Licenciatura em Matematica - DCET2

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    Pensamento algébrico: potenciais de uma sequência didática na aprendizagem de equação do 1º grau com uma incógnita
    (Universidade do Estado da Bahia, 2025-01-07) Santos, Kelvin Farias; Nascimento, Gustavo Pereira; Ferreira, Maridete Brito Cunha; Leal, Maria de Fatima Costa
    O presente trabalho teve como objetivo investigar se uma Sequência Didática que explora equação do 1º grau com uma incógnita para estudantes do 7º ano do Ensino Fundamental tem potencial para evidenciar indicadores do desenvolvimento do Pensamento Algébrico atrelada aos pressupostos de Metodologia de Pesquisa da Engenharia Didática trazendo situações-problema adaptados de livros didáticos e, para isso, foram cumpridas duas fases desta metodologia: (1) Análises prévias e (2) Concepção e análise a priori. Como referencial teórico, nos sustentamos nas ideias e resultados de pesquisadores da Educação Matemática para fazer as análises e levamos em consideração os indicadores do Pensamento Algébrico. O desenvolvimento do Pensamento Algébrico está intrinsecamente ligado à capacidade de construir significados para os objetos matemáticos de diversas maneiras com ou sem uso de uma linguagem simbólica e isso envolve a utilização de dos registros de representações semióticas que possibilitam o acesso ao pensamento do estudante. Assim, a forma como as atividades foram organizadas podem favorecer o desenvolvimento da habilidade EF07MA18 da BNCC envolvendo diferentes representações, utilização correta dos conceitos matemáticos e construção dos significados para os símbolos, e então consideramos a possibilidade de aplicação da sequência proposta.
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    Geometria Descritiva e Geogebra 3D: uma prática para desenvolvimento da Visualização
    (2022-12-13) Ferreira, Lucas Lima; Conceição, Jefferson Correia da; Ferreira, Maridete Cunha Brito; Nascimento, Antônio Teófilo A. do; Macêdo, Érica Nogueira
    Este trabalho teve como objetivo geral investigar se a prática em construir e projetar por meio do Software Geogebra 3D, objetos bidimensionais (2D) e tridimensionais (3D) em planos pode contribui para o desenvolvimento da Visualização. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, pré-experimental e qualitativa, realizada inicialmente com uma revisão de literatura que buscou entender o fenômeno da Visualização do ponto de vista matemático, compreender também a importância do ensino e aprendizagem da Geometria Descritiva, assim como verificar quais os benefícios da utilização dos Softwares de Geometria Dinâmica no ensino e aprendizagem das Geometrias. O referencial teórico está fundamentado nos estudos de Angel Gutiérrez, com relação a caracterização da Visualização, e Bernard Parzysz, a respeito da prática em projetar objetos 3D em planos. Recorremos a uma Atividade de Investigação, envolvendo conhecimentos das Geometrias Plana, Espacial e Descritiva, composta por três etapas, aplicada com estudantes do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade do Estado da Bahia. Na primeira etapa, aplicamos questões de própria autoria, elaboradas com base em nossos objetivos; na segunda, realizou-se uma oficina de prática no Geogebra 3D; na terceira, foram reaplicadas as mesmas questões utilizadas anteriormente, com o propósito de confrontar as respostas da primeira e terceira etapas. Em suma, detectamos indícios de desenvolvimento nas Habilidades de Visualização dos participantes quando realizamos a análise dos dados coletados. Esses ganhos são bastante importantes, pois, como a Visualização é um dos tipos de raciocínios que compõem o Pensamento Matemático, conclui-se que este também foi beneficiado.
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    A evasão acadêmica no curso de licenciatura em matemática na UNEB/CAMPUS II
    (2022-09-01) Soares, Arisson Silva de Souza; Santana, Erivelton Nonato de; Ferreira, Mário de Jesus; Paixão, Alexsandro Figueiredo da
    A evasão no sistema de Ensino Superior tornou-se um problema na educação brasileira, principalmente na área das Ciências Exatas. Como consequência atinge as áreas de atuação no mercado de trabalho, pela falta de profissionais devidamente qualificados, e carência de projetos de pesquisa, que têm por finalidade contribuir para o desenvolvimento social. Vários fatores podem acarretar a evasão nas Instituições de ensino superior como: a falta de assistência estudantil de qualidade, fatores psicológicos e pedagógicos estão presentes na literatura como fatores cruciais no aumento de egressos nas universidades. Diante dessa realidade, o presente trabalho busca entender as razões que impulsionam a evasão, mais especificamente no Curso de Licenciatura em Matemática do Departamento de Ciências Exatas e da Terra (DCET), da UNEB Campus II/Alagoinhas, bem como contribuir para a comunidade acadêmica refletir sobre a compreensão desse fenômeno. Destacamos a evasão acadêmica no curso de Licenciatura em Matemática do Departamento de Ciências Exatas e da Terra (DCET), Campus II/Alagoinhas, da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), visando refletir sobre as causas desse fenômeno e discutir possíveis alternativas para amenizar a ocorrência desse fenômeno na comunidade acadêmica em destaque. Para isso foi feita pesquisa bibliografia e documental, com dados fornecidos pelo MEC/INEP, além de coleta de dados junto à secretaria acadêmica do curso para diagnosticar o fenômeno. Foi feita também a aplicação de um questionário para traçar o perfil desses estudantes e investigar as possíveis causas da evasão. Os resultados dos dados mostram que o fenômeno ocorre em índices elevados na UNEB campus II, confirmando as análises feitas na pesquisa documental e bibliográfica. Chegamos à conclusão que é importante discutir, refletir e tentar solucionar o problema de maneira urgente na instituição efetivando assim os investimentos dos recursos públicos para uma educação de qualidade e o desenvolvimento do país.
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    Os alunos cegos e a geometria: mapeando dissertações e teses no período de 2015 a 2020
    (2022-09-01) Silva, Felipe Henrique da Santana; Ferreira, Maridete Brito Cunha; Queiroz, José Carlos; Silva, Maria Eliana Santana da Cruz
    Esta pesquisa, de cunho qualitativo, caracteriza-se como uma pesquisa bibliográfica, que segundo Fiorentini e Lorenzato (2006) também é chamada de estudo documental, e do tipo estado-da-arte. Teve como objetivo fazer um levantamento das contribuições de autores de dissertações e teses defendidas no período de 2015 a 2020, cadastradas no sítio da CAPES, sobre ensino e aprendizagem de geometria para estudantes cegos. A busca se restringiu aos trabalhos cadastrados no sítio da CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Após aplicação de filtros relacionados ao objetivo desta pesquisa constituímos o corpus com três teses de doutorado e 5 dissertações de mestrado. Após análise dos oito trabalhos, estes foram agrupados, de acordo com seus objetivos, em duas categorias: na primeira categoria estão os trabalhos que focam na compreensão de aspectos relacionados ao desenvolvimento do pensamento geométrico por parte de estudantes cegos e na segunda estão os trabalhos que visam analisar, testar ou desenvolver recursos didáticos para facilitar a compreensão de alunos cegos com relação aos conteúdos geométricos. Constatamos que a maioria dos trabalhos analisados focam na compreensão de aspectos relacionados à aprendizagem em geometria como a visualização geométrica, as representações dos conceitos geométricos, e argumentação por parte de alunos com cegueira total. Quantos aos trabalhos que testam recursos didáticos, estes concluíram que são facilitadores da aprendizagem e sugerem que mais materiais deveriam ser desenvolvidos para auxiliar o ensino aprendizagem, especialmente envolvendo o estudante na construção e aplicação do material. Todos os autores dos trabalhos selecionados sinalizam a importância de aprofundar as pesquisas na área e apontam que ainda há muito a ser estudado, pesquisado e desenvolvido.
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    Concepções de estudantes da licenciatura em matemática sobre o significado do símbolo “=” em contextos aritméticos e algébricos
    (2022-09-01) Oliveira, Gleiciane da Silva Pereira de; Leal, Maria de Fatima Costa; Silva, Maria Eliana Santana da Cruz; Bispo, Jaíra de Souza Gomes
    Esta pesquisa tem por objetivo, investigar quais são as concepções de estudantes da licenciatura em matemática sobre o significado do símbolo “=” em contextos aritméticos e algébricos. Para isso foi desenvolvida uma pesquisa com os alunos do terceiro semestre de licenciatura em Matemática, do Campus da Universidade do Estado da Bahia - UNEB, com uma abordagem qualitativa para analisar as concepções dos estudantes e uma abordagem descritiva também, por se tratar de uma modalidade que descreve ou categoriza uma situação. E o método utilizado para nossa pesquisa foi a análise do conteúdo que, trata-se de um estudo minucioso de conteúdo, palavras, frases onde captamos as intenções e descartamos o que não será útil. Vale salientar que o questionário aplicado é um recorte feito do que foi construído por Cavalcante (2008), em sua pesquisa, sendo ele voltado para o contexto aritmético e algébrico, onde elegemos apenas três categorias para serem analisadas a priori, sendo elas: igualdade relacional, equivalência em igualdade condicional e igualdade funcional, mesmo sabendo que posteriormente outras categorias poderiam surgir. Todos os estudantes receberam as mesmas questões, e foram usados os mesmos critérios para análise. Os resultados dessa pesquisa foram de suma importância, pois, não só revelam concepções a respeito do símbolo “=”, mas também a falta de entendimento acerca do mesmo e conhecimentos básicos demonstrando que mesmo enquanto estudantes universitários existem lacunas acerca entendimentos que são de fundamental importância para componentes curriculares dentro do curso de Licenciatura em Matemática. Salientamos a importância de contribuições referente a objetos matemáticos no qual passam desapercebido suas potencialidades e significados na maioria das vezes e que podem influir direta ou indiretamente em conteúdos trabalhados constantemente.