Licenciatura em Ciências Biológicas - DCH9
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- ItemA agricultura familiar em uma perspectiva de viabilidade econômica e social(Universidade do Estado da Bahia, 0024-07-12) Laranjeira, Deivd Renan Oliveira; Oliveira, Fábio de; Besnosik, Raquel Lima; Barbosa, Adriana GonçalvesA agricultura familiar é uma cultura advinda das características dos povos que formaram o Brasil, povos indígenas, africanos e os portugueses, visto isto, este trabalho procurar entender a viabilidade econômica e social desta cultura. Este estudo tem como objetivo investigar o papel da agricultura familiar na economia nacional, abordando um contexto histórico, avaliando desdobramentos sociais e o desenvolvimento sustentável, por meio de uma revisão bibliográfica, analisando trabalhos científicos, livros e revistas para coleta de dados. Sendo assim, por meio deste levantamento, observa-se a importância desta atividade cultural e produtiva para o crescimento econômico por meio de mercados e feiras livres, especialmente da região nordeste, além de assegurar a subsistência utilizando entidades assistenciais, como escolas e creches e disseminando questões socioambientais por meio de projetos governamentais. Contudo, a partir deste estudo se comprova a grande importância desta cultura para o desenvolvimento econômico do país, gerando renda e dignidade financeira, trazendo apoio assistencial à sociedade, proporcionando uma alimentação de qualidade a e saberes ecológicos para a preservação e do meio ambiente.
- ItemReestruturação do Herbário da Universidade do Estado da Bahia(HUNEB) campus IX – Barreiras - BA: análise da família Fabaceae no Oeste Baiano(Universidade do Estado da Bahia, 2024-07-05) Souza, Enizete dos Santos; Nascimento, Viviany Teixeira do; Coelho, Alexa Araujo de Oliveira Paes; Rando, Juliana GastaldelloO Herbário HUNEB localizado no Campus IX da Universidade do Estado da Bahia conta atualmente com 1530 exsicatas, sendo a família Fabaceae a de maior relevância. O acervo que conserva importante amostra da flora dessa família na região Oeste do estado, encontrava-se com baixa manutenção há cerca de dez anos, o que estava colocando em risco toda a coleção. Diante do exposto, o trabalho teve como objetivo restaurar e reorganizar a coleção biológica do Herbário da Universidade do Estado da Bahia (HUNEB) – Campus IX com ênfase nas espécies da família Fabaceae que fazem parte do acervo. O trabalho teve 3 etapas: 1- recuperação, limpeza e reorganização de todas as exsicatas da coleção; 2- inserção das informações presentes nas etiquetas de cada espécime em uma planilha do Microsoft Excel® e 3- correção e atualização da grafia dos nomes científicos da família Fabaceae de acordo com o Flora e Funga do Brasil (https://floradobrasil.jbrj.gov.br/consulta/). A análise da coleção mostrou que as famílias mais representativas foram Fabaceae, Malvaceae e Malpighiaceae, respectivamente com 277, 106 e 88 exsicatas. Foram encontradas 250 exsicatas da família Fabaceae tombadas diretamente no HUNEB, 5 delas foram descartadas devido a suas péssimas condições, restando 245 que foram coletadas em 8 municípios da Bahia, 98,8% na região Oeste, sendo Barreiras o município mais representativo, com 212 exsicatas, seguido por Formosa do Rio Preto com 11 e Riachão das Neves com 10. Inicialmente, do total de exsicatas de Fabaceae tombadas diretamente no HUNEB, 104 (42%) foram identificadas em nível de espécie, compreendendo 60 espécies de Fabaceae pertencentes a 31 gêneros, porém após consulta ao site da Flora e Funga do Brasil, esse número foi atualizado para 59 espécies e 34 gêneros. Os principais gêneros foram Mimosa, Senna e Chamaecrista, respectivamente com 28, 22 e 13 exsicatas. Das espécies identificadas, 13 tiveram alterações nomenclaturais. As espécies com maior número de exsicatas foram: Anadenanthera colubrina e Tamarindus indica (6 exsicatas, cada uma) e Calliandra dysantha e Pterodon emarginatus (5 exsicatas, cada uma). Destas, apenas Tamarindus indica não é nativa. Cerca de 13,6% das espécies identificadas são exóticas e 86,4% nativas. O herbário mostrou ser um importante acervo da família Fabaceae sobretudo com ênfase no município em que está inserido. Além disso, a coleção é de suma importância para a comunidade de estudantes do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da instituição, devendo ser, portanto, preservada. O processo de restauração e organização do acervo do herbário HUNEB revelou a necessidade de investimentos em recursos financeiros e humanos para a manutenção da coleção.
- ItemReestruturação do Herbário da Universidade do Estado da Bahia (HUNEB) Campus IX – Barreiras - BA: analise da família Fabaceae no Oeste Baiano(Universidade do Estado da Bahia, 2024-07-05) Souza, Enizete do Santos; Nascimento, Viviany Teixeira do; Coelho, Alexa Araujo de Oliveira Paes; Rando, Juliana GastaldelloO Herbário HUNEB localizado no Campus IX da Universidade do Estado da Bahia conta atualmente com 1530 exsicatas, sendo a família Fabaceae a de maior relevância. O acervo que conserva importante amostra da flora dessa família na região Oeste do estado, encontrava-se com baixa manutenção há cerca de dez anos, o que estava colocando em risco toda a coleção. Diante do exposto, o trabalho teve como objetivo restaurar e reorganizar a coleção biológica do Herbário da Universidade do Estado da Bahia (HUNEB) – Campus IX com ênfase nas espécies da família Fabaceae que fazem parte do acervo. O trabalho teve 3 etapas: 1- recuperação, limpeza e reorganização de todas as exsicatas da coleção; 2- inserção das informações presentes nas etiquetas de cada espécime em uma planilha do Microsoft Excel® e 3- correção e atualização da grafia dos nomes científicos da família Fabaceae de acordo com o Flora e Funga do Brasil (https://floradobrasil.jbrj.gov.br/consulta/). A análise da coleção mostrou que as famílias mais representativas foram Fabaceae, Malvaceae e Malpighiaceae, respectivamente com 277, 106 e 88 exsicatas. Foram encontradas 250 exsicatas da família Fabaceae tombadas diretamente no HUNEB, 5 delas foram descartadas devido a suas péssimas condições, restando 245 que foram coletadas em 8 municípios da Bahia, 98,8% na região Oeste, sendo Barreiras o município mais representativo, com 212 exsicatas, seguido por Formosa do Rio Preto com 11 e Riachão das Neves com 10. Inicialmente, do total de exsicatas de Fabaceae tombadas diretamente no HUNEB, 104 (42%) foram identificadas em nível de espécie, compreendendo 60 espécies de Fabaceae pertencentes a 31 gêneros, porém após consulta ao site da Flora e Funga do Brasil, esse número foi atualizado para 59 espécies e 34 gêneros. Os principais gêneros foram Mimosa, Senna e Chamaecrista, respectivamente com 28, 22 e 13 exsicatas. Das espécies identificadas, 13 tiveram alterações nomenclaturais. As espécies com maior número de exsicatas foram: Anadenanthera colubrina e Tamarindus indica (6 exsicatas, cada uma) e Calliandra dysantha e Pterodon emarginatus (5 exsicatas, cada uma). Destas, apenas Tamarindus indica não é nativa. Cerca de 13,6% das espécies identificadas são exóticas e 86,4% nativas. O herbário mostrou ser um importante acervo da família Fabaceae sobretudo com ênfase no município em que está inserido. Além disso, a coleção é de suma importância para a comunidade de estudantes do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da instituição, devendo ser, portanto, preservada. O processo de restauração e organização do acervo do herbário HUNEB revelou a necessidade de investimentos em recursos financeiros e humanos para a manutenção da coleção
- ItemEnriquecimento ambiental para mamíferos silvestres sob cuidados humanos: práticas e benefícios no Parque Vida Cerrado, Barreiras, Bahia(Universidade do Estado da Bahia, 2024-07-16) Santana, Lívia Souza; Oliveira, Fábio de; Gomes, Paula Damasceno; Santos, Loyana Docio; Silva, Vanessa Bonfim daO estudo do bem-estar animal é essencial na ciência comportamental, especialmente para animais silvestres sob cuidados humanos, que têm necessidades específicas e complexas. O enriquecimento ambiental, que visa proporcionar estímulos específicos para promover o bem-estar e comportamentos naturais, é categorizado em cinco tipos: alimentar, cognitivo, físico, sensorial e social. Cada categoria surge como uma estratégia de manejo criativo, tornando os ambientes mais semelhantes ao habitat natural dos animais. Dada a importância do tema, este estudo adotou uma abordagem experimental descritiva para registrar atividades de enriquecimento ambiental em cinco espécies de mamíferos – lobo-guará, bugio-preto, tamanduá-bandeira, cervo-do-pantanal e veado-catingueiro – residentes no Parque Vida Cerrado, um criadouro Conservacionista localizado em Barreiras, Bahia, que atualmente abriga 28 animais de 8 espécies, incluindo 5 ameaçadas de extinção. Os enriquecimentos foram realizados de fevereiro de 2023 a janeiro de 2024, a coleta de dados envolveu observações de 30 minutos com fotografias, vídeos e anotações sobre os comportamentos dos animais. O objetivo do estudo foi compartilhar as técnicas utilizadas e os impactos positivos do enriquecimento ambiental, buscando contribuir para o aprimoramento das condições de vida e da qualidade de saúde dos animais. Os dados foram analisados para avaliar a eficácia do enriquecimento, classificando as respostas dos animais como boa, média ou ruim. Das vinte práticas apresentadas, 45% foram de categoria alimentar, 22% cognitiva, 21% física, 10% sensorial e 2% social. Os resultados mostraram que o enriquecimento ambiental pode proporcionar benefícios significativos para animais sob cuidados humanos, aumentando os estímulos em ambientes geralmente monótonos. As práticas de enriquecimento melhoraram atividades naturais, interação social e saúde dos animais, ressaltando a importância dos criadouros e do enriquecimento ambiental.
- ItemÁrvores nativas do cerrado: um estudo das espécies adequadas a arborização escolar(2024-06-28) Silva, Maiara Carvalho Santos da; Oliveira , Fabio de; Saraiva, Temile Santana Cruz; Besnosik, Raquel LimaO Cerrado é um bioma que possui vasta extensão geográfica, contendo uma das maiores biodiversidades do planeta. Essa área vasta, aliada às suas características climáticas e às diversas estruturas adaptativas, traz consigo resistência, com alta taxa de sucesso reprodutivo, aumentando o nível de espécies endêmicas. No entanto, os ecossistemas do cerrado encontram-se cada vez mais ameaçados devido aos avanços antrópicos, como processos de urbanização e atividades agropecuárias. Para a tomada de consciência e compreensão da realidade que nos cerca, a Educação Ambiental (EA) é um componente essencial para a construção de valores sociais e éticos, voltados ao desenvolvimento de competências e habilidades para a conservação do meio ambiente. Uma forma de ampliar a EA acerca da preservação do Cerrado se dá por meio da arborização dos espaços escolares com espécies nativas, que além de ser útil como ferramenta educativa, também torna o ambiente escolar mais agradável. Nesse sentido, o objetivo desta pesquisa foi investigar as espécies nativas do Cerrado presentes na arborização escolar em áreas urbanas. A pesquisa consistiu em uma revisão de literatura, com materiais publicados em revistas e plataformas científicas nos últimos 5 anos, utilizando-se das palavras-chave: arborização escolar, espécies do cerrado, toxicidade de plantas, espécies endêmicas, estruturas inadequadas e arborização urbana. Esses temas foram discorridos nos capítulos Responsabilidade Socioambiental, Perspectivas Contemporâneas para Educação Ambiental e Parâmetros de Inclusão e Exclusão das Espécies, cada um avaliando os aspectos compatíveis à arborização escolar. As espécies encontradas com maior incidência no material analisado foram plantas da família dos ipês, jatobá, ingá e cagaita.