A persistência nos estudos em contexto de privação de liberdade: percepções de professores e estudantes de uma instituição escolar do estado da Bahia

Carregando...
Imagem de Miniatura
Data
2025-12-18
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade do Estado da Bahia
Resumo

Os processos formativos de pessoas privadas de liberdade são permeados por diversas barreiras, tanto institucionais quanto relacionadas ao contexto social e prisional, assim como às características individuais dos estudantes em privação de liberdade, fruto de vulnerabilidades e exclusões. Objetiva-se com esta pesquisa analisar as continuidades e rupturas (descontinuidades) dos processos formativos de estudantes privados de liberdade em uma escola pública do estado da Bahia, destacando as motivações e barreiras que favorecem a persistência nos seus processos formativos. A problemática dessa pesquisa se ancora nas seguintes questões: quais são as motivações para os estudantes privados de liberdade persistirem no processo formativo da Educação de Jovens e Adultos. De acordo com a percepção de professores e estudantes, quais são as barreiras institucionais, situacionais e disposicionais que impedem os estudantes de persistirem na educação de jovens e adultos em contexto de privação de liberdade? Quais são as estratégias institucionais que favorecem a persistência no contexto de privação de liberdade? Trata-se uma pesquisa de abordagem qualitativa, por meio de um estudo exploratório que busca compreender as percepções e experiências relacionadas à educação no contexto prisional, por meio de entrevistas semiestruturadas e questionários aplicados a 22 participantes, incluindo 6 professores e 16 estudantes de uma escola pública para privados de liberdade da região metropolitana de Salvador/BA. Os resultados desta pesquisa apontam para a necessidade de adaptações emocionais e estruturais no sistema educacional, ecoando a pedagogia libertadora de Paulo Freire. Propomos um projeto formativo inovador para EJA em prisões, que priorize a Formação Específica em Educação em prisões, para professores que atuam no Sistema Prisional da Bahia.


Descrição
Palavras-chave
Citação
SILVA FILHO, Osvaldo Valença da. A persistência nos estudos em contexto de privação de liberdade: percepções de professores e estudantes de uma instituição escolar do estado da Bahia. Orientadora: Graça dos Santos Costa. 2025. 238f. Dissertação (Mestrado em Educação de Jovens e Adultos). Departamento de Educação. Campus I, Universidade do Estado da Bahia, Salvador - BA, 2025.
Palavras-chave