Licenciatura em Ciências Biológicas - DCH9
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Licenciatura em Ciências Biológicas - DCH9 por Título
Agora exibindo 1 - 20 de 52
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemA agricultura familiar em uma perspectiva de viabilidade econômica e social(Universidade do Estado da Bahia, 0024-07-12) Laranjeira, Deivd Renan Oliveira; Oliveira, Fábio de; Besnosik, Raquel Lima; Barbosa, Adriana GonçalvesA agricultura familiar é uma cultura advinda das características dos povos que formaram o Brasil, povos indígenas, africanos e os portugueses, visto isto, este trabalho procurar entender a viabilidade econômica e social desta cultura. Este estudo tem como objetivo investigar o papel da agricultura familiar na economia nacional, abordando um contexto histórico, avaliando desdobramentos sociais e o desenvolvimento sustentável, por meio de uma revisão bibliográfica, analisando trabalhos científicos, livros e revistas para coleta de dados. Sendo assim, por meio deste levantamento, observa-se a importância desta atividade cultural e produtiva para o crescimento econômico por meio de mercados e feiras livres, especialmente da região nordeste, além de assegurar a subsistência utilizando entidades assistenciais, como escolas e creches e disseminando questões socioambientais por meio de projetos governamentais. Contudo, a partir deste estudo se comprova a grande importância desta cultura para o desenvolvimento econômico do país, gerando renda e dignidade financeira, trazendo apoio assistencial à sociedade, proporcionando uma alimentação de qualidade a e saberes ecológicos para a preservação e do meio ambiente.
- ItemA educação de jovens e adultos (EJA): o livro didático de ciências e biologia é adequado para seus fins?(Universidade do Estado da Bahia , 2023-11-24) Lima, Ana Francisca de Jesus; Santos, Loyana Dócio; Carvalho, Ana Jovina Oliveira Vieira de; Oliveira, Fábio de; Martins, Nilza da SilvaA Educação de Jovens e Adultos – EJA com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN) n.º 9394/96 em seu Art. 37 garante o direito à educação para jovens e adultos que não tiveram acesso na idade adequada. No Brasil, a EJA tem a sua trajetória marcada por múltiplas dificuldades a serem sanadas. Pesquisas apontam fragilidades neste sistema que versam desde os conteúdos a serem ministrados até a existência de livros próprios, onde o material didático destinado a esse público não é suficiente para atender às necessidades dos alunos (e mesmo as da sociedade), sendo, muitas vezes, descontextualizados da realidade deles. Diante disso, são trazidos questionamentos sobre os livros quanto aos conteúdos, como é apresentada a abordagem Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA), sendo que essa metodologia nos remete para reflexões onde o conhecimento científico é elemento importante na capacitação do sujeito para o pleno exercício da cidadania. Partindo destes pressupostos, o trabalho tem como objetivo geral verificar qualitativamente a coerência do conteúdo pedagógico dos livros didáticos de Ensino Fundamental II e Médio destinados a EJA e os temas de cunho científico publicados, nas disciplinas de Ciências e Biologia, contrastando com a abordagem CTSA, com vistas na exatidão dos conteúdos, adequação a realidade do aluno, e necessidades sociais para diversas áreas de trabalho incluindo inserção no ensino superior. Neste contexto, o presente trabalho visa analisar o conteúdo teórico, os recursos visuais e as atividades propostas, identificando a ocorrência da abordagem CTSA, além de apontar coerências ou incoerências nos conteúdos científicos e de assuntos necessários à vivência social. Para isso foram coletados livros didáticos da EJA nas bibliotecas das escolas de rede municipal e estadual do município de Wanderley — BA. Os resultados mostraram que, em geral, os livros didáticos possuem conteúdos resumidos e trazem uma adequação para a categoria quando buscam ampliar o conhecimento mediante um diálogo constante com a vivência do aluno.
- ItemA percepção dos alunos do 9º ano sobre temáticas ambientais em escolas públicas de Barreiras-BA(Universidade do Estado da Bahia, 0023-11-22) Rocha, Daiana de Souza; Costa, Adilson Alves; Miranda, Maria Anália Macedo de; Stefanelo, Daniela RossatoAtualmente estudos têm divulgado que os impactos das Mudanças Climáticas são mais extensos e graves do que previamente estipulado mesmo depois de 70 anos de conferências climáticas, onde acordos estabelecidos e legislações ambientais foram criadas. Diante da perspectiva de que a Educação Ambiental Crítica é uma ferramenta indispensável no combate desses problemas, essa pesquisa teve como objetivo principal avaliar a percepção dos estudantes do 9º ano sobre temáticas ambientais, em escolas públicas do município de Barreiras-BA. Para isso, foi feito uma revisão bibliográfica a respeito do tema e aplicado um questionário nas turmas, através do qual foi evidenciado que os estudantes possuem uma percepção muito superficial dos problemas ambientais, mostrando desconhecimento da situação climática atual, demonstrando traços de uma Educação Ambiental Conservadora e Pragmática.
- ItemAbordagem transversal da doença de chagas na rede pública de educação do município de Cristópolis-Bahia(2021-07-30) Souza, Taise Rodrigues deA Doença de Chagas tem origem no agente etiológico protozoário flagelado Trypanosoma cruzi. Embora seja uma doença cujo tratamento e formas de prevenção já tenham sido propaladas, a reincidência desta enfermidade ainda afeta 1,9 a 4,6 milhões de indivíduos no país. Esta pesquisa objetiva discutir como a Rede Municipal de Educação de Cristópolis/BA assume a problemática desta doença nas diferentes áreas do conhecimento nas escolas da cidade e do campo. Especificamente, objetiva ainda, identificar programas e projetos de Educação Ambiental que combatam pedagogicamente a Doença de Chagas e suas medidas de proteção. Trata-se de uma pesquisa de levantamento de cunho exploratório e abordagem qualitativa que fez uso de questionário fechado e estudo bibliográfico que tem como principais referências Enrique Leff (2015), Assis e Araújo-Jorge (2018), Malafaia e Rodrigues (2010), Mari Elizabete Bernardini Seiffert (2007) e Antônio Carlos Gil (2008). O estudo conferiu na materialidade da escola pública, seja no aspecto pedagógico ou da Política de Saúde Pública, seja nas limitações concretas das famílias (socioambientalmente vulneráveis) atendidas, como as políticas públicas municipais conferem frágil ou nenhuma atenção à problemática da Doença de Chagas que afeta a população do município. Não foram identificadas atividades que divulgassem as formas de transmissão, bem como os diferentes tipos de vetores da doença de Chagas na região.
- ItemAnálise fisíco-quimíca e microbiológica do mosto de fermentação para obtenção da cachaça artesanal produzida nos povoados de Cantinho e Cerquinha em Cristópolis, Bahia, Brasil(Universidade do Estado da Bahia, 2023-11-16) Teixeira, Leticia de Castelo; Guimarães, Sandra Eliza; Stefanelo, Daniela Rossato; Coimbra, João LuizO presente estudo aborda a análise físico-química e microbiológica do mosto fermentativo para obtenção da cachaça artesanal do município de Cristópolis-Ba. A análise microbiológica da produção da cachaça se faz cada vez mais necessária, visto que um dos interferentes na qualidade da bebida é a contaminação por microrganismos que se instala naturalmente ao longo do processo produtivo. Portanto o objetivo deste estudo foi avaliar o mosto fermentativo utilizado na fabricação da cachaça produzida artesanalmente nos povoados de Cantinho e Cerquinha por meio de parâmetros físico-químicos e microbiológicos, assim como, averiguar se estão de acordo com os parâmetros necessários para que a fermentação ocorra adequadamente sem ocasionar alterações no produto final, para que os produtores não sofram interferências na qualidade da cachaça. As análises foram subdivididas em físico-químicas e microbiológicas. Nas análises físico-químicas foram determinados a temperatura, pH e concentração de açúcar (°Brix). Já nas microbiológicas foram investigados os Coliformes total, Coliformes fecal, contagem em placa com diluição de bactérias mesófilas aeróbias e leveduras. Os parâmetros físico-químicos foram determinados com auxílio de aparelhos, para a identificação de coliformes totais e fecais foi utilizando o método de tubos múltiplos, cuja técnica consiste no número mais provável (NMP), na contagem de bactérias e leveduras utilizou a técnica de contagem em placa com diluição seriada. Nos resultados do parâmetro pH 100% das amostras apresentaram resultado insatisfatório. Na determinação da temperatura os dados obtidos demostraram que 50% das amostras apresentaram temperatura abaixo do mínimo. Nas análises da concentração de açúcar observou-se, que em 50% das 10 amostras o teor de açúcar está acima do ideal 5 °Brix. De acordo com os dados obtidos nas análises microbiológicas, na determinação do número mais provável (NMP) 100% das amostras apresentaram resultado satisfatório, no entanto na técnica de diluição e plaqueamento 80% das amostras apontaram o crescimento de bactérias e leveduras com coloração esbranquiçada e justapostas em todas as diluições impossibilitando a contagem. Os resultados deste estudo não desqualificam a cachaça artesanal dos produtores amostrados, apenas apresenta parâmetros que precisam ser corrigidos para não alterar a qualidade da cachaça, pois aborda apenas a fase fermentativa sendo necessária a complementação com análises do produto final, para afirmar se realmente está cachaça não tem qualidade para ser comercializada ou consumida.
- ItemAnalise qualitativa das enzimas quitinase, lipase e protease associadas a fungos entomopatogênicos(2020-03-18) Sobrinho, Dávila Caroline GuedesOs fungos têm sido de grande importância no estudo da produção enzimática e obtenção de técnicas bioquímicas em procedimentos laboratoriais. As enzimas produzidas possuem um papel fundamental na degradação da matéria orgânica. Neste sentido, este estudo tem como objetivo principal avaliar qualitativamente a produção das enzimas quitina, lipase e protease (produzidas) em testes laboratoriais por fungos entomopatogênicos. A metodologia utilizada neste trabalho pautou-se no laboratorial de três espécies de fungos entomopatogênicos (Beauveria bassiana, Isaria e Paecilomyces lilacinum) no intervalo de 7 e 10 dias para obtenção dos resultados. Os resultados concluíram que o isolado B. bassiana 2 foi a espécie de fungo que produziu mais eficientemente atividade enzimática, em contrapartida os isolados P. lilacinum 2, 3 e 4 obtiveram os melhores resultados para as enzimas testadas.
- ItemAnálises da qualidade das cachaças artesanais produzidas no município de Cristópolis - BA(Universidade do Estado da Bahia, 2023-11-24) Souza, Felipe Brasileiro da Silva; Guimarães, Sandra Eliza; Rego, Enoc Lima do; Silva , José Domingos Santos daA cachaça artesanal é um produto brasileiro que tem ganhado destaque no mercado nacional e internacional. Este trabalho teve como objetivo analisar as cachaças artesanais que são produzidas por pequenos produtores autônomos no município de Cristópolis/BA, de acordo com parâmetros físico-químicos, comparando os resultados com os critérios estabelecidos na legislação brasileira, a fim de avaliar a qualidade do produto comercializado. Ao todo, foram analisados 10 tipos de cachaças, oriundas de alambiques de cobre, preparadas por produtores diferentes. Utilizou-se como método de análise as quantificações físico-químicas, tendo como referência os métodos do instituto Adolf Lutz. Foram avaliadas as seguintes variáveis: teor alcoólico, acidez fixa, acidez total, teor de cobre e outros metais, tais como: Mn, Mg, Fe, Ca, Al e K. Os resultados indicam que, das 10 amostras analisadas, 8 foram consideradas cachaças e 2 amostras foram enquadradas como aguardentes de cana. Em relação às 8 primeiras amostras mencionadas, elas estão em conformidade com a Portaria n° 539/2022, do MAPA. Quanto às 2 últimas amostras referidas, identificou-se que o seu teor alcoólico estava acima do padrão normativo estabelecido para cachaças. Em relação à acidez e ao teor de cobre, todas as amostras encontram-se dentro do padrão permitido legalmente. Com base nesses resultados, é possível concluir que existe uma diversidade de produtos sendo produzidos e comercializados no município de Cristópolis, aos quais são atribuídos o rótulo de “cachaça”, embora alguns produtos podem ser enquadrados em outras classificações, a depender do seu teor físico-químico.
- ItemÁrvores nativas do cerrado: um estudo das espécies adequadas a arborização escolar(2024-06-28) Silva, Maiara Carvalho Santos da; Oliveira , Fabio de; Saraiva, Temile Santana Cruz; Besnosik, Raquel LimaO Cerrado é um bioma que possui vasta extensão geográfica, contendo uma das maiores biodiversidades do planeta. Essa área vasta, aliada às suas características climáticas e às diversas estruturas adaptativas, traz consigo resistência, com alta taxa de sucesso reprodutivo, aumentando o nível de espécies endêmicas. No entanto, os ecossistemas do cerrado encontram-se cada vez mais ameaçados devido aos avanços antrópicos, como processos de urbanização e atividades agropecuárias. Para a tomada de consciência e compreensão da realidade que nos cerca, a Educação Ambiental (EA) é um componente essencial para a construção de valores sociais e éticos, voltados ao desenvolvimento de competências e habilidades para a conservação do meio ambiente. Uma forma de ampliar a EA acerca da preservação do Cerrado se dá por meio da arborização dos espaços escolares com espécies nativas, que além de ser útil como ferramenta educativa, também torna o ambiente escolar mais agradável. Nesse sentido, o objetivo desta pesquisa foi investigar as espécies nativas do Cerrado presentes na arborização escolar em áreas urbanas. A pesquisa consistiu em uma revisão de literatura, com materiais publicados em revistas e plataformas científicas nos últimos 5 anos, utilizando-se das palavras-chave: arborização escolar, espécies do cerrado, toxicidade de plantas, espécies endêmicas, estruturas inadequadas e arborização urbana. Esses temas foram discorridos nos capítulos Responsabilidade Socioambiental, Perspectivas Contemporâneas para Educação Ambiental e Parâmetros de Inclusão e Exclusão das Espécies, cada um avaliando os aspectos compatíveis à arborização escolar. As espécies encontradas com maior incidência no material analisado foram plantas da família dos ipês, jatobá, ingá e cagaita.
- ItemAvaliação comportamental de Chrysocyon Brachyurus (Illiger 1815) mantido em cativeiro no Parque Vida Cerrado(2019-09) Brito, Luan de Jesus MatosO presente estudo foi realizado no Criadouro Científico para fins de Conservação Parque Vida Cerrado, localizado no município de Barreiras, Bahia. Para realização do mesmo foi utilizado um indivíduo da espécie C. brachyurus, o qual foi submetido a uma avaliação comportamental, para a confecção do etograma. Todos os comportamentos expressados pelo animal foram considerados comuns à espécie, quando comparados ao descrito na literatura para animais de vida livre, não sendo observado nenhum comportamento atípico, estereotipado, constatando o bem-estar animal por parte da instituição
- ItemAvaliação da qualidade da água superficial do Rio Grande no perímetro urbano do município de Barreiras-Bahia(2022-12-22) Santos, Alex Barros dos; Rego, Enoc Lima do; Guimarães , Sandra Eliza; Nakamura,Thamilin CostaA água esteve sempre disponível para o homem, sendo capaz de se restaurar e voltar a sua forma natural, porém essa capacidade vem diminuindo devido à degradação dos recursos hídricos ocasionado pelo constante aumento da população. Assim, esse trabalho objetivou analisar a qualidade da água do Rio Grande no perímetro urbano do município de Barreiras, Bahia, demonstrando a influencia dos bairros sobre o rio no período seco e chuvoso, através de parâmetros físico-químicos e microbiológicos. As coletas das amostras foram realizadas em dez pontos distintos ao longo do segmento urbano do Rio Grande, sendo coletado 500ml para as analises físico-químicas e 100ml para analises microbiológicas. Os resultados das análises indicaram que alguns parâmetros estavam em desacordo com os padrões de potabilidade da portaria n°: 888/2021, sendo os parâmetros microbiológicos, oxigênio dissolvido, turbidez e condutividade. Em relação aos íons, foi possível verificar que o período chuvoso apresentou as maiores concentrações de elementos na água, destacando-se o ponto localizado no centro do perímetro urbano, sendo forte indicativo da entrada de esgoto doméstico. É importante destacar a necessidade da análise das amostras de água para outros parâmetros como contaminantes emergentes (pesticidas, fármacos, plastificantes e etc.). Dessa forma esse trabalho em sua integra contribui para a necessidade de ações ambientais de preservação dos rios da região e proporciona dados ainda pouco explorados para ações de controle e qualidade.
- ItemAvaliação das características físico-químicas das cachaças artesanais produzidas no município de Cristópolis-Ba(2022-12-20) Prado, Maurício Damaceno; Guimarães, Sandra Eliza; Rego, Enoc Lima do; Stefanelo, Daniela RossatoA cachaça é considerada um produto nacional brasileiro, surgiu no século XVI originária de alambique de cobre com teor alcoólico de 38 a 48% de álcool (em volume, a 20ºC) e a cada ano a bebida tem conquistado mais espaço no mercado nacional e internacional. O objetivo deste trabalho foi realizar uma avaliação química de cachaças artesanais produzidas no município de Cristópolis-BA onde foram analisadas amostras de 12 alambiques diferentes. A cachaça representa uma das principais rendas para muitas famílias do município, desde os donos de alambique, até os vendedores às margens da BR-242. As análises aconteceram através de quantificações físico-químicas tendo como manual os métodos do instituto Adolf Lutz. Foram analisados os parâmetros de acidez volátil, grau alcoólico, e teor de cobre. Os resultados apresentaram 8 amostras com acidez volátil acima de 130,0 mg/100mL novo limite permitido para cachaça, portaria 339 de junho de 2021. Com esse novo parâmetro, apenas 4 bebidas se caracterizam como cachaça, A1, A5, A7, A9, e o valor médio entre as amostras que se enquadram para cachaça foi de 117,72 mg/L/100mL. O alto valor na acidez volátil encontrado em 8 amostras interfere diretamente na qualidade da bebida, aroma, sabor, entre outros componentes sensoriais. Para o parâmetro de grau alcoólico as bebidas apresentaram uma média de 45% em ºGL, apenas uma amostra apresentou valor acima do limite exigido para ser caracterizado como cachaça, com 49% de álcool (em volume, a 20ºC), sendo caracterizada como uma aguardente de cana, bebida com graduação alcoólica de 38 a 54% de álcool em volume a temperatura de 20ºC. As cachaças se encontram nos padrões determinados pela legislação para o teor de cobre, o valor máximo permitido é 5mg/L-¹ a média das amostras foi de 3,07 mg/L-¹. A quantidade de cobre por mg/L ¹ nas bebidas tem sido muito cobrado pela legislação nacional, devido à altas concentrações do metal causar inúmeras doenças aos consumidores. Com os resultados, as cachaças artesanais produzidas no Município de Cristópolis-BA encontram-se dentro dos padrões exigidos pela Instrução Normativa Nº13, de 29 de junho de 2005 para dois parâmetros estudados, grau alcoólico e teor de cobre. Os teores de acidez volátil necessitam de uma atenção maior durante a fermentação já que apenas 50% das amostras analisadas estão em conformidade com a instrução normativa que regulamenta a cachaça.
- ItemAvaliação sensorial da cachaça artesanal comercializada no município de Cristópolis no oeste baiano(UNEB, 2023-11-20) Rocha, Adriele Oliveira; Guimarães, Sandra Eliza; Silva, Núbia da; Stefanelo, DanielaEsse trabalho possui os objetivos de realizar análise sensorial da cachaça artesanal produzida no município de Cristópolis- BA, possibilitando identificar a preferência do consumidor quanto ao tipo de cachaça mais palatável. As amostras de cachaças foram coletadas no município de Cristópolis, cidade localizada no oeste baiano e as coletas aconteceram durante o período de safra, entre os meses de agosto de 2022 e março de 2023. O produto coletado e analisado foi produzido dentro de um ano de fabricação, para evitar misturas em sua composição. A identificação das amostras ocorreu de forma anônima a fim de não comprometer o produtor, além de ocorrer de forma que o produtor não possua conhecimento da identificação de seu produto, embora tenha sido beneficiado dos resultados da pesquisa. Foram realizados testes sensoriais com voluntários que possibilitaram definir algumas características presentes nas cachaças, como aparência, aroma, sabor, e textura, além da classificação de consumo dos voluntários participantes da pesquisa. Para os testes foram separados 150 ml de cada amostra da cachaça e disponibilizados 15 ml de cada uma dessas amostras para os dez voluntários, que no intervalo da prova da bebida, tiveram à disposição 50 ml de água e um pedaço de rapadura afim de evitar que se embebedassem e para não comprometer o estudo. Para o tratamento de dados utilizou-se o Microsoft Excel e o Programa Sigmaplot. Os resultados mostraram que o produto foi majoritariamente definido com cor transparente (acima de 60 %) possivelmente em decorrência do curto tempo de destilação e do período de armazenamento, além do material dos barris em que foram armazenadas. O aroma fermentado (acima de 30%), que é derivado de ésteres minoritários, como propanoato de etila, butanoato de etila, pentanoato de etila e acetato de hexila e ainda o ácido acético que pode provocar odor semelhante ao do vinagre. O sabor ácido (acima de 30%) e textura ardente (acima de 23%), são derivados de elementos químicos presentes na bebida, do tipo e tempo de armazenamento que são processos determinantes para as características de sabor e textura. Além disso 70% dos participantes não se consideram apreciadores e 70% de definem seu consumo como esporádico. Diante do exposto, faz-se necessária a atenção especial aos processos de produção da cachaça, com ênfase na fermentação, que antecede as demais etapas, sendo essa, determinante para os compostos secundários responsáveis pelas características sensoriais do produto e garantia de uma boa qualidade das bebidas a serem comercializadas e consumidas pelo público.
- ItemCaracterização epidemiológica e sanitária da dengue no município de Barreiras-Ba no período de 2018 a 2020(2022-07-25) Alcântara, Katiusce Sabrine ReisA dengue por ser uma patologia emergente de países tropicais, acometida pela picada do mosquito Aedes aegypti, torna-se uma das doenças mais preocupantes por abarcar uma grande área global, e desencadear principalmente em países subdesenvolvidos altos índices de infestação. Por ser multifacetada no que tange os determinantes para sua proliferação, diagnóstico e possíveis tratamentos seja preventivos ou ativos, torna-se uma ignorada quando se pensa nos fatores factíveis que favorecem as condições de permanência do mosquito. Este trabalho teve como objetivo caracterizar a situação epidemiológica e sanitária do município de Barreiras-BA no período de três anos (2018 a 2020). Para tal foram feitos levantamentos de dados de casos notificados de dengue na plataforma do SINAN (Sistema de Informação de Agravos de Notificação) e levantamento de dados climatológicos no site do INMET (Instituto Nacional de Meteorologia), nos referidos anos, além da aplicação de um questionário fechado, cuja finalidade era identificar a existência de fatores socioeconômicos e culturais em relação à proliferação do mosquito da dengue. Os resultados apontam relação entre fatores climáticos como altas temperaturas, níveis de precipitação com o aumento do número de casos notificados no município além desses as condições de suporte para diminuição dos casos no município, como as visitas dos agentes de saúde bem como os cuidados da população também interferem na permanência do mosquito no município.
- ItemO Cerrado e sua abordagem no cotidiano escolar(2021-07-21) Chaves, Viviane VasconcelosO Cerrado é o segundo maior bioma do Brasil e possui uma rica biodiversidade, daí ser considerado um dos hotspots para a conservação. No entanto, devido a exploração desenfreada de seus recursos, ocasionada principalmente por ações antrópicas, a sua paisagem vem se alterando, levando muitas vezes a ser enxergado como um bioma pobre e sem importância. Como a escola é um ambiente de formação e aprendizagem, o trabalho buscou analisar a forma como o Cerrado é abordado no espaço escolar. O estudo foi realizado em oito escolas públicas municipais, e se deu em quatro etapas: Análise documental da BNCC, PCN´s e PPP´s, Levantamento de dez livros didáticos de Ciências e Geografia do sétimo ano; Aplicação de questionários para professores e por fim a confecção de um material paradidático. Os dados obtidos mostraram que, o Cerrado não possui espaço nos referidos documentos e os livros didáticos abordam de forma muito superficial, além do conteúdo ser muito similar entre os exemplares utilizados na pesquisa. De acordo com as respostas dos professores, foi possível perceber que a maioria se baseia apenas nos conteúdos oferecidos pelos livros didáticos. Desta maneira compreende que a forma como o Cerrado é trabalhado no cotidiano escolar não contribui para o conhecimento da real situação de degradação que o bioma vem passando no decorrer dos anos e que a escola tem um papel importante de oportunizar a partir da adoção de diferentes estratégias e recursos paradidáticos que possam enriquecer as aulas e o trabalho interdisciplinar evidente na BNCC, porém pouco explorado na prática.
- ItemComportamento e biologia reprodutiva de fêmea de lobo-guará (Chrysocyon brachyurus) sob cuidados humanos(2020-12-09) Brito, Luan de Jesus Matos deO estudo do comportamento de animais sob cuidados humanos, trás em sua riqueza, respostas que auxiliam na conservação das espécies e meios naturais. Ao se tratar do comportamento reprodutivo, faz-se capaz de analisar e elaborar os melhores métodos para reprodução, condicionamento e posterior soltura da prole, visando na tentativa de retomada do equilíbrio ambiental. O presente estudo foi realizado no Criadouro Científico para fins de Conservação Parque Vida Cerrado (Parque Fioravante Galvani), localizado na zona rural do município de Barreiras, Bahia. Observou-se uma fêmea de lobo-guará (C. brachyurus) sub-adulta, durante nove meses, entre os meses de agosto de 2019 e março de 2020, englobando o inicio do período fértil, foi utilizado o método de sequence sampling para descrever os comportamentos observados, o qual baseia-se no registro de amostra focal, possibilitando a padronização dos métodos para elaboração de um repertório comportamental, também se fazendo importante para relatar comportamentos fortuitos, raros ou inesperados. Complementar das observações, foram realizadas, com autorização da responsável técnica, sete coletas da citologia vaginal, condizendo com os dados comportamentais os períodos em que a fêmea esteve em cada fase de seu ciclo estral. Foi possível, através da citologia, encontrar em qual fase do ciclo estral a fêmea aceita investida e cópula do macho, pois foi encontrado três espermatozoides nas lâminas. Ao finalizar este trabalho, os comportamentos emitidos em cada ciclo estral se resumem a sociabilidade da fêmea e tolerância da permanência do macho em seu território.
- ItemO compromisso da Escola Pública do Estado da Bahia para com a Educação Ambiental no Município de Barreiras-ba(2020-12-30) Castro, Stefany de AndradeA Educação Ambiental desponta como o instrumento crucial no ensino, que se consubstancia para possibilitar novas atitudes comportamentos estimulando a mudança de valores individuais e coletivos, acima de tudo, a solidariedade, igualdade e respeito á diferença como formas democráticas de atuação baseadas em praticas interativas e dialógicas, e não sendo meramente desenvolvido em projetos passageiros. Sobre esse prisma o presente trabalho objetivou em geral verificar a efetividade da Educação Ambiental nas Escolas da Rede de Educação do Estado no Munícipio de Barreiras-BA, e objetivou especificamente em em identificar as Escolas que realizam EA (Educação ambiental) em Barreiras, caracterizar as práticas de EA destas escolas, verificar quais professores são responsáveis, quais disciplinas os docentes fazem parte, e apontar os conteúdos e atividades de EA efetivadas no ambiente escolar. Tendo como problema em que medida a Educação Ambiental tem sido efetivada na Rede Pública do Estado no Município de Barreiras-BA. Este trabalho trata-se de um estudo qualitativo de cunho exploratório realizado através de estudo bibliográfico, embasado na perspectiva dos principais autores: Denise de Souza Baena Segura (2001) e Carlos Frederico Bernardo Loureiro (2004 e 2012), para melhor interpretar e analisar os dados e resultados do problema. Esta pesquisa foi realizada através do questionário semiaberto, direcionado aos professores das 14 escolas estaduais do município de Barreiras-BA, das quais 10 escolas participaram da pesquisa em razão da pandemia Covid-19. A partir dos estudos levantou-se como hipóteses em resposta do problema levantado de que, a frágil estrutura disponibilizada pelo Estado, a baixa oferta de formação pedagógica continuada para docentes, a ausência de prioridade por parte dos governos, e ainda, a provisoriedade dos projetos pedagógicos na área da Educação Ambiental escolar prejudicam a efetividade da Educação Ambiental. Observou-se que a EA desenvolvida não tem perspectiva crítica como se deveria, a visão fragmentada dos conteúdos das disciplinas, a falta de recursos, projetos a curto prazo em datas comemorativas e a falta de participação de todo corpo escolar e da comunidade ainda é empecilho que prejudica o andamento da EA, deixando-a presa sob raízes conservacionistas, e infelizmente não promovendo a criticidade do aluno.
- ItemContribuições do viveiro da Universidade do Estado da Bahia na produção e multiplicação de mudas de espécies do bioma cerrado e caatinga(2022-12-20) Santos, Elís Nara Nascimento dosO Brasil é o país que apresenta maior biodiversidade de flora em escala mundial. Devido o histórico de degradação dos biomas brasileiros aumenta-se a demanda por mudas de espécies nativas. Para que áreas degradadas sejam devidamente reflorestadas é preciso que a oferta de espécies nativas de seus respectivos biomas seja de fácil acesso. No que diz respeito a região Oeste da Bahia, os solos são amplamente utilizados para o cultivo de monocultura. Diante disso, a pesquisa teve por objetivo geral identificar quais as espécies nativas dos biomas Cerrado e Caatinga estão sendo produzidas no Laboratório de Pesquisa e Produção de Mudas da Universidade do Estado da Bahia, Campus IX. Os dados foram levantados por meio do acesso a registros elaborados pelo viveirista do Laboratório de Pesquisa e Produção de Mudas, durante o ano 2018 até o mês de julho de 2022. A consulta de identificação das espécies foi realizada a partir dos nomes populares. A confirmação e atualizações taxonômica das espécies nativas, assim como seus autores e distribuição geográfica, utilizou-se o repositório Flora do Brasil, e o Sistema de Informação Sobre a Biodiversidade Brasileira. Diante disso, verifica-se que foram identificadas o total de 83 espécies, dentre estas 32 são nativas do Bioma Cerrado e Caatinga, pertencentes a 25 gêneros, distribuídos em 12 famílias. Mais da metade (51,7%) das espécies nativas estão adaptadas as fitofisionomias dos dois biomas. Isso se dá devido algumas similaridades de fatores edáficos e climáticos comuns aos dois biomas. Dentre as espécies identificadas estão a Anacardium occidentale (Cajueiro), Passiflora cincinnata (Maracujá-do-mato) e Myracrodruon urundeuva (Aroeira). Destaca-se a relevância da atualização do inventário das espécies nativas produzidas no Laboratório de Pesquisa e Produção de Mudas da Universidade do Estado da Bahia, Campus IX. Sugerem-se levantamentos anuais, visto que a produção das espécies varia conforme a disponibilidade de sementes. Ressalta-se também a importância de compartilhar as informações com a comunidade acadêmica e sociedade local que usufrui das doações.
- ItemDesafios de professores e alunos com as aulas remotas emergencial: um estudo de caso na rede estadual de Cristópolis – Bahia(2022-07-26) Souza, Fernanda Batista deA pandemia da COVID – 19 causou vários problemas em todo o mundo e uma das áreas mais afetadas foi a educação, em virtude deste problema as aulas passaram a ocorrer de forma remota. Diante de tal problemática o objetivo desta pesquisa foi identificar as dificuldades enfrentadas por estudantes e professores da área de ciências da natureza durante as aulas síncronas e assíncronas no Colégio Estadual de Cristópolis localizado no Oeste da Bahia durante a pandemia da Covid-19. A pesquisa do tipo descritiva e quanti-qualitativa foi realizada na referida escola através de questionários online (Google forms®), tanto para docentes quanto para discentes, com 18 perguntas para os professores e 16 perguntas para os estudantes . Os discentes eram apenas os que tinham algum acesso à internet, em sua maioria foram os que estavam participando das aulas online. Os docentes foram todos os professores que ministravam aulas na área de ciência da natureza e desejaram participar (6 professores). Os dados obtidos foram transcritos em planilhas e apresentados por meio de gráficos através da distribuição de frequência, Algumas vezes foram utilizados os gráficos gerados pelo Google Forms®. As respostas da análise qualitativa foram interpretadas e discutidas. Concluímos com esse estudo e com as bibliografias citadas que o ensino remoto foi desafiador para todos, os problemas de falta de conexão com a internet deixaram uma parcela muito grande de estudantes sem nenhum contato com os professores comprometendo o processo de ensino-aprendizagem. Apesar das dificuldades enfrentadas e da falta de recurso, os professores agiram como heróis criando e se apropriando de diferentes formas de ensinar.
- ItemEducação ambiental como ferramenta para desmentificar os mitos que envolvem os anfíbios (classe anura)(2022-12-19) Leal, Rafael Cardoso dos SantosA classe Amphibia está dividida em três Ordens: Anura (desprovido de cauda), que inclui os sapos, rãs e pererecas; Caudata (provido de cauda), que compreende os tritões e salamandras, pouco conhecidos no Brasil; Apoda (ausência de membros locomotores), onde encontramos as cecílias e cobras-cegas. Esses animais são de grande importância ecológica, pois de um lado são controladores naturais de populações de várias espécies, principalmente invertebrados e, de outro lado, fonte de nutriente para diversos carnívoros. Porém a falta de conhecimento sobre esse grupo acarreta ameaças, fazendo com que estes vertebrados sejam mal-vistos, despertando repúdio e aversão a eles. Tendo em vista a intenção de colaborar na difusão de conhecimentos científicos atualizados e que podem contribuir na conservação dos animais em foco, esse trabalho surgiu da necessidade de desmistificar os anfíbios que são ainda considerados animais “nojentos” pela maioria da população, que ainda os vê como seres maléficos, relacionados a bruxarias. Dessa maneira a presente pesquisa teve por objetivo realizar trabalho educativo com crianças na escola municipal Doutor Abílio Farias na comunidade do Mucambo, Barreiras – BA. A pesquisa foi do tipo qualitativo exploratório-bibliográfico, com aplicação de um questionário semiestruturado em dois momentos diferentes, antes e depois da palestra dialogada, para alunos de duas turmas do ensino fundamental II 8º e 9º ano. Os resultados demonstram que os alunos quando tem contato como conhecimento científico de forma compreensiva, ele é capaz de fazer rupturas de conceitos errôneos e de promover mudanças ou adicionamentos aos seus saberes prévios, e assim passa a respeitar e entender importância dos animais para o meio ambiente.
- ItemEducação básica e IDEB: um desafio para professores da escola pública municipal em Angical/Bahia(2021-11-29) Santos, Valdete Silva dosDiante dos desafios por uma educação básica de qualidade, em que aprendizado é ponto central para docentes, se faz necessário conhecer os resultados acerca das avaliações como o IDEB, para poder questionar e refletir as melhores estratégias para se alcançar as metas almejadas. Este trabalho objetivou analisar a partir do professor a relação entre os resultados do IDEB e os mecanismos de interferência disponibilizados pelo Poder Público para melhoria da qualidade da Educação Básica no município de Angical, no Oeste da Bahia. Para isso, foram aplicados questionários aos professores do Colégio Municipal Prefeito Florisvaldo Ferreira da cidade de Angical Bahia, única escola da sede do município que contempla o Ensino Fundamenta II. Esta pesquisa de campo é de cunho qualitativa, exploratória e segue o viés do Materialismo Histórico Dialético. A análise permitiu identificar que há fragilidades quanto aos recursos didáticos disponibilizados aos professores, elevando a precarização da estrutura escolar, mesmo o município investindo em formação continuada. Portanto, para melhorar a qualidade da Educação Básica é preciso elaborar políticas públicas com investimentos suficientes e que agregue, valorize e auxilie os professores.
- «
- 1 (current)
- 2
- 3
- »