Prevalência de disfunção sexual dolorosa e fatores associados em mulheres no climatério servidoras de uma Universidade Pública da cidade de Salvador, Bahia

Nenhuma Miniatura disponível
Data
2025-12-11
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade do Estado da Bahia
Resumo

OBJETIVO: Investigar a prevalência de disfunção sexual dolorosa bem como identificar os fatores associados a essas disfunções no climatério em servidoras de uma universidade pública da cidade de Salvador, Bahia. MATERIAL E MÉTODOS: Estudo quantitativo, transversal e observacional, realizado com 27 servidoras no período do climatério. A coleta de dados ocorreu de forma online, entre março e setembro de 2025, por meio de um formulário estruturado contendo questões sociodemográficas, clínicas e sobre hábitos de vida. A função sexual foi avaliada por meio do questionário validado Quociente Sexual Feminino (QS-F). RESULTADOS: Observou-se maior frequência de participantes na faixa etária de 40 a 49 anos (51,9%), predominância de mulheres autodeclaradas pardas (40,8%) e, em sua maioria, heterossexuais (88,9%) e com companheiro. Identificou-se associação estatisticamente significativa entre fatores clínicos e função sexual, especialmente entre as servidoras que não tiveram gestações (p=0,047), que não realizaram partos (p=0,047) e aquelas que não se submeteram a nenhum tipo de parto, seja vaginal ou cesariana (p=0,040). CONCLUSÃO: Os resultados deste estudo indicam baixa prevalência de disfunção sexual dolorosa entre as servidoras avaliadas. No entanto, observou-se que fatores clínicos apresentaram associação significativa com a função sexual durante o climatério.


Descrição
Palavras-chave
Citação
CORREIA, Raiane dos Reis. Prevalência de disfunção sexual dolorosa e fatores associados em mulheres no climatério servidoras de uma Universidade Pública da cidade de Salvador, Bahia. Orientadora: Ana Paula Cardoso Batista Paes Leme. 2025. 34f. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Fisioterapia) – Departamento de Ciências da Vida, Campus I, Universidade do Estado da Bahia, Salvador - BA, 2025.
Palavras-chave