular, frequentemente misturados ao lixo comum e sem tratamento adequado. Constatou-se ainda a ausência de fiscalização periódica e de políticas públicas eficazes para o manejo desses resíduos. A falta de exigência de documentação ambiental por parte do órgão fiscalizador reforça a necessidade de melhorias na gestão de resíduos sólidos e na promoção de práticas ambientalmente sustentáveis no município.
- ItemRelato de experiência: estágio supervisionado em espaços não escolares(Universidade do Estado da Bahia, 2025-07-10) Rodrigues, Marina Dias Porto; Oliveira, Fábio de; Guimarães, Sandra Eliza; Guimarães, Fabiane FernandesEste relato de experiência foi realizado baseado nas experiências vivenciadas durante o Estágio supervisionado em espaços não escolares, no curso de licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade do Estado da Bahia, sob supervisão do professor MSc. Fábio de Oliveira, no programa Primeira Infância que atende crianças de 03 a 15 anos, no Centro de Referência de Assistência Social - CRAS Centro de Referência de Assistência Social - CRAS, município de Catolândia-BA, e busca relatar a experiência da observação e da regência no ambiente não escolar, os desafios e as análises realizadas pela estagiária no Campo de estágio. Durante o Estágio Supervisionado em espaços não escolares, a estagiária teve a oportunidade de observar e lecionar aulas, participar da elaboração de atividades, dinâmica, oficinas, artesanatos e eventos no CRAS, além de conhecer o ambiente não escolar como um espaço diverso que atende diferentes tipos de sujeitos, auxilia no processo de aprendizagem e vários tipos de demandas. Portanto, podemos afirmar que a disciplina de estágio abre espaço para que o estudante de licenciatura adquira experiências sobre a realidade de diferentes espaços para atuação fora da sala de aula e construa conhecimentos essenciais à sua formação profissional.
- ItemImpactos éticos da utilização de inteligência artificial generativa na escrita científica(Universidade do Estado da Bahia, 2025-07-10) Tavares, Tauiliam de Jesus; Oliveira, Fábio de; Besnosik, Raquel Lima; Barbosa, Adriana GonçalvesO presente estudo tem como objetivo analisar os impactos éticos da utilização de Inteligência Artificial Generativa (IAGen) na escrita científica. A crescente presença da IA na sociedade, principalmente nas instituições de ensino, levanta a necessidade de uma reflexão crítica sobre as implicações éticas de seu uso na produção de trabalhos científicos. O estudo parte da problemática da autoria e da originalidade, considerando como a IAGen, com sua capacidade de gerar textos complexos, pode desafiar os princípios fundamentais da ética em pesquisas. Diante disso, a pesquisa tem como objetivos específicos: analisar se o uso da IAGen ajuda ou prejudica o desenvolvimento de competências fundamentais na formação de acadêmicos; explorar os desafios éticos associados à aplicação de chatbots na criação de textos científicos; e, avaliar padrões ético, diretrizes institucionais ou normativas em resposta ao usa da IA na produção de trabalhos acadêmicos. A metodologia adotada foi a revisão de literatura, com busca de artigos em português nas bases de dados Google Scholar e Portal CAPES, que buscou discutir publicações entre os anos de 2020 a 2024, todavia, após aplicação dos critérios de seleção de pesquisa, apenas publicações dos anos de 2023 e 2024 contemplaram para discussão final deste estudo, sendo períodos marcados pela popularização de ferramentas de IA. A seleção de fontes considerou a relevância do tema e a abordagem das questões éticas envolvidas no uso da Inteligência Artificial Generativa na escrita científica. Os resultados indicam que, embora a IAGen possa oferecer benefícios, como maior agilidade na produção acadêmica, ela também impõe desafios éticos significativos, como o risco de plágio e a dependência excessiva da tecnologia, o que pode afetar o desenvolvimento de habilidades críticas. A pesquisa sugere que é necessário um debate contínuo sobre a integração dessas ferramentas nas instituições de ensino, com a criação de diretrizes claras para garantir o uso responsável da IAGen. O estudo conclui que, apesar das vantagens da IAGen como ferramenta de apoio à pesquisa, seu uso deve ser cuidadosamente regulado para preservar a integridade da escrita científica, evitando que a tecnologia substitua a criatividade e o raciocínio crítico que são essenciais ao processo acadêmico.
- ItemOs desafios para atividades práticas de educação ambiental no ensino médio em Barreiras(Universidade do Estado da Bahia, 2025-01-13) Silva, Ângelo Gabriel da Conceição; Miranda, Maria Anália Macedo de; Araújo, Luísa Magalhães; Stefanelo, Daniela RossatoA Educação Ambiental (EA), devido ao processo socioeconômico, histórico e cultural pelo qual o ser humano se apropriou dos bens da natureza, foi evidenciada como uma estratégia para o entendimento crítico e reflexivo dos problemas ambientais. Sua prática no espaço formal requer uma estruturação dos conteúdos curriculares, de modo que seja trabalhada de forma dialogada entre o professor e o aluno e adequada ao contexto em que a escola está inserida. De modo geral, o objetivo desse estudo foi discutir as práticas da Educação Ambiental no ensino médio da Rede de Educação do Estado em Barreiras e de modo específico: identificar a estrutura fornecida pela instituição escolar, relacionar as práticas de EA com as legislações e programas elaborados por instituições transnacionais como a ONU, o MEC e o Governo do Estado da Bahia, as dificuldades enfrentadas para realização das práticas e como os docentes trabalham EA na escola. Trata-se de uma pesquisa descritiva com abordagem quanti-qualitativa viabilizada por meio do método estatístico e posterior interpretação dos dados, onde o público-alvo foi o professorado de duas escolas da educação básica do Estado da Bahia. Para coleta de dados, foi realizado um questionário online, os dados obtidos compilados no Microsoft Excel e as análises e testes estatísticos foram feitos nos Softwares SPSS, BioEstat, SigmaPlot e o R-Studio em combinação com a intepretação desses dados a fim de obter conclusões mais assertivas. Os resultados demonstram que boa parte dos professores realizam práticas de EA, sendo que as mais recorrentes são os conteúdos em sala de aula, projetos e eventos promovidos pela escola. Dentre as dificuldades apontadas, a mais recorrentes são a de interdisciplinar o conteúdo com outros professores, falta de recursos didáticos e falta de tempo (carga horária excessiva). Dentre as atividades realizadas as mais frequente são os conteúdos em sala de aula, projetos desenvolvidos e eventos, indicando um contato mais efetivo com o ambiente além da sala de aula. Além do mais, faz-se necessário melhorar a formação continuada para esses professores, haja vista que, é um trabalho indispensável para a efetiva atividade de EA emancipatória na escola.