Licenciatura em Matematica - DCET2
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- ItemGeometria espacial de posição: uma sequência didática articulando situações de demonstrações e provas com a utilização de material concreto(Universiadade do Estado da Bahia, 2025-08-05) Santos, Valdirene de Souza; Ferreira, Maridete Brito Cunha; Macêdo, Érica Nogueira; Baqueiro, Grace Dórea SantosEsta pesquisa, de natureza exploratória e com abordagem qualitativa, se propõe a elaborar e investigar o potencial de uma sequência de atividades com tarefas que articulem provas e demonstrações geométricas, associada ao uso de material manipulável, para uma abordagem de demonstrações na educação básica, especificamente no segundo ano do ensino médio. Com base na revisão de literatura delimitamos o foco para a Geometria Espacial de Posição, e o objeto matemático de estudo é as posições relativas entre os entes primitivos da Geometria Euclidiana. Como referencial teórico adotamos a concepção de “prova” e “demonstração” conforme Balacheff (2000), bem como a classificação para os níveis de provas descritos por ele, as funções das demonstrações indicadas por De Villiers (2001) e os paradigmas de Parzysz (2002) para a análise dos níveis do pensamento geométrico dos estudantes. Além disso, para constituir nossa metodologia de pesquisa, elegemos elementos da engenharia didática segundo Artigue (1996), embasada na Teoria das Situações Didáticas (TSD) de Guy Brousseau. A sequência foi organizada em três etapas, ambas com atividades com intuito de engajar os estudantes nas fases de ação, formulação e validação, promovendo um papel ativo no processo de demonstração. Em síntese, após realizada a análise a priori, consideramos que a sequência apresenta potencial para promover a abordagem de provas e demonstrações na educação básica e contribuir para o desenvolvimento do pensamento geométrico. Embora reconheçamos que ela também possa representar um desafio, em virtude da carência de práticas de demonstrações nos anos finais do ensino fundamental, constatada nos estudos realizados por nós. De todo modo, a proposta busca justamente minimizar tais limitações. Ademais, acreditamos que a sequência também pode contribuir para a Licenciatura em Matemática, uma vez que essa lacuna das demonstrações na educação básica reflete na graduação.
- ItemO olhar geométrico: um estudo das pesquisas que tratam da visualização geométrica segundo Raymond Duval(Universidade do Estado da Bahia, 2025-08-05) Santos, Anna Cecília Perônio Bacelar dos; Ferreira, Maridete Brito Cunha; Nascimento , Gustavo Pereira; Leal, Maria de Fátima CostaEste trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa do tipo Estado da Arte, destinada a levantar e analisar as contribuições de teses e dissertações que tratam da visualização geométrica no período de 2015 a 2023. O termo visualização, aqui empregado, está na perspectiva da Teoria dos Registros de Representação Semiótica (TRRS), desenvolvida por Raymond Duval, a qual fundamentou as análises. O referencial metodológico utilizado foi a análise de conteúdo de Laurence Bardin. O procedimento de busca e codificação foi o utilizado por Baqueiro (2016). Como resultado, foi observado que as pesquisas analisadas não apresentam explicitamente os fatores que ajudam ou inibem a atividade de visualização geométrica, ou seja, características das figuras, posições ou contextos que facilitam ou dificultam os tratamentos figurais ou a identificação de propriedades das figuras. Nessa perspectiva, foi constatado que, apesar de as tarefas contidas nas pesquisas solicitarem a mobilização das apreensões perceptiva, operatória e discursiva, há poucas em que a operação de reconfiguração estivesse presente, além da ausência de tarefas para exercitar a desconstrução dimensional das formas. Foi observado, na maioria dos casos, os envolvidos podendo fazer uso da atividade de visualização para solucionar os problemas propostos. No entanto, de modo geral, os autores dos trabalhos pesquisados afirmam que os tratamentos figurais são um meio para o desenvolvimento da visualização.
- ItemContextualizando potenciais de ambientes informatizados digitais para processos educacionais em matemática(0025-04-11) Santos, Anna Cecília Perônio Bacelar dos; Freitas, Danton de Oliveira; Queiroz, José Carlos Santana; Santos, Valdirene de SouzaDurante o transitar do Século XX, principalmente com o advento da internet, os processos tecnológicos no contexto dos ambientes informatizados digitais despontam como uma das forças informacionais e comunicacionais potencializadoras para cada ciclo vivenciado e experienciado pelos sujeitos em seus diferentes contextos sociais. Entre essas forças, destacamos os ambientes das plataformas digitais e dos Softwares, em particular o Kahoot objeto desse estudo, onde os sujeitos podem explorar para agir/pensar matematicamente com dados relacionados a aspectos sociais. O estudo está organizado a partir de reflexões apresentadas por teóricos como Minayo Contribuciones a Las Ciencias Sociales, São José dos Pinhais, v.18, n.4, p. 01-23, 2025 2 jan. 2021 (2001), Lima Junior (2005), Freitas (2021), Bacich, Tanzi Neto e Trevisani (2015) possui como objetivo potencializar os processos educacionais de matemática envolvendo ambientes informatizados digitais e, para tanto, aborda-se aspectos da história da matemática e de sistema de numeração explorando interfaces do Software Kahoot através da Metodologia Ativa com a técnica de rotação onde as reflexões estão nos indicadores da abordagem qualitativa. Entre as contribuições oportunizadas pelo estudo podemos sinalizar a importância de contribuir para os sujeitos desenvolverem o agir/pensar matematicamente a partir dos diferentes ambientes informatizados digitais, em particular o Software Kahoot, como contra partida aos processos educacionais restritos ao reprodutivismo, à memorização e à axiomatização, presentes nos livros didáticos de matemática e durante os processos educacionais.
- ItemEducação matemática e ambientes informatizados digitais: contribuições do Google Earth para processos educacaionais de geometria(Universidade do Estado da Bahia, 2025-08-05) Costa, Emily Fabiane Silva; Freitas, Danton de Oliveira; Conceição, Jefferson Correia da; Lopes, Paulo HenriqueO avanço das tecnologias digitais em diversos contextos da nossa sociedade, onde os sujeitos operam, influenciam, modificam as interações humanas relaciona-se diretamente às necessidades culturais, políticas e econômicas da humanidade. O espaço educacional é um desses contextos em que essas tecnologias estão sendo inseridas, ampliando sua zona de popularização. Este trabalho tem como objetivo refletir sobre as contribuições possibilitadas pelo uso do Google Earth nos processos educacionais em geometria. Nessa perspectiva, considera-se relevante compreender a importância da utilização de tecnologias digitais nesses processos dentro dos espaços escolares e propor uma atividade que utilize o Google Earth como ferramenta de apoio aos processos educacionais em geometria. Considerando o potencial que emerge do uso das tecnologias digitais em nosso cotidia no, devemos refletir sobre sua relevância na melhoria dos processos educacionais. No entanto, não podemos depositar nessas ferramentas a solução completa para todos os processos educacionais em geometria. Embora o Google Earth não seja um recurso criado pa ra fins educacionais, seu uso pode contribuir para a contextualização dos processos educacionais em geometria, aproximando a realidade dos alunos do conhecimento geométrico, possibilitando situações mais concretas que estimulam a reflexão sobre questões re lacionadas à sociedade, criatividade, autonomia, noções espaciais e a construção efetiva do conhecimento geométrico.
- ItemPensamento algébrico: potenciais de uma sequência didática na aprendizagem de equação do 1º grau com uma incógnita(Universidade do Estado da Bahia, 2025-01-07) Santos, Kelvin Farias; Nascimento, Gustavo Pereira; Ferreira, Maridete Brito Cunha; Leal, Maria de Fatima CostaO presente trabalho teve como objetivo investigar se uma Sequência Didática que explora equação do 1º grau com uma incógnita para estudantes do 7º ano do Ensino Fundamental tem potencial para evidenciar indicadores do desenvolvimento do Pensamento Algébrico atrelada aos pressupostos de Metodologia de Pesquisa da Engenharia Didática trazendo situações-problema adaptados de livros didáticos e, para isso, foram cumpridas duas fases desta metodologia: (1) Análises prévias e (2) Concepção e análise a priori. Como referencial teórico, nos sustentamos nas ideias e resultados de pesquisadores da Educação Matemática para fazer as análises e levamos em consideração os indicadores do Pensamento Algébrico. O desenvolvimento do Pensamento Algébrico está intrinsecamente ligado à capacidade de construir significados para os objetos matemáticos de diversas maneiras com ou sem uso de uma linguagem simbólica e isso envolve a utilização de dos registros de representações semióticas que possibilitam o acesso ao pensamento do estudante. Assim, a forma como as atividades foram organizadas podem favorecer o desenvolvimento da habilidade EF07MA18 da BNCC envolvendo diferentes representações, utilização correta dos conceitos matemáticos e construção dos significados para os símbolos, e então consideramos a possibilidade de aplicação da sequência proposta.